Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Agosto

01.08 a 31.08
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições do Centro CulturalBanco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

As atividades se articulam às exposições “JEAN-MICHEL BASQUIAT – OBRAS DA COLEÇÃO MUGRABI”, em cartaz, e “MUSEU DO FUTEBOL NA ÁREA” em temporada a partir de 15 de agosto.

Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com

 

VISITAS EDUCATIVAS AGENDADAS

Segundas, quartas, quintas e sextas.

Os educadores realizam visitas agendadas inclusivas com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogo e troca de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais abordadas pelas exposições.

As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, acolhendo os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais. No momento do agendamento, é possível escolher entre opções de visitas à exposição acrescidas de prática de ateliê ou visita patrimonial.

Às sextas, às 14h30, há um horário disponível paravisita em Libras exclusivo para grupos agendados.

Duração: 1h ou 1h30

E-mail para agendamento: agendamentobh@ccbbeducativo.com

 

VISITAS MEDIADAS
De quarta a segunda -  11h e 18h.

Nessas visitas, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados a partir das produções, práticas e trajetória do artista Jean-Michel Basquiat.

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

 

LIBRÁRIO
Domingos – 15h.

O Librário é um jogo pedagógico e imagético desenvolvido através de uma abordagem sistêmica, integral e inovadora do design, contribuindo para o processo de aprendizado da Libras de forma divertida, promovendo a inclusão comunicacional dos surdos. Ele é um convite para você praticar a empatia, sair da zona de conforto e descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvindo com os olhos e falando com as mãos!

 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS
Quintas às 19h30 e domingos às 17h.

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores pelas exposições “JEAN-MICHEL BASQUIAT – OBRAS DA COLEÇÃO MUGRABI” e “MUSEU DO FUTEBOL NA ÁREA”

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

 

LUGAR DE CRIAÇÃO
Sábados e domingos, em dois horários: 10h às 12h e 14h às 16h.

Todos os finais de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias.

Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, juntando-se à nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

Domingo – 05/08 – 10h às 12h e 14h às 16h
Em comemoração ao Dia dos Pais teremos um Lugar de Criação Especial – Oficina de Quadrinhos com Luciano Jorge.

 

SEMANA DO EDUCADOR – “JEAN-MICHEL BASQUIAT”

Quarta, 08 de agosto – 18h30 às 19h30;

Quinta, 09 de agosto – 15h30 às 17h30;

Sexta, 10 de agosto – 9h30 às 11h30;

Sábado, 11 de agosto – 10 às 12h – Com intérprete de Libras.

Queremos que os professores sejam os primeiros a visitar nossas exposições! Por isso, oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, nos primeiros dias de cada mostra.

20 vagas por dia.

 

LABORATÓRIO DE CRÍTICA

Segunda, 13 de agosto, 17h às 21h.

Laboratório de crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, a partir das exposições e das programações de mais destaque. Uma plataforma de diálogo com estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história.

Convidado: Ed-Mun

Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

 

MÚLTIPLO ANCESTRAL

Sábado, 18 de agosto – 15h às 18h

Afrofuturismo estético, cultura periférica, rap e Duelo de Tags

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio.

Nesta edição, teremos manifestações artísticas e culturais de vanguarda afrodiaspórica com Batekoo e Classic’s Hip Hop.

 

PROCESSOS COMPARTILHADOS

Quarta, 22 de agosto, 14h às 19h.

Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural, o curso aborda aspectos da concepção, montagem, expografia e reflete sobre as especificidades de uma exposição. Utilizará as montagens das exposições como potente espaço de formação profissional, nas quais serão evidenciadas questões como iluminação, sinalização, peças gráficas, concepção e atividades educativas.

Convidado: Real Vandal Graffiti

Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

 

SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

De segunda a sábado, de 20 a 25 de agosto.

Programação especial voltada aos alunos, professores e demais membros da comunidade escolar envolvidos na educação infantil.

 

ANIVERSÁRIO DO CCBB BELO HORIZONTE

Segunda, 27 de agosto, a partir das 10 horas.

Programação especial em comemoração aos cinco anos do CCBB, com convidados especiais e ações durante todo dia.

 

TRANSVERSALIDADES

Quinta, 30 de agosto, 19h às 21h

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória e a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas. Conta com intérprete de LIBRAS.

Convidado: Rosália Diogo
Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Serviço: Informações e agendamentos: (31) 3431-9440 / 9441 agendamentobh@ccbbeducativo.com
www.ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB BHcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários CEP: 30140-010 | Belo Horizonte - MG (31) 3431-9400

ccbbbh@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda das 9h às 21 horas

Transporte Público
Como chegar