Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Janeiro

02.01 a 31.01
  • Horário

    de 10h às 22h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

PROGRAMA CCBB EDUCATIVO  –  ARTE E EDUCAÇÃO

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições do Centro CulturalBanco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

As atividades se articulam à exposição Construções Sensíveis: A experiência geométrica latino-americana na coleção Ella Fontanals-Cisneros em cartaz até 07 de janeiro. Especialmente no mês de janeiro teremos uma programação extensa para todos os públicos, durante as férias escolares.

Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com

 

VISITAS EDUCATIVAS AGENDADAS

Segundas, Quartas, Quintas e Sextas

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogo e troca de experiências e saberes, aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, acolhendo os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento, é possível escolher entre opções de visitas à exposição, acrescidas de prática de ateliê, ou visita patrimonial. Consulte os horários disponíveis para visitas em Libras.

Duração: 1h ou 1h30

E-mail para agendamento: agendamentobh@ccbbeducativo.com

 

VISITAS MEDIADAS

De Quarta a Segunda, às 11h e 18h.

Nessas visitas os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados a partir de visitas ao prédio e à nossa exposição permanente, conhecendo nosso patrimônio, refletindo sobre memória e cuidado.

O CCBB Belo Horizonte possui duas salas de exposições permanentes, o Salão Nobre e a Sala do Secretário, montadas com móveis de época para resgatar a história do edifício e conservar a memória da cidade de Belo Horizonte.

Até 20 pessoas.

Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

Domingos e sextas às 18h.

Quartas às 15h.

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, da exposição permanente do CCBB-BH.

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

 

LUGAR DE CRIAÇÃO

Domingos, segundas, quartas, sextas e sábados, em dois horários: 10h às 12h e 14h às 16h.

Os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, juntando-se à nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte. Em janeiro, uma programação especial do Lugar de Criação com propostas de práticas diferentes a cada dia da semana.

Domingos – Brincadeiras no pátio

Caça ao tesouro, objetos voadores, trava-línguas e outras diversões para brincar juntos.

Segundas – Abrindo o jogo

Quebre a cabeça experimentando jogos de mesa, tabuleiro e outras diversões compartilhadas.

Quartas – Mão na terra

Compostagem, troca de mudas, jardinagem, plantio, bomba de sementes e outras práticas verdes.

Sextas – Impressos impressionantes

Gravuras, carimbos, stencil e outras experimentações impressas.

Sábados – Dia de Desenho

Hoje é dia de desenho! De apontar o lápis, de destampar a canetinha, de rabiscar o papel, pintar o cenário, fazer retrato e bordar o retalho! Hoje é dia de desenho!

 

LUGAR DE CRIAÇÃO EM LIBRAS

Domingos às 16h.

Um Lugar de Criação com ações acessíveis à todos, promovendo a cultura surda.

 

DE PAPO PRO AR

Convidados especiais para a programação de férias no CCBB!

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Segundas e sextas às 17h.

Histórias fantásticas e fantasiosas por contadores locais.

 

RE VERSOS

Quintas às 19h.

Saraus poéticos com grupos convidados de Belo Horizonte.

 

NO MEIO DO DIA

Sábados às 12h.

Música, Circo e Teatro para alimentar o espírito.

 

LABORATÓRIO DE CRÍTICA

Quinta e sexta, 24 e 25 de janeiro, 14h às 18h

O curso aborda aspectos da concepção, montagem, expografia e reflete sobre as especificidades de uma exposição. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural.

Com Yana Tamayo, coordenadora do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação no CCBB Brasília. É artista, educadora e curadora independente. É sócia-fundadora da Nave, espaço autônomo de arte onde desenvolve projetos de pesquisa e formação em arte, curadoria e execução de exposições.

Considerando a produção poética como campo de produção de conhecimento crítico do mundo, este será um laboratório poético-crítico no qual realizaremos exercícios coletivos na investigação de outros sentidos para a produção de discursos e objetos de arte no presente.

Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

 

MÚLTIPLO ANCESTRAL

Sábado, 26 de janeiro, às 12h.

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. Nesta edição, Weber Lopes e Geovanne Sassá, membros do Grupo Pé de Sonho, brindam o público com brincadeiras, jogos musicais e muita música. Comemorando a infância de cada um, todos poderão cantar as canções de maior sucesso do grupo, num encontro lúdico, leve e divertido. No repertório Cadê Clarisse?, Lá vai Chapeuzinho, Que Bicho Será? e Bruxa de Verruga, entre outras.

 

DIA NACIONAL DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Quarta, 30 de janeiro, às 19h.

Corpo e Gênero nas HQ’s Brasileiras. Abordagem aos processos criativos de artistas que exploram subjetividades e identidades para novas representações de sujeitos nos quadrinhos. Mini-curso com Samanta Coan, designer gráfico, doutoranda em Ciência da Informação (UFMG) e mestre em Design (UEMG). Co-fundadora do coletivo Lady’s Comics (2010-2018), primeiro site dedicado a mulheres e quadrinhos no Brasil.

Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Serviço: informações e agendamentos: (31) 3431-9440 / 9441 agendamentobh@ccbbeducativo.com
www.ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB BHcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários CEP: 30140-010 | Belo Horizonte - MG (31) 3431-9400

ccbbbh@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda das 10h às 22 horas (horário especial de verão)

Transporte Público
Como chegar