AVISO: A Videoteca foi transferida para a biblioteca e está funcionando normalmente

Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Julho

01.07 a 31.07
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

 

O PROGRAMA CCBB EDUCATIVO — ARTE E EDUCAÇÃO desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Destaque do mês | Programação especial de Férias

Na segunda metade de julho, o Programa CCBB Educativo ganha mais 4 dias de Lugar de Criação, com duas atividades especiais na programação de férias, com foco no público infanto-juvenil. Contaremos com dois artistas convidados que, junto com os educadores do CCBB, desenvolverão atividades extras especialmente para crianças e bebês curtirem junto com suas famílias.

Oficina ‘Eis.Crer.Ver’, com André Vargas

De 19 a 22.07 – de 11h às 13h e de 15h às 17h

A oficina do poeta e compositor André Vargas junta crianças e adultos que desejam entender a fala da natureza. Para isso, pedras jogadas sobre a terra revelarão desenhos que vão compondo um grande arquivo de formas de entender e se comunicar com a natureza e suas heranças. A proposta é de criação de um elo místico entre o mundo material e o mágico, onde será possível ver, pelos elementos naturais, mensagens sobre futuros e presentes.

André Vargas é poeta e compositor, autor de dois livros publicados: Caraminholas – poesias do fundo da cachola em 2012, e Roupa de Camaleão em 2017; além de ter composições gravadas por artistas como Ney Matogrosso e Júlia Vargas. Trabalha num projeto de tirinhas poétic as virtuais e independentes, Quasecomics, com o artista gravurista Daniel Bruno. Músico autodidata, desenvolve o projeto de musicalização infantil: Dois Ré Mi Fá com o também músico e artista visual Rodrigo Ferreira.
Oficina ‘Cidades Levadas’, com Clarice Rito

De 26 a 29.07 – de 11h às 13h e de 15h às 17h

Clarice Rito trabalha com a transformação de objetos e do lixo produzido no cotidiano e propõe nessa oficina a criação de roupas inspiradas na cidade que está ao nosso redor e no trajeto do visitante até o CCBB. Ao final de cada oficina, os participantes vestem suas criações e saem para um passeio, festejando e brincando.

Clarice Rito é carioca, formada em figurino e cenografia. Trabalha com artes visuais e performance desde 2009, explorando temas que vão da ecologia à poesia dos materiais, do espaço e das relações humanas. Após integrar por 7 anos a equipe de figurino do Theatro Municipal, passou a dedicar-se também ao público infantil, com aulas de yoga e oficinas de arte utilizando reciclagem e até legumes.

Eventos
Semana do Educador

04 de julho, 10h
05 de julho, 18h
06 de julho, 10h
07 de julho, 10h com intérprete em Libras
Duração: 2h | Capacidade para 20 pessoas por encontro
Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Queremos que os professores e educadores sejam os primeiros a visitar nossas exposições! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, assim como para educadores, logo na nossa primeira semana de entrada.
Neste encontro, realizaremos uma visita para professores e educadores à exposição Construções sensíveis: a experiência geométrica latino-americana na coleção Ella Fontanals-Cisneros, que inaugura no dia 27 de junho, e apresentaremos nossa agenda de atividades planejadas para a mostra.

➢ Ao final de cada encontro, sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do CCBB
para escolas, instituições públicas e ONGs para o período entre 01 e 31 de agosto de 2018.

Com a palavra…
14 de julho – 14h, com Eloisa Brantes
Duração: 2h

Com a palavra… é uma visita para o público espontâneo, realizada por especialistas ou profissionais referências em temas diversos. Aborda a exposição a partir de outros campos, olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte. Nesta edição, convidamos a artista performer Eloisa Brantes, que vai construir uma leitura da exposição partindo da experiência e modos de ocupação de nossos
corpos no espaço.

Eloisa Brantes é doutora em Artes Cênicas – UFBA/Université Paris 8, e professora do Instituto de Artes na UERJ, onde coordena o projeto de extensão Espaço transdisciplinar de pesquisa e criação em performance. É também artista fundadora do Coletivo Líquida Ação, no qual atua como diretora e performer desde 2007.

Programação Geral

Visitas Mediadas

De 01 até 9 de julho:
Quartas a Segundas – 12h e 18h

De 11 até 30 de julho (cronograma especial para férias):
Quartas a Segundas – 12h, 14h, 16h, 18h
Duração: 1h | Capacidade para até 20 pessoas

Cadastro realizado 30 minutos antes de cada visita, no térreo.

Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

Visitas Mediadas em Libras

Sábado – 15h
Duração: 1h | Capacidade para até 20 pessoas
Cadastro realizado 30 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.
Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, nas exposições em cartaz.

Lugar de Criação

Sábados e Domingos – de 11h às 13h e de 15h às 17h
Programa Educativo – 1º andar
Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, para se juntarem a nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte. A programação do Lugar de Criação para o mês de julho é:

Lugar de Criação – Catalugar
07 e 08 julho
Partindo do desejo de coletar e colecionar coisas, ações, objetos e sentimentos, o Lugar de Criação Catalugar deseja catalogar as cores e formas presentes nos lugares da exposição Construções sensíveis: a experiência geométrica latino-americana na coleção Ella Fontanals-Cisneros. Convidamos o público a participar da elaboração de um catálogo que mostrará as diferentes visões contidas em um mesmo lugar.

Lugar de Criação – Encontrar um conto
14 e 15 de julho
Pense em algumas frases. Recorte-as e embaralhe. Organize-as/Coloque-as numa grande folha de papel. Que história foi criada? O Lugar de Criação deste final de semana abre as portas para criar ou recriar histórias: cotidianas, fantásticas, imagéticas ou imaginárias, em base a histórias já contadas pelos visitantes do CCBB aos nossos educadores ao longo do mês anterior.

Lugar de Criação – Eis.Crer.Ver
21 e 22 de julho (continuação da Programação especial de férias)

Lugar de Criação – Cidades Levadas
28 e 29 de julho (continuação da Programação especial de férias)

Espaço de Convivência Construções sensíveis: a experiência geométrica latino-americana na coleção Ella Fontanals-Cisneros

classificação livrecom Libras

Quarta a Segunda – de 10h às 20h
Galerias – 1º andar
O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.

Para essa exposição, a atividade proposta integra interação e experimentação do público, ao inseri-lo em um cenário onde são desenvolvidas construções geométricas que viram imagens. Um jogo que traduz o tridimensional em bidimensional, e que permite refletir sobre a relação entre os corpos e o espaço. Pensado para público de todas as idades e para acolher pessoas com deficiência, o espaço conta ainda com vídeos em LIBRAS e audiodescrição sobre destaques da exposição.

Visitas Educativas Agendadas

De 01 até 9 de julho:
Segundas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h
Quartas e Quintas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h
Sextas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 15h30

De 11 até 30 de julho (cronograma especial para férias):
Segundas: 9h30, 14h30, 19h
Quartas e Quintas: 9h30, 14h30, 19h
Sextas: 9h30, 15h30
Duração: 1h30 | Capacidade para grupos de até 44 pessoas

Agendamento de Grupos

O agendamento de grupos às exposições pode ser feito pelo email agendamentorj@ccbbeducativo.com para visitas que contam com a mediação de nossos educadores.

Entrada franca.

Consulte a programação completa no site www.ccbbeducativo.com ou no site do CCBB – bb.com.br/cultura. Para mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Como chegar