Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo – Cursos

09.04 a 28.04
L

Saiba mais sobre o programa

Laboratório de Crítica
Com Gê Orthof
09 de abril, ter, 17h às 21h
Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
Laboratório de crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, a partir das exposições e das programações de mais destaque. Visa inaugurar no CCBB uma plataforma de diálogo com estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história.
Proposição prática que deverá ser conduzida por um profissional com experiência e conhecimento nas áreas de comunicação e artes visuais.

Sinopse desta edição: O workshop prático-teórico: Pequeno manual salva-vidas para atravessamentos oceânicos de ideias, tem como objetivo uma mirada sobre as possibilidades dos métodos de produção na arte contemporânea. Entende-se método de maneira ampliada, privilegiando abordagens suscitadas pelas noções de utopia, ficção, nonsense, viagem, nomadismo e repetição entre tantas possibilidades nas práticas de artistas. Com esse objetivo, abordaremos alguns exercícios utilizando os diários de ateliê, cadernos de campo, notas de processos, mapas conceituais, atlas e cartografias visuais.

Sobre Gê Orthof: Gê Orthof nasceu em Petrópolis, 1959. Pós-Doc, School of the Museum of Fine Arts, Tufts University, Boston e Penn State University. Doutorado e Mestrado em Artes Visuais, Columbia University. Artista e professor do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UnB (graduação e pós-graduação). Desde os anos 80 trabalha com instalações, intervenções, performance e desenho. Vencedor da 5a. Edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, Finalista do Prêmio PIPA 2010 MAM Rio. 1º lugar (Grande Prêmio) 24th International Artist Competition, Berlim, 2011 e Prêmio FUNARTE de Arte Contemporânea 2012. Principais exposições: “Buraco”, individual, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rio, 2018, 10a. Bienal do Mercosul, “Pasaquoyanism” John Michael Kohler Arts Center, 2017; “A pregnant cosmonaut forgets to send a crucial message [Nordic Drawings]” individual Ava Galleria, Helsinque, 2013 ; “Ambos Mundos”, individual (artista convidado) Galeria da FAV/UFG ; Europalia – le Palais des Beaux-Arts de Bruxelles; Centro de Arte Moderno, Madri; School of the Museum of Fine Arts Gallery, Boston; MAM – Rio; Galeria Gentil Carioca, Rio; MAC São Paulo; CCBB Brasília; Paradigmas Arte Contemporânea, Barcelona; Festival Performance Arte Brasil, MAM/Rio; ARS 117, Bruxelas; Cruce Galeria, Madri; Espaço Cultural Sergio Porto, Rio; Cavalariças Parque Lage, Rio; Torreão, Porto Alegre; Centro de Arte Moderno, Buenos Aires; Wetherholt Gallery, Washington D.C.; Art-Frankfurt; MAB – FAAP, São Paulo; Bienal do Porto, Palácio de Cristal; Palazzo Albrizzi, Veneza; Kulttuurikeskus Poleeni, Pieksämäki. Finlandia. Ilustrou inúmeros livros, recebendo prêmios como melhor ilustrador do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte, FNLIJ, entre outros.

Transversalidades – Especial Dia Mundial da Conscientização do Autismo (LIBRAS)
23 de abril, ter, 19h às 21h
Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
Convidada: Izabel Tafuri
Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Sinopse desta edição: A fim de criar um espaço de reflexão e conscientização sobre o espectro do autismo, convidamos a professora, psicanalista e pesquisadora Izabel Tafuri para dialogar com os professores e educadores sociais nesta edição do curso Transversalidades.

Sobre a convidada: Izabel Tafuri épsicóloga, psicanalista, Prof Dra. em Psicologia Clínica na Universidade de Brasília – UnB, especialista em autismo e transtornos severos do desenvolvimento, fundadora do Companhia Terapêutica, uma clínica transdisciplinar para crianças, adolescentes e adultos. Especialista em Acompanhamento Terapêutico de crianças autistas no processo de inclusão escolar, social e familiar.

Múltiplo ancestral – Especial Dia dos Povos Indígenas com Cristian Wariu
26 de abril, sex, das 16h30 às 18h
O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio.

Sinopse desta edição: A fim de celebrar o dia nacional dos povos indígenas com consciência e reflexão, convidamos o público do CCBB DF para uma conversa aberta com Cristian Wariu. Nesta ocasião, poderemos dialogar sobre as perspectivas dos jovens indígenas hoje, sua diversidade cultural e a relação das culturas indígenas com as novas tecnologias. Cristian nos convida a desmistificar ideias pré-concebidas sobre as culturas indígenas no Brasil e a refletir sobre como nos relacionamos com elas na contemporaneidade.

Sobre o convidado: Cristian Wariu Tseremeywa, indígena Xavante com ascendência Guarani Nhandewa, é Designer e Comunicador Web, tem 20 anos e é de origem Mato Grossense. É estudante de Comunicação Organizacional na UnB – Universidade de Brasília, curso pelo qual dispôs de oportunidades em instituições indígenas que o auxiliam em um acervo audiovisual dos 43 povos indígenas do estado de Mato Grosso. Tem um Canal no YouTube que teve origem ainda na época de escola, mas que só se concretizou após uma concorrida seleção em um edital do Ministério da Cultura que apoiava canais com temática cultural, 2018. Foi então selecionado e produz conteúdos sobre a contemporaneidade e desconstrução de conceitos enraizados sobre os povos indígenas. Em 2019 lançou um site que agrega todo conteúdo sobre etnomídia indígena trazendo à tona de forma mais acessível as questões dos povos nativos para a web.

Informações, dúvidas e agendamento:
61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar