Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB educativo Maio

01.05 a 31.05
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
l

Saiba mais sobre o programa

O PROGRAMA CCBB EDUCATIVO — ARTE E EDUCAÇÃO desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Destaque do mês | Semana Nacional dos Museus

Na ocasião da 17ª Semana Nacional dos Museus, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação propõe uma programação especial que conecta nossas ações mensais ao tema proposto para essa edição, ‘Museus Como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições’, com edições especiais do Múltiplo Ancestral, Transversalidades e Lugar de Criação.

Múltiplo Ancestral – Tradições no Presente, com Sandra Benites e Francineia Bitencourt Fontes 

17 de maio – 18h

Duração: 2h | Capacidade 40

Local: Programa Educativo – 1º andar

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público e mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o material e imaterial, fortalecendo a relação dos diferentes sujeitos com situações caracterizadas pela diversidade.

Para a Semana Nacional dos Museus, e em resposta ao tema geral, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida no Rio de Janeiro duas pesquisadoras indígenas que estão desenvolvendo seu trabalho no Museu Nacional/UFRJ. Francineia Bitencourt Fontes, Baniwa, e Sandra Benites, Guarani Nhandewa, propõem uma conversa sobre a relação entre tradição, presente e futuro desde uma perspectiva indígena; e sobre como os museus podem, talvez, escapar das lógicas temporais e distinções entre saberes que os definem na atualidade. A conversa será acompanhada de uma prática de trançado que será compartilhada pelas convidadas com o público, de modo que as tradições ocupem nossas mãos ao mesmo tempo que elas estão presentes em nossas palavras.

Francineia Bitencourt Fontes, é pesquisadora Baniwa, originaria do Alto Rio Negro, município de São Gabriel da Cachoeira, e residente no Rio de Janeiro, onde é doutoranda em Antropologia Social no Museu Nacional/UFRJ.

Sandra Benites (Ara Rete), é educadora Guarani Nhandewa, originária da aldeia Porto Lindo, no município de Japorá, Mato Grosso do Sul. Atualmente é doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ.

Curso Transversalidades

 

18 de maio – 10h

Duração: 2 horas | Capacidade para 70 pessoas

Local: Sala 26 – 4º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Foto 1 - Transversalidades Gleyce Pablo - Imagem Destacada -

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Para essa edição, Gleyce Heitor, co-fundadora do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação, e Pablo Lafuente, Coordenador Local do Programa no Rio de Janeiro, propõem uma conversa sobre educação nas artes, sobre as transformações feitas possíveis pelo trabalho com arte-educação, e sobre as implicações que esse trabalho tem para pensar museus e centros culturais como o CCBB.

Ao final do encontro, sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para o mês de junho de 2019.

Gleyce Heitor é educadora e pesquisadora, e tem experiência com projetos de mediação cultural, educação e programas públicos em museus, exposições e demais instituições de arte. Atuou como Coordenadora Pedagógica do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação em 2018, sendo responsável pela elaboração e implementação do programa pedagógico, a formação e acompanhamento das equipes e o desenvolvimento de materiais pedagógicos. Atualmente é Coordenadora de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Pablo Lafuente é escritor e curador. Fez parte da equipe curatorial da 31a Bienal de São Paulo (2014) e de ‘Dja Guata Porã: Rio de Janeiro Indígena’ (MAR, 2017–18). Atualmente é Coordenador Local do Programa CCBB Educativo no Rio de Janeiro.

Lugar de Criação – Especial Semana Nacional dos Museus

18 e 19 de maio – de 11h às 13h e de 15h às 17h

Local: Programa Educativo – 1º andar

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.

Durante a Semana Nacional dos Museus, o Lugar de Criação propõe um círculo de ideias e relatos entre educadores, profissionais da área da educação e das artes, crianças e famílias; com foco nos temas cultura, tradição, patrimônio, futuro e resistência.

Programação Geral

Atividade Extra – Dia das Mães – Mães Amplificadas

11 de maio – 15h, com Leticia Caetano e Celina Rodrigues

Duração: 2h | Capacidade para 40 pessoas

Local: Programa Educativo – 1º andar

Na ocasião do Dia das Mães, organizamos uma roda de conversa sobre as múltiplas formas de maternidade – um convite a pensar e trocar experiências sobre cuidados, acolhimentos, integração e equilíbrio entre maternidade, trabalho e vida social. As crianças são bem vindas.

Foto 2 - Mães Amplificadas - Imagem Destacada -

Letícia Caetano é historiadora e educadora, dedica sua carreira na pesquisa das relações de mulheres negras na sociedade contemporânea. Está grávida de seu primeiro filho aos 23 anos.

 Foto 3 - Mães Amplificadas - Mãe-Celina - Imagem Destacada -

Celina Rodrigues, é conhecida como Mãe Celina de Xangô. É gestora do Centro Cultural Pequena África, na região portuária e fundadora da Lavagem do Cais do Valongo.

Laboratório de Crítica

23 de maio – 16h, com Leno Veras

Duração: 5h | Capacidade para 15 pessoas

Local: Programa Educativo – 1º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Foto 4 - Laboratorio de Critica Leno Veras - Imagem Destacada -

Com o Laboratório de Crítica, ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, desejamos potencializar a arte como espaço de formação e pesquisa.

Continuando com as reflexões suscitadas pela presença no CCBB da exposição ‘Arqueologia do Resgate: Museu Nacional Vive’ em março e abril de 2019, nosso Laboratório de Crítica em maio propõe a seguintes perguntas: o que, afinal, é um museu? Qual o seu papel na contemporaneidade? Como, ou porque, definir seus limites? Que resta quando museus são destruídos? Há futuro para os nossos museus? Com foco nas coleções digitalizadas do Museu Nacional, pensaremos juntos sobre como contribuir com este museu, que segue vivo.

Leno Veras é comunicólogo, pesquisador e professor, dedicando-se aos campos curatorial e editorial com foco na abordagem educativa. Atualmente, desenvolve tese de doutoramento na Escola de Comunicação da UFRJ, onde leciona a disciplina ‘Museus Como Meios de Comunicação: Interfaces entre Memória e Imaginário’. Como pesquisador visitante, realiza pesquisa sobre mapas e imagens temporais junto ao Instituto Warburg, instituição vinculada à Escola de Estudos Avançados da Universidade de Londres.

Semana do Educador ‘Paul Klee: Equilíbrio Instável’

16 de maio

16 de maio – 10h, com intérprete em Libras e 19h

Duração: 2h | Capacidade para 25 pessoas por encontro

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Queremos que os professores e educadores sejam os primeiros a visitar as exposições do CCBB! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, assim como para educadores, logo na nossa primeira semana de entrada.

Neste encontro, realizaremos uma visita para professores e educadores à exposição ‘Paul Klee: Equilíbrio Instável’, que inaugura no dia 14 de maio, e apresentaremos nossa agenda de atividades planejadas para a mostra.

Ao final de cada encontro, sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para o mês de junho de 2019.

Semana do Educador ‘50 Anos de Realismo: Do Fotorrealismo à Realidade Virtual’

22 e 23 de maio

22 de maio – 19h

23 de maio – 10h, com intérprete em Libras

Duração: 2h | Capacidade para 25 pessoas por encontro

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Queremos que os professores e educadores sejam os primeiros a visitar as exposições do CCBB! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, assim como para educadores, logo na nossa primeira semana de entrada.

Neste encontro, realizaremos uma visita para professores e educadores à exposição ‘50 anos de Realismo’, que inaugura no dia 21 de maio, e apresentaremos nossa agenda de atividades planejadas para a mostra.

Ao final de cada encontro, sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para o mês de junho de2019.

Visitas Mediadas

Foto 5 - Visita Mediada - Imagem Destacada -

‘Paul Klee: Equilíbrio Instável’

A partir de 15 de maio

‘50 Anos de Realismo: Do Fotorrealismo à Realidade Virtual’

A partir de 22 de maio

‘Galeria de Valores’ e ‘O Banco do Brasil e sua História’

(permanente)

Quarta a segunda – 12h e 18h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

Cronograma de Visitas Mediadas depois do 22 de maio:

‘Paul Klee: Equilíbrio Instável’

Segunda, sexta e sábado às 18h

Quinta e domingo às 12h

‘50 Anos de Realismo: Do Fotorrealismo à Realidade Virtual’ 

Segunda, sexta e sábado às 12h

Quarta, quinta e domingo às 18h

Visitas Mediadas – Patrimonial

Quarta – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.

Visitas Mediadas com ênfase no patrimônio, se relacionando com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘Banco do Brasil e sua História’.

Visitas Mediadas em Libras

Sábado – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.

Seguindo os mesmos princípios da Visita Mediada, a Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores.

Lugar de Criação

Sábados, domingos e feriados – de 11h às 13h e de 15h às 17h

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.

Foto 6 - Lugar de Criação - Imagem Destacada -

Lugar de Criação – Como Nasce uma Obra de Arte?

04 e 05 de maio

Local: Programa Educativo – 1º andar

Cada artista desenvolve jeitos especiais de fazer, de olhar, de experimentar e assim se aproximar ao mundo de maneiras diferentes, as quais podemos compartilhar com nossos públicos.

Lugar de Criação – Desde Pequeno

11 e 12 de maio

Local: Programa Educativo – 3º andar

Nesse Lugar de Criação, queremos oferecer a possibilidade para bebês e crianças pequenas terem um primeiro contato com a arte.

Lugar de Criação – Especial Semana Nacional dos Museus

18 e 19 de maio

Ver destaque do mês.

Lugar de Criação – Eu Faço Meu Brinquedo

25 e 26 de maio

Local: Programa Educativo – 1º andar

Vamos pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva, construindo brinquedos juntos – crianças, suas famílias e nossos educadores.

Espaço de Convivência de ‘Paul Klee: Equilíbrio Instável’

(a partir de 15 de maio)

Quarta a segunda – de 10h às 20h

Local: Exposição – 1º andar

Foto 7 - Espaço de Convivência Paul Klee - Imagem Destacada -

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.

A partir de manifestações do campo da arte e educação, trazemos para este espaço algumas dos interesses e preocupações das obras do artista Paul Klee, propondo uma tradução das obras em processos de imaginação, criação e experimentação.

Espaço de Convivência de ‘50 Anos de Realismo: Do Fotorrealismo à Realidade Virtual’

(a partir de 22 de maio)

Local: Hall dos elevadores – 2º andar

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.

O Espaço de Convivência de ‘50 Anos de Realismo’ propõe exercícios de reflexão lúdica sobre as linguagens que utilizamos para representar a realidade, seja em forma de palavras ou de imagens, seja na arte ou em nossas vidas.

Horário de ativação:

Segunda, sexta e sábado às 12h

Quarta, quinta e domingo às 18h

Visitas Educativas Agendadas

Foto 8 - Visita Agendada - Imagem Destacada -

Segundas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Quartas e Quintas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Sextas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Duração: 1h30 | Capacidade para grupos de até 44 pessoas

E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com

Atendimento telefônico em dias de semana, de 10h às 17h, no número (21)3808-2070 (com excepção da terça feira, quando o CCBB está fechado ao público).

Para mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Como chegar