Próximo
Anterior

Artes Visuais

100 Anos de Athos Bulcão

11.04 a 24.06
L

Saiba mais sobre a mostra

A exposição celebra o centenário de Athos Bulcão, conhecido pela diversidade de sua obra e inegável importância histórica e cultural. A mostra apresenta mais de 330 obras, incluindo trabalhos inéditos e peças de artistas contemporâneos influenciados por este grande mestre.

Entrada gratuita. Ingressos disponíveis em eventim.com.br

 

Um passeio pelas obras de Athos Bulcão em BH

Você pode nunca ter ouvido falar sobre Athos Bulcão até agora, mas certamente já viu alguma obra do artista, considerado um dos maiores do país na integração entre arte e arquitetura. Seja no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no Palácio do Planalto ou na Câmara dos Deputados de Brasília e em Belo Horizonte, no Edifício Niemeyer, ao lado do CCBB BH, os azulejos de Athos dão vida a todos estes lugares.

E em Belo Horizonte há muito mais de Athos que os azulejos do Edifício Niemeyer. Sua trajetória na capital mineira começa antes, ao lado de Cândido Portinari. Bulcão, ainda jovem, foi assistente do artista no painel sobre a vida de São Francisco de Assis na Igreja da Pampulha no início da década de 1940. 16 anos depois, trabalharia com Niemeyer no edifício que leva o nome do arquiteto.

Athos volta a BH para mais trabalhos na década de 90: painéis acústicos para os auditórios da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e para a ex-sede do Tribunal de Contas da União, hoje sede da Secretaria Regional Oeste. Estas obras ficam no bairro Gameleira e no Salgado Filho, respectivamente.
Um painel de azulejos também projetado por Athos para um shopping de BH em 1991, mas que já saiu de cena, volta agora a BH na exposição 100 Anos de Athos Bulcão, que traz mais de 300 obras do artista, entre azulejos, fotomontagens, pinturas, desenhos e muito mais.

Para conhecer mais sobre a história de Athos Bulcão, não deixe de visitar a exposição, de quarta a segunda-feira, de 09h às 21h, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte.

Leia também a matéria assinada por Gustavo Werneck no Estado de Minas que conta a história de Athos e sua relação com Belo Horizonte.

Gostou do evento?

CCBB BHcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários CEP: 30140-010 | Belo Horizonte - MG (31) 3431-9400

ccbbbh@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda das 9h às 21 horas

Transporte Público
Como chegar