Próximo
Anterior

Cinema

9º CINEFOOT – FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL

21.09 a 24.09
CP

Saiba mais sobre o filme

O CINEFOOT dá o pontapé inicial para a sua nona edição apresentando uma programação marcada pela diversidade em torno dos mais variados olhares captados pelo cinema de futebol, com entrada franca.

Trata-se do único único festival de cinema do Brasil inteiramente dedicado à exibição de filmes com temática futebolística, uma referência nos circuitos nacional e internacional de festivais audiovisuais.

Uma oportunidade rara para o público carioca manter contato com uma cinematografia que, a cada ano, cresce em importância e movimenta a atenção de um leque variado de espectadores. Uma seleção da mais recente safra mundial do cinema de futebol.

São filmes que incorporam de maneira fascinante a magia do cinema e a emoção do futebol, criando uma atmosfera singular e reveladora de histórias projetadas nos mais variados gêneros e formatos.

A programação do CCBB RIO reúne 17 filmes entre curtas, médias e longas metragens, sendo 10 brasileiros e 7 internacionais oriundos da Suíça, Itália, Espanha e Suécia.

CINEFOOT, o único festival de cinema feito para encantar espectadores e torcedores.

Programação:

 

21/9 SEXTA 15h

GAÚCHOS CANARINHOS
O PRIMEIRO JOÃO
A RUA É PÚBLICA
A CULPA É DO NEYMAR
DOIS PÉS ESQUERDOS
TAPETE VERDE
CRAQUE
21/9 SEXTA 17h

GARRINCHA NO TIMÃO

21/9 SEXTA 19h

MINHA COPA
22/9 SÁBADO 16h

25 ANOS
NÓS VAMOS ACABAR COM O PLANETA
22/9 SÁBADO 17h
25 ANOS
NÓS VAMOS ACABAR COM O PLANETA

22/9 SÁBADO 18h
25 ANOS
NÓS VAMOS ACABAR COM O PLANETA

22/9 SÁBADO 19h

REFUGIADOS E FUTEBOL
EM LA BOCA
23/9 DOMINGO 17h
FUTEBOL PARA MELHOR OU PARA PIOR

23/9 DOMINGO 19h

A EQUIPE DO MEU BAIRRO
24/9 SEGUNDA 15h

GAÚCHOS CANARINHOS
O PRIMEIRO JOÃO
A RUA É PÚBLICA
A CULPA É DO NEYMAR
DOIS PÉS ESQUERDOS
TAPETE VERDE
CRAQUE

24/9 SEGUNDA 17h

SELEÇÃO-DRAMA E GLÓRIA DO BRASIL

24/9 SEGUNDA 18h 30

MÁRIO
Bate-Papo

 

A SELEÇÃO:

 

(OS FILMES PARTICIPANTES DO 9˚CINEFOOT)

 

 

GAÚCHOS CANARINHOS (Gaúchos Canarinhos)

Dir. Rene Goya Filho (Doc, 15 min, cor, HD, RS, 2007) Livre.

Um homem que criou um país. O documentário conta a história de um criador e de sua maior criação. Uma criação que deu identidade a uma nação. Estamos falando da camisa amarela da Seleção Brasileira de futebol, criada pelo gaúcho Aldyr Schlee.

 

O PRIMEIRO JOÃO (The First João)

Dir. André Castelão (Ani, 6 min, cor, Betacam, RJ, 2006) Livre.

 

Garrincha revela a origem do apelido “João” que ele dava a todos os seus marcadores em campo. Verdade? Ninguém sabe.

 

A RUA É PÚBLICA (Streets are Public)

Dir. Anderson Lima (Fic, 9 min, cor, Full HD, MG, 2013) Livre.

Um grupo de amigos acorda com vontade de jogar uma pelada na rua. A busca por um espaço acaba percorrendo outro caminho: o da luta pelo território livre do brincar.

A CULPA É DO NEYMAR (Blame it on Neymar)

Dir. João Ademir (Fic, 11 min, cor, HD, RJ, 2015) Livre.

 

Túlio, um típico garoto do subúrbio, passa a torcer pelo time do ídolo Neymar. Para seu pai, essa é uma traição imperdoável.

 

DOIS PÉS ESQUERDOS (Due Piedi Sinistri)

Dir. Isabella Salvetti (Fic, 6 min, cor, HD, Itália, 2016) Livre.

 

Nos arredores de Roma, Mirko está jogando futebol com os amigos. Ele encontra Luana, sentada nas proximidades. Aos doze anos, os jovens se dão bem, mas uma terrível surpresa deixa Mirko sem fôlego. Luana sorri feliz pela primeira vez em sua vida.

 

TAPETE VERDE (Green Carpet)

Dir. Angelo Martins (Doc, 15 min, cor, HD, SP, 2013) Livre.

Jovens incentivados pelos pais, inspirados por grandes craques e uma menina que tenta quebrar os paradigmas machistas do esporte em busca do sonho de ser jogador(a) profissional de futebol. A partir da tradicional peneira e da rotina de uma das personagens, a obra discute a motivação do sonho dos jovens, fruto da hereditariedade do esporte mais praticado do Brasil.

CRAQUE (Crack)

Dir. Julián Candón (Fic, 3 min, Espanha, 2017) 12 Anos.

 

Em plena adolescência, Javi recebe um duro e intenso treinamento para aprender a jogar futebol. Em algum momento, todos devemos decidir o que queremos ser no futuro. Esse dia chegou para ele.

 

GARRINCHA NO TIMÃO (Garrincha in Corinthians)

Dir. Helvidio Mattos e Rafael Valente (Doc, 52 min, cor, HD, SP, 2017) 12 anos.

 

Angustiado por conta de um jejum de títulos que já superava dez anos, o Corinthians surpreendeu o mundo do futebol ao contratar Mané Garrincha em 1966.

 

MINHA COPA (My World Cup)

Dir. Karin Duarte (Doc, 56 min, cor, HD, RJ, 2018) 12 anos.

 

A trajetória da Seleção Brasileira na Copa da Rússia pelo olhar de quatro personagens que têm fortes ligações com o futebol. Lázaro,  16 anos, jogador juvenil do Flamengo, que sonha estar na seleção daqui a quatro anos;  Cecília, grávida do primeiro filho, que nasceu quatro dias antes do início da Copa; e os irmãos João Pedro e Antônio Pedro, de 10 e 7 anos, que estavam no Mineirão no 7×1 contra a Alemanha em 2014 e hoje treinam na escolinha do Barcelona, no Rio. Com depoimentos de Thiago Lacerda, Taís Araújo, Maria Ribeiro, Zezé Polessa e Paulo Betti.

 

25 ANOS (25 years)

Dir. Diego Mello, João Pedro Castro, Rafael de Moura Machado (Doc, 18 min, RJ, 2018) 12 anos.

 

A torcida do Goytacaz sofreu durante 25 anos longe da Série A do Campeonato Carioca. Em 2017, uma campanha histórica deixa o clube perto do retorno. “25 Anos” mostra a emoção de torcedores e jogadores do Alvianil ao longo da Série B1 do Carioca.

 

NÓS VAMOS ACABAR COM O PLANETA! (We will finish the planet!)

Dir. João Ricardo Moreira (Doc, 30 min, Cor, HD, SP, 2017) 12 anos.

 

29 de novembro de 2017. Buenos Aires é tomada por milhares de gremistas com um único objetivo: pintar a América de azul, branco e preto pela terceira vez. Acompanhe o dia da torcida Imortal desde as primeiras horas daquela quarta-feira até o apito final do juiz em La Fortaleza que resultou numa noite mágica para o Grêmio. Não foi uma noite qualquer, foi uma noite de Copa Libertadores.

 

 

 

 

 

 

 

REFUGIADOS E FUTEBOL (Refugees and Football)

Roteiro e Edição: Raquel Andrade (Doc, 24 min, Cor, HD, RJ, 2017) 12 anos.

 

A escolha de cinco adolescentes no campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia, transforma-se na esperança em jogar futebol no Brasil. A paixão pela bola vira passaporte para um futuro melhor e um lar definitivo.

 

EM LA BOCA (En La Boca)

Dir. Matteo Gariglio (Doc, 25 min, cor, HD, Suíça/Argentina, 2016) 12 anos.

 

Em Buenos Aires, a família de Molina mora e trabalha nas sombras do lendário estádio do Boca Juniors. Vendendo ingressos falsos para partidas de futebol, os membros constantemente entram em conflito com a polícia corrupta. À medida que sua família se afunda ainda mais nesse submundo, a mãe de Molina tenta mantê-los de pé.

 

FUTEBOL PARA MELHOR OU PARA PIOR (Football for Better or for Worse)

Dir. Inger Molin (Doc, 72 min, cor, HD, Suécia, 2017) 12 anos.

 

O FC Rosengård é um dos melhores clubes de futebol feminino do mundo. Porém, enfrenta um ano dramático com vitórias e derrotas da equipe dentro e fora do campo. Nos bastidores, a pulsação da vida cotidiana em um local de trabalho como um clube de futebol profissional destacando a luta do clube para sobreviver em uma situação econômica difícil. Estrelando Marta e Therese Sjögran.

 

A EQUIPE DO MEU BAIRRO (El Equipo de mi Barrio)

Dir. Rafael de los Arcos (Doc, 56 min, cor, HD, Espanha, 2017) 12 anos.

 

A indústria do espetáculo é um monstro que comeu o esporte? Todos os times de futebol e seus jogadores são guiados apenas pelo dinheiro? Nem todo mundo! O U.C.CEARES é uma pequena equipe do bairro de Gijón que resiste tentando avançar com o orçamento mais baixo da categoria e exaltando os valores autênticos do futebol. Seu lema deixa claro: os últimos em dinheiro, primeiros no coração. No entanto, nem tudo é diversão e alegria. Ser o time mais humilde da categoria também provoca uma luta feroz para manter o clube, que tem algo que os chamados grandes não têm: o orgulho de saber que a equipe pertence a todos. Uma história de sobrevivência nos tempos do futebol astronômico.

 

 

SELEÇÃO – DRAMA E GLÓRIA DO BRASIL (Drama and Glory of Brazil)

Dir. Ernesto Rodrigues (Doc, 47 min, cor e PB, HD, RJ, 2018) 12 anos.

 

A histórica trajetória da seleção brasileira contada através da ótica estrangeira, de seus momentos mais trágicos – o reconhecimento, por parte de um uruguaio, do quão devastador o maracanazzo de 1950 foi aos brasileiros, a falta de um título para a reconhecida seleção de 1982 e o massacre alemão de 2014 – aos mais gloriosos – a descoberta do futebol brasileiro em 1958, o momento supremo do futebol em 1970 e a conquista do ouro olímpico em 2016.

 

MARIO (Mario)

Dir. Marcel Gisler (Fic, 119 min, Suíça, 2018) 18 anos.

 

Pela primeira vez na vida, Mario está apaixonado. E a paixão se chama Leon, atacante alemão que acaba de chegar ao time. Está em disputa quem vai para o time principal, mas Mario quer estar perto do companheiro. Ele avalia que sua carreira como jogador profissional está em perigo, mas não quer perder Leon por nada no mundo. Ele precisa tomar uma decisão.

 

Curadoria: Antonio Leal.

Gostou do evento?

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Como chegar