Próximo
Anterior

Artes Visuais

Alhambras – O legado Andalusí na América Latina

14.05 a 16.06
L

Saiba mais sobre a mostra

Mais de 30 fotografias feitas em diversas regiões da América Latina retratam o riquíssimo patrimônio latino-americano inspirado na Alhambra: palácio localizado no Sul da Espanha que é um dos maiores símbolos do domínio árabe na Península Ibérica, e também em outros edifícios do Al-Ándalus.

A exposição busca mostrar como a estética “neoárabe” se desenvolveu na ibero-américa, por meio de arquitetos que viajavam pelas cidades europeias e traziam à América Latina esse olhar arquitetônico. A mostra inclui ainda uma mesa redonda no dia 14 às 19h no hall do Museu Banco do Brasil sobre a influência árabe na arquitetura brasileira e latino-americana.

Sobre a Alhambra

La Alhambra é uma cidade palaciana localizada em uma colina da cidade de Granada, construída em 1232 pela dinastia de reis muçulmanos Nazarí, os últimos muçulmanos que dominaram a Penísula Ibérica.Repletas de detalhes como frestas, mosaicos e azulejos coloridos as edificações produzem uma ilusão ótica: o reflexo do palácio o faz parecer maior do que realmente é e suas colunas causam a impressão que estão apoiadas no espelho d’água.Em 1492, os Nazari foram forçados a entrega-la aos Reis Católicos. Desta forma Alhambra se tornou patrimônio da Coroa Espanhola. Atualmente é um dos monumentos mais visitado da Espanha.

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar