Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo

01.11 a 30.11
L

Saiba mais sobre o programa

Dialogando com temática da exposição ComCiência – Patricia Piccinini, o CCBB Educativo oferece atividades com diferentes linguagens para o público de todas as idades. Visitas mediadas, contação de histórias, atividades práticas, mediação de livro e muito mais! A equipe educativa desenvolve ainda materiais que tornam as obras da exposição acessíveis para todos os públicos e realiza atendimento em Libras, mediante a agendamento prévio ou disponibilidade de educador.

 

PROGRAMAÇÃO

Final de semana

10h – Contação de Histórias
11h - Atividade Prática
13h30 - Laboratório: nosso corpo diferente
14h – Pequenas Mãos
15h – Contação de Histórias
16h – Atividade Prática
17h - Livro Vivo

Segunda

11h, 16h e 17h – Atividade “Diferente Eu”

Quarta, quinta e sexta

11, 16h e 17h - Atividade “Diferente Eu”
13h30 - Laboratório: nosso corpo diferente

 

ATIVIDADES

Livro Vivo – Faixa etária livre

Leitura compartilhada para crianças, adultos e toda família descobrirem nos livros não só as palavras, mas também suas formas, imagens e cores. Vamos juntos conhecer os animais que ficaram “Fora da Arca” de Nóe; a cor “Flicts” que não se sentia tão interessante quanto as outras cores até encontrar seu lugar, e outras histórias carregadas de encanto.

Contação de Histórias – Faixa etária livre

Através da palavra, o homem se inventa, reinventa e estabelece sua relação com o mundo. É para isso que contamos histórias desde sempre – para entender a vida. Para exposição “ComCiência”, apresentaremos histórias como a do Lobisomen, homem metade lobo; do deus hindu Ganesha, que possui uma cabeça de elefante e apenas uma garra; além de outros seres fantásticos que instigam a nossa imaginação.

Pequenas Mãos – Faixa etária: de 3 a 6 anos

Elaborada especialmente para crianças entre 3 e 6 anos, o Pequenas Mãos acompanha os primeiros passos na galeria e aguça a percepção dos pequenos visitantes, relacionando as obras de arte através da brincadeira. Para a exposição de Patricia Piccinini, propomos após a imersão na galeria, a criação de novos seres para o mundo. Quem serão? O que irão comer? Aonde morarão? Do que gostarão de brincar? Discutiremos o que é diferente, e como podemos lidar com as diferenças. Assim, desenvolver coletivamente uma narrativa como em um livro, sem perder a diversão.

 

ATIVIDADES PRATICAS

Estação Notícias – Faixa Etária: a partir de 8 anos

A Estação Notícias resgata matérias de jornais e revistas, e as histórias literárias que trazem o “diferente” como foco de discussão. Animais improváveis, doenças raras, novas descobertas da ciência e da tecnologia, e como tais episódios integram e interagem com a sociedade.
O que é real e o que é Ficção? O improvável é impossível?
Nessa atividade, os participantes são convidados a criarem notícias ou registrarem histórias que podemos nos deparar em nosso dia a dia.

Diferente Eu – Faixa Etária: a partir de 3 anos

Já imaginou se pudéssemos modificar nosso próprio corpo? E se minha boca ficasse mais perto do meu estômago? Ou se tivesse orelhas na palma da mão? Como seria se eu tivesse um nariz de ornitorrinco?
Nessa atividade brincamos com a Ciência e repensamos o corpo, recriando nossa própria fisionomia. Participantes experimentam adereços como narizes, orelhas e máscaras sonoras, para refletirmos sobre o diferente, sua aceitação e o afeto que podemos criar com aquilo que inicialmente nos parece estranho.

Espaço Sensorial – para todas as idades

E se você pudesse voltar no tempo para começar de novo?
Que lugar é esse onde tudo começou?

O CCBB Educativo convida você a experimentar esse ponto de partida e refletir sobre sensações que trazemos sempre conosco. Será que conseguimos lembrar como era dentro do útero de nossa mãe? As cores, os sons, cheiros e texturas que foram experimentadas naquele momento? Que emoções foram sentidas? E o que se deixou após a partida?
A artista Patricia Piccinini nos questiona sobre maternidade e criação com criaturas que desafiam nossas concepções do belo e do grotesco. Esse Espaço Sensorial a experiência de um novo nascer possibilita observar o mundo como se fosse a primeira vez.

Laboratório: nosso corpo diferente

Se você não fosse você, que ser você gostaria de ser?
Já imaginou conseguir pular tão alto quanto um sapo? Ou ter nadadeiras para atravessar o oceano como os peixes? E se pudéssemos cantar como os pássaros?
Nessa atividade Cênica e Musical, brincamos com a Ciência e repensamos nosso próprio corpo, transformando nossas pernas e braços em instrumentos musicais, recriando assim nossa própria fisionomia. Participantes experimentam adereços de narizes, orelhas e mascaras sonoras, discutindo o diferente, sua aceitação e o afeto que podemos criar com aquilo que inicialmente nos parece estranho.

 

Local: Térreo

 

Gostou do evento?

CCBB SPcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo-SP.
Próximo à estação São Bento do metrô
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP) (11) 3113-3651

ccbbsp@bb.com.brFuncionamento: todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.

Como chegar