A História
- O prédio que abriga o CCBB Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, teve sua construção iniciada em 1926. O arquiteto Luiz Signorelli, fundador da Escola de Arquitetura da Universidade de Minas Gerais, recebeu a incumbência de elaborar um projeto no conjunto de edifícios construídos para abrigar as secretarias do Estado. Finalizado em 1930, o prédio tornou-se a sede da Secretaria do Interior do Estado de Minas Gerais.
- Pouco tempo depois, tornou-se abrigo para o Comando Geral das Forças Revolucionárias, durante a Revolução de 1930. Mais recentemente, o local abrigava a Secretaria da Defesa Social e a Procuradoria Geral do Estado.
- Em agosto de 2009, foram iniciadas oficialmente as obras de restauração e adaptação do prédio onde viria a funcionar o CCBB Belo Horizonte. Inaugurado em 27 de agosto de 2013, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte é resultado de uma parceria entre o Banco do Brasil e o Governo do Estado de Minas Gerais e integra o Circuito Liberdade, complexo dos mesmos antigos prédios da administração pública que se tornaram espaços de cultura, artes e lazer, em um dos mais belos cartões postais da capital mineira. Está entre os dez museus mais visitados do Brasil, segundo o ranking do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus.
- O prédio, que possui uma área construída de aproximadamente 12.000m2 (O CCBB ocupa, atualmente, 8.000 m2 desse total) tem estilo neoclássico e é estruturado em torno de um pátio central, assentado sobre ampla escadaria e com entrada por bloco central destacado das alas laterais. Internamente, possui a riqueza e o requinte de detalhes caracteriza os grandes edifícios neoclássicos que marcaram a arquitetura brasileira até primeiras décadas de 1900.