Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo – Múltiplo ancestral

19.05
  • Horário

    de 16h às 18h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

 

Múltiplo ancestral – O Cerrado em Fios d´água – Especial Semana Nacional de Museus, com Grupo Matizes Dumont
19 de maio, dom, das 16h às 18h
O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio.

Sinopse desta edição: O Cerrado em Fios d´água
Na Semana Nacional de Museus 2019, que apresenta como tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação tem o prazer de receber para uma oficina vivencial o grupo de bordadeiras Matizes Dumont.
Numa roda de conversa, o Grupo Matizes Dumont abordará o processo criativo na linguagem do bordado e a experiência vivida pelos artistas, um bordado chamado cuidado. Realizaremos uma vivência criativa com o público do CCBB, experienciando o tema Cerrado e as suas águas nascentes, dando oportunidade aos participantes de bordar de forma coletiva com outras comunidades

Sobre o Grupo Matizes Dumont: O Grupo Matizes Dumont transforma o bordado clássico em arte contemporânea por meio de uma estética própria, com liberdade e espontaneidade. No grupo a arte ocupa um lugar de encontro, de formação de identidade, de descobertas, ressignificação de valores éticos e estéticos, e seu bordado afetivo tem hoje lugar nas Artes Visuais. Uma das principais contribuições do Matizes Dumont para as artes é a inovadora linguagem do bordado empregada de forma livre e espontânea nas artes visuais e nas artes gráficas: são telas, ilustração de livros, capas de discos, imagens contando histórias. As criações desse grupo de artistas são um emocionado registro da vida brasileira, onde a linha da imaginação solta e imprevisível é uma estratégia para o bordado com arte, ousadia e sensibilidade. O conjunto da obra, ao longo de três décadas, é transmitida de uma geração à outra revelando a conexão entre os temas da natureza, de nossa paisagem, e da memória coletiva. Os integrantes do Matizes Dumont, Antônia Zulma, Ângela, Demóstenes, Martha, Marilu e Sávia, todos nascidos a beira do rio São Francisco tem a observação da natureza, a poesia, a liberdade como inspiração. Na origem, o grupo bebeu na fonte da cultura popular, inspirando-se no bordado clássico universal, abrindo novas possibilidades e novos sentidos para a arte milenar do bordado. Ao romper com os padrões da técnica tradicional do bordado, o Grupo Matizes Dumont acrescentou a ele outras possibilidades revelando-o como linguagem estética-poético-visual própria.

Informações, dúvidas e agendamento:
61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com

Imagem-Destacada--

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar