Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Agosto

01.08 a 31.08
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
l

Saiba mais sobre o programa

Desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas dos Centros Culturais Banco do Brasil e destina-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

As atividades dialogam com a exposição Ex Africa, em temporada de 7/8 até 21/10.

Programa completo em ccbbeducativo.com

Brasília 2018 Programação de Agosto Exposição Ex Africa Atividades Educativas

 

Destaques do mês

Semana do Educador – Ex Africa

Atividade Extra – Dia dos Pais – Fotolata

Cursos: Laboratório de Crítica

Processos Compartilhados

Transversalidades

 

Visitas Educativas Agendadas

Terças, quartas, quintas e sextas

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas pela manhã, à tarde e à noite, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30, há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

Duração: 90 minutos.

E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com

Visitas Mediadas

Terça a sexta – 11h às 12h e 18h às 19h

Sábado – 12h às 13h e 18h às 19h

Domingo – 12h às 13h e 16h às 17h

Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam da exposição Ex Africa.

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Lugar de Criação em Libras

Sábados – 16h

Um convite para você praticar a empatia, sair da zona de conforto e descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos! Nesta atividade, são propostas formas de aprender Libras através de jogos, imagens, histórias e do exercício da criatividade.

Visitas Mediadas em Libras

Terças – 19h

Sábados – 15h

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libr as acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores à exposição Ex Africa. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos, sem necessidade de agendamento.

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Semana do Educador – Ex Africa

7/7 – 18h30 às 20h30h

8/7 – 10h30 às 12h30

9/7 – 14h às 16h

10/07 – 14h às 16h (Libras)

Queremos que os professores sejam os primeiros a visitar nossas exposições! Por isso, oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar logo na primeira semana após a abertura de cada mostra.

Visitas com duração de até 2 horas. 30 vagas por dia.

Atividade extra – Dia dos Pais – Fotolata com Ádon Bicalho

5/8 – 12h

Domingo

Fotolata: Prática de fotografia pinhole.

Para comemorar o dia dos pais numa atividade mágica, convidamos todos os pais, filhos e filhas a realizarem uma oficina de fotografia analógica utilizando latinhas para captar suas imagens.

Com A Palavra…

18/8 – 17h

Sábado

Visitas para o público espontâneo realizadas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos. Aborda a exposição Ex Africa a partir de outros campos, olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte. Nesta edição, o artista e babalaô cubano, Michel Willians Hart, conduzirá a visita.

Convidado: Michel Willians Hart.

Duração: 1h | Capacidade para até 30 pessoas.

Laboratório de Crítica

15/8 – 16h às 20h

Quarta

Processo de seleção por formulário on-line: ccbbeducativo.com

Laboratório de crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio a partir das exposições e das programações de mais destaque.

Visa inaugurar no CCBB uma plataforma de diálogo com estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história. Proposição prática que deverá ser conduzida por um profissional com experiência e conhecimento nas áreas de comunicação e artes visuais.

Convidado: Cayo Honorato.

Curso Transversalidades (Libras)

30/8 – 19h às 21h

Quinta

Processo de seleção por formulário on-line: ccbbeducativo.com

Curso para professores e educadores que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Esta edição contará com a presença da historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto.

Convidada: Ana Flávia Magalhães Pinto.

 

Processos Compartilhados

22/8 – 14h às 19h

Quarta

O curso aborda aspectos da concepção, montagem, expografia e reflete sobre as especificidades de uma exposição. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural.

Utilizará as montagens das exposições como potente espaço de formação profissional nos quais serão evidenciados questões como: iluminação, sinalização, peças gráficas, concepção e atividades educativas.

Esta edição será conduzida pela museóloga Ana Frade.

 

Lugar De Criação

4 a 26/8 – 10h às 12 horas e 14h às 16h

Sábados e domingos

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, para se juntam a nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas para integrar adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

Múltiplo Ancestral

25/8 – 17h

Sábado

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais. Nesta edição, será exibido o filme documentário Dona Flor do Moinho, realizado por Érika Bauer, sobre Florentina Pereira dos Santos, a Dona Flor. Após o filme, haverá uma roda de conversa com ambas.

Para mais informações e agendamento de visitas, nos contate: (61) 3108-7624

agendamentodf@ccbbeducativo.com ou visite ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar