Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Julho

01.07 a 31.07
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
l

Saiba mais sobre o programa

PROGRAMA CCBB EDUCATIVO  –  ARTE E EDUCAÇÃO

O Programa CCBB Educativo  —  Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB, e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

As atividades se articulam à exposição Dreamworks Animation – uma jornada do esboço às telas em cartaz até 29 de julho. No período de férias escolares, entre 15 e 31 de julho, acontecerá uma programação com convidados e ações especiais.

Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com

 

VISITAS EDUCATIVAS AGENDADAS

Segundas, Quartas, Quintas e Sextas

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogo e troca de experiências e saberes, aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, acolhendo os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento, é possível escolher entre opções de visitas à exposição, acrescidas de prática de ateliê, ou visita patrimonial. Consulte os horários disponíveis para visitas em Libras.

Infelizmente, dada a extraordinária procura, não temos mais horários disponíveis para visitas agendadas à exposição DreamWorks Animation no mês de julho.

Duração: 1h ou 1h30

E-mail para agendamento: agendamentobh@ccbbeducativo.com

 

VISITAS MEDIADAS TEMÁTICAS

De Quarta a Segunda, às 11, 13, 16  e 18 horas.

Nessas visitas os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados a partir das produções, práticas e poéticas presentes na exposição Dreamworks Animation – uma jornada do esboço às telas.

Os educadores estarão posicionados na galeria com proposições ao público presente.

Duração: 30 minutos

 

VISITAS MEDIADAS TEMÁTICAS EM LIBRAS

Domingos e sextas às 18 horas, quintas às 16 horas.

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada temática, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, da exposição Dreamworks Animation – uma jornada do esboço às telas.  

Duração: 30 minutos

 

LUGAR DE CRIAÇÃO

De 01 a 15 de julho, aos sábados e domingos em dois horários: 11 às 13 e 15 às 17 horas

Os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, juntando-se à nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

Duração: 2 h

 

LUGAR DE CRIAÇÃO – EDIÇÃO ESPECIAL NOTURNO DE MUSEUS

Lightpainting - Desenhando com a Luz

Dia 05 de julho, sexta, 19 às 21 horas

Neste Lugar de Criação, os visitantes do CCBB irão desenhar com luz! Usando lanternas coloridas e uma câmera fotográfica, iremos experimentar o desenho a partir de instruções que indicam movimentos do corpo. Ao fim da ação teremos uma exposição efêmera das imagens produzidas.

Duração: 1 hora cada sessão. Entradas às 19 e 20 horas.

 

LUGAR DE CRIAÇÃO – EDIÇÃO ESPECIAL DE FÉRIAS

Com Livia Arnaut

Dias 18, 19 e 22 de julho, quinta, sexta e segunda em dois horários: 11 às 13 e 15 às 17 horas

Desenhar uma árvore -Você já observou como cresce uma árvore? Cada ramo se divide em dois e, em seguida, esses ramos dividem-se em dois e assim por diante, formando diferentes tipos de árvores: pequenas, grandes, médias, tortas, finas e grossas… A proposta da atividade é criarmos muitas árvores, seguindo essa “dica” da natureza e a imaginação de cada um.

Livia Arnaut é ilustradora e professora de Artes Visuais de crianças e adolescentes. Assina as ilustrações da Revista digital para crianças Manga de Vento e é também co-fundadora e professora do Instituto Casa Viva de Educação e Cultura em Belo Horizonte.

Com Marcos Rhossard

Dias 25, 26 e 29 de julho, quinta, sexta e segunda em dois horários: 11 às 13 e 15 às 17 horas.

Onkara é uma oficina de construção de instrumentos de percussão artesanais desenvolvida a partir de materiais reaproveitados e sustentáveis como o bambu, a madeira e o couro.

Marcos Rhossard é arte-educador, músico, luthier e artesão. Especializado em cultura popular brasileira, ele enfatiza a importância da auto valorização de um povo como base para o crescimento individual e coletivo e propõe a prática de brincadeiras brasileiras de diferentes partes do Brasil e a utilização de instrumentos percussivos artesanais. Sua didática desperta a compreensão sobre a necessidade de uma relação consciente com a sociedade, com sua cultura e a cultura de outros povos.

Duração: 2 h

 

LUGAR DE CRIAÇÃO EM LIBRAS

Domingos às 17 horas

Um Lugar de Criação com ações acessíveis à todos, promovendo a cultura surda.

Duração: 1 h

 

LABORATÓRIO DE CRÍTICA

Com Beatriz Lemos

Segunda, 29 de julho, 17 às 21 horas

A partir da leitura prévia dos textos Como se preparar para a guerra, de Castiel Vitorino Brasileiro, Nativo ausente e escrita-despacho, de Thiago Florencio, e O mundo é meu trauma, de Jota Mombaça, o Laboratório de Crítica se propõe como um espaço de debate crítico acerca de escritos produzidos por artistas visuais. Como exercício prático, será proposta uma criação textual coletiva. Com a curadora Beatriz Lemos.

Beatriz Lemos (Rio de Janeiro, RJ), curadora e pesquisadora, mestre em História Social da Cultura pela PUC-RJ. É idealizadora da plataforma de pesquisa Lastro – Intercâmbios Livres em Arte e atua na promoção, ensino e curadoria de processos de criação anticoloniais, antirracistas e feministas no Brasil e América Latina. É curadora da Bolsa Pampulha 2018/2019 (Belo Horizonte, MG), da 3ª Frestas – Trienal de Artes (Sorocaba, SP) e coordena o Grupo de Estudos Lastro na Casa 1 (São Paulo, SP). Em 2017, integrou a comissão curatorial do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil e coordenou a residência artística Travessias Ocultas – Lastro Bolívia.

Inscrições em: www.ccbbeducativo.com

 

MÚLTIPLO ANCESTRAL – LABORATÓRIO PERCUCIÊNCIA

Com Carlinhos Ferreira

Sábado, 27 de julho, 11 às 13 horas

O arco musical é um instrumento mágico e talvez uma das mais antiga invenções da humanidade. Ele é encontrado em vários lugares e culturas ao redor do mundo e pode ter sido elaborado a partir do arco de caça. De tanto ouvir o som ao lançar uma flecha ou uma pedra na caçada, o som da corda do instrumento próxima do ouvido traz logo essa infalível  conexão. Acreditamos que um pedal melódico sendo tangido, vibrando um som contínuo, parece uma baita inspiração pros nossos ancestrais despertarem sua necessidade de cantar e fazer vocalizes com aquele som surpreendente. Nosso encontro procura trazer essas lembranças e contatos, além da história do arco usado na capoeira brasileira. Mostras suas ligações com os griots, com a tradição, ancestralidade e com a música. Os participantes poderão experimentar instrumentos de arco e suas diversas possibilidades melódicas.

Carlinhos Ferreira é músico percussionista e educador, trabalhando há mais de 25 anos com  oficinas de percussão e construção de instrumentos de percussão por todo o Brasil, com todos os públicos. Pesquisador das manifestações musicais de nossa Cultura Popular Brasileira, Latino Americana e de Matriz Africana. Além de Percuciência, seu último trabalho solo, participou de inúmeros trabalhos com outros artistas brasileiros e estrangeiros, em trilhas sonoras, gravações de álbuns e apresentações musicais.

Serviço: 
Informações e agendamentos: (31) 3431-9440 / 9441 agendamentobh@ccbbeducativo.com

www.ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB BHcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários CEP: 30140-010 | Belo Horizonte - MG (31) 3431-9400

ccbbbh@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda das 10h às 22 horas

Transporte Público
Como chegar