Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Junho

01.06 a 30.06
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

O PROGRAMA CCBB EDUCATIVO — ARTE E EDUCAÇÃO desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

 

Destaque do mês | Festa Junina

No mês de junho, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação celebra a chegada do inverno com comemorações juninas, trazendo música, ritmo e cores em oficinas para crianças e uma festa para todos os públicos.

 

Múltiplo Ancestral – Festa Junina com a Banda Flor de Manacá

Multiplo Festa Junina 2- Imagem Destacada -

 

29 de junho – 17h00

Duração: 2h

Local: Estacionamento do CCBB

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público e mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o material e imaterial, fortalecendo a relação dos diferentes sujeitos com situações caracterizadas pela diversidade.

Nesta edição, convidamos o público a conhecer personagens populares das celebrações de Festas Juninas, como o Boi e Brincante Tocadeira de Sanfona, ao som da Banda Flor de Manacá.

Banda Flor de Manacá é uma banda de forró formada por quatro mulheres na sanfona, zambumba, pandeiro e triângulo, com repertório de baiões, forrós, xotes e quadrilhas.

 

Lugar de Criação – Eu Faço Meu Brinquedo – Festa Junina

29 e 30 de junho

Local: Programa Educativo – 1º andar

Em essa oficina de criação, brincar é uma prática coletiva. Vamos construir brinquedos juntos – crianças, suas famílias e nossos educadores – em comemoração ao período de Festa Junina, confeccionando bandeirinhas e outros objetos simbólicos, e conversando sobre seus significados e histórias.

 

Programação Geral

Atividade Extra Meio Ambiente Ilhas do Rio - Imagem Destacada -

Atividade Extra – Dia do Meio Ambiente   

06 de junho – 10h às 15h

Apresentação sobre Educação Ambiental – 15h

Duração: 6h

Local: Térreo e Programa Educativo – 1º andar

Na ocasião do Dia do Meio Ambiente os educadores do Programa CCBB Educativo se juntam aos educadores ambientais do Projeto Ilhas do Rio para conversar com o público sobre a biodiversidade dos territórios de ilhas da cidade, com ajuda da coleção didática-científica da SAE/MNRJ.

No período de 10h às 15h, os educadores estarão no térreo do CCBB refletindo com o público sobre informações, curiosidades e modos de preservação nas ilhas do Rio, sobre as espécies endêmicas, de interesse farmacológico, ameaçadas, exóticas, invasoras e peçonhentas.

Haverá também às 15h uma apresentação para grupos escolares e demais interessados sobre os ecossistemas marinhos, com a educadora ambiental Flávia Brasil, integrante do Projeto Ilhas do Rio. As escolas que desejarem se organizar com antecedência, podem garantir sua participação na apresentação agendando pelo e-mail agendamentorj@ccbbeducativo.com

Projeto Ilhas do Riotem como base de sua atuação a pesquisa científica, o monitoramento ambiental, a educação ambiental e a mobilização social para o engajamento da sociedade no apoio às medidas de conservação, turismo consciente e uso sustentável do MoNa Cagarras e seu entorno. Idealizado pelo Instituto Mar Adentro e patrocinado pela Petrobras, iniciou suas atividades no MoNa Cagarras em 2011. O Museu Nacional é parceiro do Projeto Ilhas do Rio através da Seção de Assistência ao Ensino (SAE), que mantém a Coleção Zoológica Didática/Científica com espécies representativas do MoNa Cagarras para as atividades de mobilização social.

 

Curso Transversalidades

15 de junho – 10h, com Jaqueline Ventura

Duração: 2 horas | Capacidade para 70 pessoas

Local: Auditório 4º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Transv - Imagem Destacada -

 

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Para essa edição, a educadora e pesquisadora Jaqueline Ventura vai conversar sobre educação de jovens e adultos no Brasil.

Ao final do encontro, sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para o mês de julho de 2019.

Jaqueline Ventura é licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Tem experiência em docência na área de Educação de Jovens e Adultos. No período de 2002 a 2005 coordenou a Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública Municipal de Niterói. Atualmente, é Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Estudos Documentação e Dados em Trabalho e Educação (Neddate/UFF).

 

Com a Palavra…

15 de junho – 11h, com Alexandre Fenerich

Duração: 2h | Capacidade para 20 pessoas

Local: Exposição – 1º andar

Com a Palavra Fenerich - Imagem Destacada -

 

Com a Palavra… é uma visita à exposição em cartaz no CCBB, realizada por especialistas ou profissionais de referência em temas diversos. Aborda a exposição a partir de outros campos, olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Nesta edição, o Programa CCBB Educativo convida Alexandre Fenerich para realizar uma visita à exposição ‘Paul Klee: Equilíbrio Instável’ por meio de traduções musicais.

Alexandre Fenerich é compositor, artista sonoro e Doutor em Musicologia pela USP, com pesquisa sobre a relação entre música concreta, intimidade e voz. Trabalha com composição musical sobre mídias digitais, com foco em live electronics, espacialização aural e performances audiovisuais ao vivo. Participou de projetos internacionais como compositor e artista sonoro na Alemanha, em Portugal e no Brasil, além de diversos festivais de música e artes digitais. Ganhou diversos prêmios e editais com seu trabalho, como o Prêmio Funarte de Composição Clássica (2005). Tem 4 discos lançados, dois com Giuliano Obici pelo Duo N-1, um com Tato Taborda, e um disco com compilação de 10 anos de seu trabalho em música eletroacústica.

 

Visitas Mediadas

‘Paul Klee: Equilíbrio Instável’

‘50 Anos de Realismo: Do Fotorrealismo à Realidade Virtual’

Visita Mediada01 - Imagem Destacada -

 

Quarta a segunda – 12h e 18h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

 

Cronograma de Visitas Mediadas:

‘Paul Klee: Equilíbrio Instável’

Segunda, quinta e sexta às 12h

‘50 Anos de Realismo: Do Fotorrealismo à Realidade Virtual’ 

Sábado e domingo às 12h

Quarta a segunda às 18h

 

Visitas Mediadas – Patrimonial

Quarta – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Visita Mediada04 - Imagem Destacada -

 

Visitas Mediadas com ênfase no patrimônio, se relacionando com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘Banco do Brasil e sua História’.

 

Visitas Mediadas em Libras

Sábado – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.

Seguindo os mesmos princípios da Visita Mediada, a Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores.

 

Lugar de Criação

Sábados, domingos e feriados – de 11h às 13h e de 15h às 17h

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.

 

Lugar de Criação – Como Nasce uma Obra de Arte? – Especial ‘Paul Klee: Equilíbrio Instável’

Lugar de Criacao01 - Imagem Destacada -

 

01 e 02 de junho

Local: Programa Educativo – 1º andar

Cada artista desenvolve jeitos especiais de fazer, de olhar, de experimentar e assim se aproximar ao mundo de maneiras diferentes, as quais podemos compartilhar com nossos públicos. Essa edição está inspirada no trabalho do artista Paul Klee e seus processos criativos.

 

Lugar de Criação – Como Nasce uma Obra de Arte? – Especial ‘50 Anos de Realismo’

Lugar de Criacao02 - Imagem Destacada -

 

08 e 09 de junho

Local: Programa Educativo – 1º andar

Cada artista desenvolve jeitos especiais de fazer, de olhar, de experimentar e assim se aproximar ao mundo de maneiras diferentes, as quais podemos compartilhar com nossos públicos. Essa edição, em ocasião da exposição ‘50 Anos do Realismo’, está dedicada às estratégias utilizadas pelos artistas que tentam refletir sobre nossas realidades.

 

Lugar de Criação – Desde Pequeno

Lugar de Criacao03 - Imagem Destacada -

 

15 e 16 de junho

Local: Programa Educativo – 1º andar

Nesse Lugar de Criação, queremos oferecer a possibilidade para crianças pequenas terem contato com a arte dentro de um centro cultural, com experiências inspiradas pelo trabalho do artista Paul Klee.

 

Lugar de Criação –  Trocação de Histórias

Lugar de Criacao04 - Imagem Destacada -

 

20, 21, 22 e 23 de junho

Local: Programa Educativo – 1º andar

Dedicado à leitura, à música e à narrativa. Crianças e suas famílias estão convidados a participar na produção de narrativas e de imaginários, a partir da experiência de visitar o CCBB.

 

Lugar de Criação – Eu Faço Meu Brinquedo – Festa Junina

Lugar de Criacao

 29 e 30 de junho

Local: Programa Educativo – 1º andar

Destaque do mês.

 

Espaço de Convivência de ‘Paul Klee: Equilíbrio Instável’

Quarta a segunda – de 10h às 20h

Local: Exposição – 1º andar

Espaço de Convivência2 - Imagem Destacada -

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.

Combinando perspectivas da arte e da educação, trazemos para este espaço alguns dos interesses e preocupações do Paul Klee, que propomos explorar em processos de imaginação, criação e experimentação a partir das obras do artista.

 

Espaço de Convivência de ‘50 Anos de Realismo: Do Fotorrealismo à Realidade Virtual’

Local: Hall dos elevadores – 2º andar

Espaço de Convivência - Imagem Destacada -

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.

O Espaço de Convivência de ‘50 Anos de Realismo’ propõe exercícios de reflexão lúdica sobre as linguagens que utilizamos para representar a realidade, seja em forma de palavras ou de imagens, seja na arte ou em nossas vidas.

Horário de ativação:

Sábado e domingo às 12h

Quarta a segunda às 18h

 

Visitas Educativas Agendadas

Segundas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Quartas e Quintas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Sextas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Duração: 1h30 | Capacidade para grupos de até 44 pessoas

E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com

Atendimento telefônico em dias de semana, de 10h às 17h, no número (21)3808-2070 (com excepção da terça feira, quando o CCBB está fechado ao público).

Para mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Como chegar