Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Fevereiro

01.02 a 28.02
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

O PROGRAMA CCBB EDUCATIVO — ARTE E EDUCAÇÃO desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

 

Destaque do mês | Pré-Carnaval no CCBB classificação livre

FOTO 1 - créditos_ Tayná Leoncio

Para fevereiro, em antecipação para o carnaval, organizamos atividades que preparam tanto crianças como adultos para as fantasias, os blocos, os cortejos, as músicas e as celebrações que vão ocupar nossa cidade.

 

Atividade Extra – Especial Pré-Carnaval ‘Troca faces’  classificação livre
16 de fevereiro – 15h
Duração: 3h | Capacidade para 60 pessoas
Local: Programa Educativo – 1º andar

O carnaval é tempo de metamorfoses e para começar os preparativos para esse ano, vamos transformar muita coisa – até de rosto. Com a ajuda dois maquiadores profissionais, vamos ver um rosto de criança virar uma criatura fantástica, e mostrar às famílias e acompanhantes técnicas para fazer de novo durante todos os dias do carnaval.

 

Múltiplo Ancestral – Bloco das Mulheres Rodadas  classificação livre
21 de fevereiro – 18h
Duração: até 2 horas
Local: Estacionamento

Pâmela Perez Fotografia com Mulheres Rodadas na abertura não oficial do carnaval do Rio 2019

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público e mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o material e imaterial, fortalecendo a relação dos diferentes sujeitos com situações caracterizadas pela diversidade.

Nesta edição, o Bloco das Mulheres Rodadas virá ao CCBB para apresentar seu repertório, composto por músicas emblemáticas feitas ou apropriadas por mulheres. Na abertura da apresentação as integrantes do bloco vão compartilhar com o público as referências e significados do repertório escolhido, bem como a trajetória do bloco, que este ano completará cinco carnavais na rua.

Bloco das Mulheres Rodadas é o primeiro bloco feminista do carnaval carioca e alcançou repercussão internacional ao levar a discussão sobre machismo e violência contra a mulher para as ruas do Rio de Janeiro e do Brasil.

 

Lugar de Criação Especial Pré-carnaval – Com que roupa eu vou?  classificação livre
23 e 24 de fevereiro – de 11h às 13h e de 15h às 17h
Local: Programa Educativo – 1º andar

Todos precisamos nos preparar para o carnaval, escolhendo fantasias ou, melhor, criando aquilo que vamos vestir. Por isso convidamos crianças e adultos a se juntar a nós para inventar fantasias e figurinos, usando papel, pano… e muita criatividade.

 

Atividade Extra – Cortejo de Pré-carnaval das Crianças  classificação livre
23 de fevereiro – 17h
Local: Programa Educativo – 1º andar e térreo

Uma vez criadas, as fantasias pedem para ser usadas. Por isso, acompanhando nosso Lugar de Criação ‘Com que roupa eu vou?’, convocamos todos a participar de um cortejo de pré-carnaval das crianças. Vamos ocupar os espaços do CCBB com os ritmos e marchinhas, que durante o Carnaval reverberam nas ruas da nossa cidade.

 

Programação Geral

 Semana do Educador – 6–8 de fevereiro
6 de fevereiro – 19h
7 de fevereiro – 15h
8 de fevereiro – 10h, com intérprete em Libras

Duração: 2h | Capacidade para 25 pessoas por encontro
Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Queremos que os professores e educadores sejam os primeiros a visitar as exposições do CCBB! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, assim como para educadores, logo na nossa primeira semana de entrada.

Neste encontro, realizaremos uma visita para professores e educadores à exposição ‘DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela’, que inaugura no dia 6 de fevereiro, e apresentaremos nossa agenda de atividades planejadas para a mostra.

Ao final de cada encontro, sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para os meses de fevereiro e março de 2019.

 

Curso Transversalidades  classificação 14 anos com Libras
9 de fevereiro – 10h, com José Leandro Cardoso
Duração: 2h | Capacidade para 70 pessoas
Local: Auditório – 4º andar
Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

FOTO 3 - José Leandro - Transversalidades

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Ao final do encontro, sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para os meses de fevereiro e março de 2019.

Para essa edição, em ocasião da abertura da exposição ‘DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela’, o historiador e professor José Leandro Cardoso compartilhará experiências e estratégias para explorar a linguagem do audiovisual nas escolas.

José Leandro Cardoso é historiador e professor da rede municipal do Rio, atua como articulador do Cineclube nas Escolas e é membro da Rede Educação Com Adolescentes (RECA). Desenvolve atividades de visionamento, análise fílmica e produção audiovisual com seus alunos, formando coletivos de monitores na perspectiva do protagonismo juvenil.

 

Processos Compartilhados  classificação 14 anos
22 de fevereiro – 16h, com Clarissa Diniz
Duração: 4h | Capacidade para 20 pessoas
Local: Programa Educativo – 1º andar
Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

FOTO 4 - clarissa_diniz_processos compartilhados

Processos Compartilhados é um curso que aborda aspectos da concepção, desenvolvimento e execução de processos de criação, voltado para artistas, educadores, críticos, curadores e pessoas interessadas na arte e produção cultural.

Nesta edição, a curadora e pesquisadora Clarissa Diniz propõe explorar estratégias curatoriais quando o objetivo é elaborar relatos históricos sobre práticas artísticas, e sobre como essas práticas se relacionam com seu entorno cultural e social.

Clarissa Diniz é curadora e escritora em arte. Foi gerente de conteúdo do Museu de Arte do Rio (MAR) entre 2013 e 2018, onde desenvolveu também projetos curatoriais. Entre 2006 e 2015, foi editora da Tatuí, revista de crítica de arte. Foi curadora de, entre outras, Contrapensamento selvagem (com Cayo Honorato, Orlando Maneschy e Paulo Herkenhoff, Instituto Itaú Cultural, SP, 2011), Pernambuco Experimental (MAR, 2013), Todo mundo é, exceto quem não é: 13ª Bienal Naifs do Brasil (SESC Piracicaba, 2016 e Sesc Belenzinho, 2017) e Dja Guata Porã: Rio de Janeiro Indígena (com Sandra Benites, Pablo Lafuente e José Ribamar Bessa, MAR, 2017).

 

 

Visitas Mediadas classificação livre

‘DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela’ (desde 6 de fevereiro)
Quarta a segunda – 12h e 18h (exceto quarta)
Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas
Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

Visitas Mediadas – Patrimonial  classificação livre
Quarta – 18h
Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas
Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, 4º andar

Visitas Mediadas com ênfase no patrimônio, se relacionando com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘Banco do Brasil e sua História’.

 

Visitas Mediadas em Libras  classificação livrecom Libras
Sábado – 15h
Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas
Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.

Seguindo os mesmos princípios da Visita Mediada, a Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores.

 

Lugar de Criação  classificação livre
Sábados, domingos e feriados – de 11h às 13h e de 15h às 17h

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte. A programação do Lugar de Criação para o mês de fevereiro é:

Lugar de Criação – Tesouro Reverso
02 e 03 de fevereiro
Local: Programa Educativo – 1º andar

Nesse jogo de tabuleiro partiremos em uma caça ao tesouro, em que cada carta ou casa pisada revelará algo sobre os valores que as coisas possuem e podem ter. Para o objetivo do jogo ser atingido e o tesouro encontrado, os jogadores devem pensar nos privilégios que terão que abrir mão, nas aquisições que terão que fazer e nos artifícios que terão que usar para chegar mais rápido na tão desejada recompensa.

Lugar de Criação – Desdobração de histórias
09 e 10 de fevereiro
Local: Programa Educativo – 1º andar

Soluço estava no Egito espantando tubarões quando chegaram as formiguinhaz e perguntaram: ‘Ogros são como cebolas?’ Ele respondeu: ‘Eu me remexo muito’, e foram para Eldorado. Moral da história: Sorria e acene.Neste Lugar de Criação, criaremos várias pequenas histórias improváveis e coletivas que possibilitam uma ligação do nosso universo ao de personagens animados.

Lugar de Criação – Essa animação é massa!
16 e 17 de fevereiro
Local: Programa Educativo – 1º andar

A partir da experimentação e olhares durante a exposição ‘DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela’, convidamos os visitantes a produzirem suas narrativas de animação com massinha, transformando imagens em volumes.

 Lugar de Criação Especial Pré-carnaval – Com que roupa eu vou?
23 e 24 de fevereiro
Local: Programa Educativo – 1º andar

Destaque do mês – Espaço de Convivência de ‘DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela’
Quarta a segunda, desde 6 de fevereiro – de 10h às 20h
Local: Exposição – 1º andar.

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.

Mais informações em breve!

Visitas Educativas Agendadas classificação livre

Segundas: 9h30, 10h, 10h30, 14h, 14h30, 19h  com Libras

Quartas e Quintas: 9h30, 10h, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Sextas: 9h30, 10h, 10h30, 14h, 14h30, 14h30  com Libras

Duração: 1h30 | Capacidade para grupos de até 44 pessoas

FOTO 5 - visita educativa

E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com

Atendimento telefônico em dias de semana, de 10h às 17h, no número (21)3808-2070 (com excepção da terça feira, quando o CCBB está fechado ao público).

Para mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Como chegar