Próximo
Anterior

Artes Visuais

Castelo RÁ-TIM-BUM: A Exposição

12.10 a 11.01
  • Horário

    de 09h às 20h30

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre a mostra

A exposição em homenagem aos 20 anos da estreia da série infantil abriga cenários, fotos, figurinos dos personagens e objetos de cena do programa exibido pela TV Cultura de maio de 1994 a dezembro de 1997.

Curador: André Sturm. Realizada em parceria com a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta e o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.

ATENÇÃO: Só será autorizada a entrada nas galerias, impreterivelmente, até às 20h30.

Você tem duas maneiras de visitar a exposição:
1) Sem agendamento> basta chegar e aguardar na fila comum (por ordem de chegada)
2) Com agendamento> Agende aqui a sua visita! Saiba mais no rodapé desta página.

Exposição
Entrando no castelo os visitantes têm a oportunidade de conferir mais de 21 espaços, incluindo 12 cenários recriados de forma fiel ao programa como a Biblioteca, Laboratório de Tíbio e Perônio, Sala de Música e da Lareira, Cozinha, Quarto da Morgana, Ninho dos Passarinhos e Lustre do Castelo.

Nestas salas, os visitantes veem de perto peças recuperadas e restauradas especialmente para a exposição, como objetos de cena, maquetes, croquis e figurinos, além de bonecos originais dos personagens Gato Pintado, monstro Mau e réplicas da cobra Celeste e botas Tap e Flap.

Bastidores
Documentos originais que registram o início do projeto também estão expostos. Entre eles, testes de elenco e as diretrizes pedagógicas que balizaram a criação dramatúrgica, além de roteiros originais e estudos de cenografia.

O público também pode conferir mais de 30 trechos de depoimentos especialmente gravados por atores do Castelo Rá-Tim-Bum e pela equipe de produção do programa.

Sobre o programa
Com a colaboração de 250 profissionais – diretores, atores, equipe de efeitos visuais, cenógrafos, pintores, marceneiros, músicos, professores pedagogos – o Castelo Rá-Tim-Bum foi eleito o melhor programa infantil de 1994 pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.

O Castelo é uma criação do diretor Cao Hamburger e do dramaturgo Flávio de Souza, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros.

 

——————————————————————————————————————–

Saiba como agendar a sua visita à exposição 

>> O agendamentos serão de hora em hora: 09h30, 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30 (último horário).

>> Cada CPF poderá fazer 1 agendamento por dia e dá direito de levar até 3 acompanhantes.

>> A visitação à exposição é gratuita.

Para realizar o agendamento (gratuito):

>> O visitante deve fazer o download gratuito do aplicativo Ingresso Rápido na Apple Store ou no Google Play.

>> Após o cadastro, basta fazer login, selecionar a mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição e reservar o ingresso. Depois, quando chegar ao CCBB, ir em “Meus Ingressos” no próprio aplicativo e apresentar o QR Code ao monitor para receber a senha que dá acesso à visita.

>> O agendamento também poderá ser realizado pelo site www.ingressorapido.com.br. Na aba Agenda Rio de Janeiro, procurar o evento Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição. Nesse caso os usuários precisarão trazer o ingresso impresso.

Caso o usuário não possua acesso à Internet, o mesmo poderá fazer o agendamento na Bilheteria. Mas vale ressaltar que o acesso no mesmo dia dependerá do número de visitantes na ocasião.

—————————————————————————————————————–
 

 

 

A clássica vinheta de abertura:

 

 

Folder Castelo Ra-Tim-Bum CCBBRJ

 

O bibliotecário Gato Pintado na biblioteca do Castelo

O bibliotecário Gato Pintado na biblioteca do Castelo

 

Oficina do Castelo

Oficina do Castelo

 

Sala de música do Castelo

Sala de música do Castelo

 

 

 

Gostou do evento?

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Como chegar