Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Maio

01.05 a 31.05
  • Horário

    de 10h às 22h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

O Programa CCBB Educativo —  Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB, e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

As atividades se articulam à exposição Dreamworks Animation – uma jornada do esboço às telas em cartaz a partir de 15 de maio.

Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com

VISITAS EDUCATIVAS AGENDADAS

Segundas, Quartas, Quintas e Sextas

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogo e troca de experiências e saberes, aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, acolhendo os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento, é possível escolher entre opções de visitas à exposição, acrescidas de prática de ateliê, ou visita patrimonial. Consulte os horários disponíveis para visitas em Libras.

Duração: 1h ou 1h30

E-mail para agendamento: agendamentobh@ccbbeducativo.com

VISITAS MEDIADAS

De Quarta a Segunda, às 11 e 18 horas.

Nessas visitas os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados a partir das produções, práticas e poéticas presentes na exposição Dreamworks Animation – uma jornada do esboço às telas, bem como nas visitas ao prédio, conhecendo nosso patrimônio, refletindo sobre memória e cuidado.

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Duração: 1h

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

Domingos e sextas às 18 horas, quartas às 15 horas. 1 hora de duração.

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, numa experiência compartilhada com os educadores, da exposição Dreamworks Animation – uma jornada do esboço às telas.  

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Duração: 1h

LUGAR DE CRIAÇÃO

Sábados, domingos e feriados em dois horários: 11 às 13 e 15 às 17 horas

Os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, juntando-se à nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

Duração: 2 h

LUGAR DE CRIAÇÃO EM LIBRAS

Domingos às 17 horas

Um Lugar de Criação com ações acessíveis a todos, promovendo a cultura surda.

Duração: 1 h

ATIVIDADE EXTRA DIA DAS MÃES

Com Cristina Gandra

Domingo, 5 de maio, em dois horários de 10 às 11 e de 11 às 12 horas

Autocuidado Feminino baseado em Mindfulness e Compaixão

No contexto contemporâneo, nós mulheres dividimos nossa rotina entre diversas atividades e papéis: profissão, maternidade, estudos, cuidados com a casa, relacionamentos e muitos outros. Com uma sobrecarga de exigências sociais e internas, muitas de nós nos sentimos pressionadas pelas demandas, identificadas com as expectativas e julgamentos, ameaçadas pelo desequilíbrio de gênero e desconectadas de nós mesmas e dos demais.

As práticas de Mindfulness (consciência plena) e Compaixão podem nos ajudar em qualquer lugar que nos encontrarmos e em qualquer momento de nossas vidas. Não somente são úteis para vivenciarmos conscientemente o momento presente, mas também para manejarmos de maneira auto-compassiva os diversos papéis que executamos e que mudam de maneira radical com o passar dos anos, trazendo maior saúde mental e bem-estar fisiológico. Elas também favorecem o desenvolvimento de atitudes e qualidades básicas para que possamos nos sentir mais confortáveis em nosso próprio corpo, seja qual for nossa cor, forma e condições físicas.

Estudos sugerem que os treinamentos baseados em Mindfulness e Compaixão trazem grandes benefícios de impacto pessoal e social, pois favorecem um estado de maior presença e abertura; diminuem o estresse e a ansiedade; desenvolvem condutas altruístas; promovem estados mentais positivos e aumentam a experiência de sentido de vida. Nas pesquisas científicas, pessoas com maior “pontuação” em compaixão apresentam maior resiliência emocional; estabelecem relações interpessoais mais satisfatórias; contam com um sistema imunológico mais forte e experimentam menor solidão e maior conexão.

Duração: 2 horas

17ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições

De 13 a 19 de maio

TRANSVERSALIDADES

Com Francisca Caporali e Mateus Mesquita

Quinta, 16 de maio, às 19 horas.

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas. Conta com intérprete de LIBRAS.

Partindo dos projetos realizados pelo JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, espaço artístico autônomo da região metropolitana de Belo Horizonte, que ao longo de 10 anos de existência promove diálogos entre arte e educação, Francisca Caporali, coordenadora artística e Mateus Mesquita, coordenador técnico, abordarão a educação nas artes, as transformações e o impacto na cultura e suas relações com o trabalho em museus e centros culturais, em especial o CCBB.

Duração: 2 horas

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À LGBTFOBIA

Sexta, 17 de maio, 14 às 16 horas

No dia de internacional de combate à LGBTFOBIA, a Equipe do Programa CCBB Educativo propõe uma ação colaborativa contra à violência e pelo direito à existência.

LUGAR DE CRIAÇÃO ESPECIAL – SEMANA DE MUSEUS 2019

Sábado, 18 de maio, 15 às 17 horas

Propomos um círculo de ideias e relatos entre educadores e profissionais do campo da educação em museus.

MÚLTIPLO ANCESTRAL – O FEMININO FUTURO DA CAPOEIRA

Domingo, 19 de maio, 10 horas às 13 horas

Com Mestra Alcione Oliveira e Grupo Candeia de Capoeira Angola

Encerrando a Semana de Museus 2019, o CCBB Belo Horizonte recebe o Grupo Candeia de Capoeira Angola, com a primeira mestra de Capoeira Angola de Minas Gerais, Alcione Oliveira, para uma roda de jogo e reflexão sobre a presença das mulheres na capoeira, uma revisão das tradições e dos modos de fazer para um novo equilíbrio dos corpos.

SEMANA DO EDUCADOR – DREAMWORKS

Quarta, 24 de maio – 18h30 às 20h30;

Quinta, 25 de maio – 16h às 18h;

Sexta, 26 de maio – 9h30 às 11h30;

Sábado, 27 de maio – 10 às 12h – Com intérprete de Libras.

Queremos que os professores sejam os primeiros a visitar nossas exposições! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, nos primeiros dias de cada mostra. 20 vagas por dia. Visitas com duração de até 2h.

Inscrições em www.ccbbeducativo.com

Serviço: 
Informações e agendamentos: (31) 3431-9440 / 9441 agendamentobh@ccbbeducativo.com

www.ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB BHcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários CEP: 30140-010 | Belo Horizonte - MG (31) 3431-9400

ccbbbh@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda das 10h às 22 horas (horário especial de verão)

Transporte Público
Como chegar