Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Abril

02.04 a 30.04
  • Horário

    de 10h às 22h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

O Programa CCBB Educativo  —  Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB, e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

As atividades se articulam à exposição RaizAi Weiwei em cartaz até 15 de abril.

Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com

VISITAS EDUCATIVAS AGENDADAS

Segundas, Quartas, Quintas e Sextas

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogo e troca de experiências e saberes, aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, acolhendo os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento, é possível escolher entre opções de visitas à exposição, acrescidas de prática de ateliê, ou visita patrimonial. Consulte os horários disponíveis para visitas em Libras.

Duração: 1h ou 1h30

E-mail para agendamento: agendamentobh@ccbbeducativo.com

VISITAS MEDIADAS

De Quarta a Segunda, às 11 e 18 horas.

Nessas visitas os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados a partir das produções, práticas e poéticas presentes na exposição RaizAi Weiwei, bem como nas visitas ao prédio, conhecendo nosso patrimônio, refletindo sobre memória e cuidado.

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Duração: 1h

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

Domingos e sextas às 18 horas, quartas às 15 horas. 1 hora de duração.

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, da exposição Raiz – Ai Weiwei.  

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Duração: 1h

LUGAR DE CRIAÇÃO

Sábados, domingos e feriados em dois horários: 10 às 12 e 14 às 16 horas

Os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, juntando-se à nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

Duração: 2 h

LUGAR DE CRIAÇÃO EM LIBRAS

Domingos às 16 horas

Um Lugar de Criação com ações acessíveis à todos, promovendo a cultura surda.

Duração: 1 h

ATIVIDADE EXTRA DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Segunda, 1 de abril, 19 às 21 horas.

Canal Mundo Asperger com Victor Mendonça e Selma Sueli

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação convida Victor Mendonça e Selma Sueli para uma conversa sobre universo do autismo, abordando temas como educação, trabalho e convívio social.

Duração: 2 horas

Sábado, 06 de abril,  às 18 horas.

Visita mediada especial para pessoas autistas e suas famílias.

Duração: 1 hora

TRANSVERSALIDADES – O corpo nas artes

Com Marco Paulo Rolla

Quarta, 10 de abril, às 19 horas.

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas. Conta com intérprete de LIBRAS. Nesta edição teremos o artista multimídia Marco Paulo Rolla.

O curso vai abordar o uso do corpo na arte, de seus primórdios até a atualidade, explicitando através de artistas que têm em suas experiências artísticas o ímpeto ou a necessidade de se apresentarem como imagem ou presença, e desta forma chegaremos ao que hoje conhecemos como performance.

Duração: 2 horas

MÚLTIPLO ANCESTRAL – Peça a peça

Sábado, 27 de abril às 14 horas

Com Benedikt Wiertz

Benedikt Wiertz convida as pessoas para imaginar e desenhar um objeto cerâmico que gostariam de ter. A partir do desenho o artista molda na hora a peça em argila utilizando seu torno.

Serviço: informações e agendamentos: (31) 3431-9440 / 9441

agendamentobh@ccbbeducativo.com

ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB BHcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários CEP: 30140-010 | Belo Horizonte - MG (31) 3431-9400

ccbbbh@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda das 10h às 22 horas

Transporte Público
Como chegar