Próximo
Anterior

Artes Visuais

A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton

28.05 a 11.08
L

Saiba mais sobre a mostra

A exposição apresenta de forma inédita e gratuita o universo de Tim Burton com participação direta do artista, em celebração ao aniversário de 10 anos da publicação do livro “The Art of Tim Burton” (2009), obra que compila os 40 anos de sua arte.

Organizada pela produtora brasileira Rua 34 Produções, com curadoria de Jenny He e colaboração da Tim Burton Productions, a mostra usa as mais recentes tecnologias de linguagem digital para recriar e expandir a experiência física do livro para uma autobiografia visual das criações do autor.

Apresentando conceitos visuais de filmes e centenas de ilustrações do arquivo pessoal do cineasta, editados por ele, os ambientes interativos vão proporcionar uma incrível imersão dos visitantes em uma verdadeira jornada pela inigualável imaginação de Burton.

O projeto envolve diversos artistas brasileiros dedicados às experiências com ambientes imersivos incluindo a dupla Mirella Brandi e Muep, o expert em   instalações multimídia Rodrigo Gontijo, além do designer de som Paulo Beto, o arte-educador Murilo Kammer e o estúdio Olha Lhama.

A programação inclui uma mostra com filmes dirigidos por Tim Burton que acontecerá de 4 de julho a 11 de agosto, de forma gratuita, paralelamente com a exposição no cinema do CCBB.

The Art of Tim Burton (2009)
Um livro de 434 páginas, agrupado em treze capítulos que abrangem os temas comuns do trabalho de Burton, como sua fascinação por palhaços, monstros incompreendidos e seu deleite com as esquisitices das pessoas. Os desenhos destes capítulos ganham vida nesta exposição que guia os visitantes através do universo criativo do cineasta.

Sobre o cineasta
Nasceu em Burbank, sul da Califórnia, em 1958. Quando jovem combatia a solidão assistindo filmes de terror e desenhando os monstros de sua imaginação. Em 1976 Ingressou no California Institute of the Art.

Foi contratado pela The Walt Disney Company, em 1979, onde dirigiu seus primeiros longas: “As Grandes Aventuras de Pee-Wee” (1985), “Os Fantasmas se Divertem” (1988) e “Batman” (1989), filmes que ganharam destaque no cinema. Mas foi por meio do grande sucesso “Edward Mãos de Tesoura” (1990), estrelado por Johnny Depp, que o cineasta consolidou sua marca. Nos anos 2000 dirigiu clássicos como: “Planeta dos Macacos” (2001) , A Fantástica Fábrica de Chocolate”(2005), “A noiva-Cadáver“ (2004) e “Alice no País das Maravilhas” (2010).

Além do cinema, também dirigiu trabalhos para a TV, como “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa” (1984) e “Alfred Hitchcock Presents: The Jar” (1986). Também dirigiu o videoclipe de Bones (2006), da banda The Killers e foi autor do livro ilustrado “O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias”, publicado em 1997.

Visitas mediadas
Ter, de 12h às 13h |  17h às 18h | 18h às 19h
Qua a sex, de 12h às 13h | 18h às 19h
Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h
Domingos e feriados, de 12h às 13h | 18h às 19h
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.
Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam da exposição.

Clientes Banco do Brasil
Clientes Banco do Brasil podem agendar previamente sua participação nas visitas mediadas promovidas pelo Programa Educativo e garantir uma experiência completa e diferenciada em sua visita a exposição. O agendamento é realizado através do link de retirada de ingressos pelo site da Eventim ou diretamente na bilheteria do CCBB, escolhendo o dia e horário que melhor lhe atende. Vagas limitadas.

Visitas mediadas em libras
Sex às 19h e sáb às 17h
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.
Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB, sem necessidade de agendamento.

Serviços
Galerias I e II
Até 11 de agosto
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita com retirada de ingresso na bilheteria ou pelo site www.eventim.com.br

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar