Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo – Cursos

16.05 a 30.05
L

Saiba mais sobre o programa

Transversalidades – Especial Semana Nacional de Museus, com Yana Tamayo e Valquíria Prates (LIBRAS)
16 de maio, qui, 19h às 21h
Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
Convidadas: Yana Tamayo e Valquíria Prates
Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Sinopse desta edição: Em maio, o curso Transversalidades ocorrerá durante a Semana Nacional de Museus que traz como tema, em 2019, a ideia de “Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. A fim de criar um espaço de reflexão e diálogo sobre o lugar da educação no campo da Cultura, este encontro contará com a presença de Yana Tamayo, artista, educadora, curadora e coordenadora local do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação no DF, e Valquíria Prates, escritora, curadora, educadora e coordenadora pedagógica nacional deste mesmo programa. Nesta edição, as coordenadoras apresentarão experiências e pesquisas que desenvolvem e como se expressam em forma de programação educativa nos Centros Culturais Banco do Brasil e em outros projetos culturais. Após a apresentação, faremos uma conversa aberta para compartilharmos e pensarmos, juntos, sobre as possíveis relações entre tradições e futuros: que saberes, modos de fazer e valores encontramos postos em cena?

Sobre as convidadas:
Yana Tamayo é artista visual, educadora, curadora e coordenadora local do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação no DF. É sócia-fundadora da Nave, espaço independente de arte onde desenvolve projetos de pesquisa e formação em arte, curadoria e execução de exposições. Doutora em Arte na linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília – UnB, é mestre pela mesma instituição e linha de pesquisa e especialista pela Universidad Complutense de Madrid com o Máster Teoría y Práctica en Artes Plásticas Contemporáneas. Graduou-se em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFMG. Desde 2000 trabalha em diferentes frentes no campo da arte: foi assistente da artista visual Rivane Neuenschwander, produtora e assistente curatorial de Adriano Pedrosa e Rodrigo Moura no Museu de Arte da Pampulha, desenvolveu suas pesquisas de mestrado e doutorado como artista-pesquisadora e, desde 2010, sua prática associa de maneira cada vez mais intrínseca as práticas educativas e curatoriais. Desde 2015 coordena na Nave um grupo de estudos por ano fazendo acompanhamento de projetos artísticos, o Laboratório de Processo Criativo. Vive e trabalha em Brasília.

Valquíria Prates é escritora, curadora e educadora. Atua como colaboradora de museus, bibliotecas, universidades, escolas e instituições culturais realizando programas de educação, mediação e formação, fazendo curadorias de exposições e organizando publicações. Atualmente, em colaboração com o JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, é responsável pela Coordenação Pedagógica Nacional das Ações Educativas dos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.  Graduada em Letras e Mestre em Educação e Políticas Públicas de Acessibilidade pela Universidade de São Paulo, desenvolve no Instituto de Artes da UNESP a pesquisa de doutorado Como fazer junto: notações sobre a mediação cultural em atividades artístico-pedagógicas realizadas em instituições culturais, com a orientação da Profa. Dra. Rejane Galvão Coutinho. Desde 2014, dirige com Valéria Prates Gobato a Agência de Viagens Espaciais (AVE), onde investigam infância, juventude e imaginação política em experiências de leitura e interpretação em exposições de arte e livros de arte, álbuns ilustrados e livros de artista.

Semana do Educador – “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton”
28.05 às 18h30
29.05 às 14h
30.05 às 9h30
31.05 às 16h (LIBRAS)

Queremos que os professores sejam os primeiros a visitar nossas exposições! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, logo na primeira semana após a abertura de cada mostra. Visitas com duração de até 2h. 30 vagas por dia.
Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Processos Compartilhados
Com Cirila Targhetta, do Coletivo Antônia
30 de maio, qui, 14h às 191h
Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
O curso aborda  aspectos da concepção, montagem, expografia e reflete sobre as especificidades de uma exposição. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural. Utilizará as montagens das exposições como potente espaço de formação profissional nos quais serão evidenciados  questões como: iluminação, sinalização, peças gráficas, concepção e atividades educativas.

Sinopse desta edição: Reflexões sobre as Poéticas Cênicas para a Primeira Infância
Pensando a Primeira Infância de maneira expandida, o Coletivo Antônia propõe um encontro com as Poéticas Cênicas Contemporâneas, desenvolvidas para bebês e crianças de zero a cinco anos (recorte etário que compreende uma etapa fundamental na formação motora, psicológica e afetiva da criança). Em direção contrária à concepção de infância como o período de preparação para um modelo adulto de conhecimento, a oficina propõe reflexões sobre os formatos sociais que enquadram e limitam a criatividade, o fluxo e as intensidades. A partir da abordagem das artes cênicas como poéticas de sensibilização, a oficina propõe pensar a produção cênica como um espaço-tempo capaz de propiciar transformações de domínios cognitivos hegemônicos e totalitários dos bebês, permitindo aberturas para a criação de novos territórios e subjetividades.

Sobre Cirila Targhetta/Coletivo Antônia: O Coletivo Antônia foi criado em 2009, a partir de estudos e investigações teatrais para a primeira infância. Dedicamo-nos à criação de espetáculos que propiciem dinâmicas horizontais entre crianças e adultos, baseando-nos na capacidade de maravilhar-se dos bebês, com foco em suas habilidades e sensibilidades emocionais, poéticas e estéticas. Paralelo às apresentações, a companhia fomenta espaços de pensamento e busca compartilhar saberes sobre as artes para a primeira infância.
Cirila Targhetta graduou-se em 2008, como bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e, desde então, tem atuado em projetos de artes cênicas, audiovisual, e gestão de projetos culturais. Possui especialização em Mimeses Corpórea e Teatro Físico pela escola Moveo – Centro de teatro físico y mimo corporal dramático (Espanha). Participou como atriz: da Cia. Brasilienses de Teatro e Celeiro das Antas (Brasília/DF); e do coletivo Cia. El Malentendido (com sede em Barcelona). Desde 2010 é colaboradora do projeto Concerto para Crianças, em parceria com a Naná Maris Produções. Em 2009 fundou o Coletivo Antônia, companhia que investiga as linguagens cênicas para crianças da primeira infância. Participa do projeto de pesquisa chamado Poéticas do Corpo, na linha de pesquisa Dramaturgia dos Sentidos, sob coordenação da Prof. Drª Rita de Almeida Castro (Departamento de Artes Cênicas – UnB). Onde desenvolve um projeto de pesquisa com foco nos caminhos para a construção dramatúrgica para bebês e crianças de até cinco anos. É sócia-proprietária da empresa Inova Roda Produções Culturais, especializada em elaboração de projetos artísticos e culturais.

Informações, dúvidas e agendamento:
61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com

Imagem Destacada -

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar