Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Novembro

01.11 a 30.11
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

Visitas Mediadas

Seg, qua, qui e sex – 11h, 17h

Sáb, dom e feriado – 10h, 17h

Quais as discussões presentes nas obras dos artistas contemporâneos africanos? Essa e outras questões são apresentadas pelos educadores que propõem a você um diálogo através de uma visita pela exposição Ex África.

 

Visitas Teatralizadas

Qui, sáb, dom e feriados- 18h

Através de uma divertida viagem no tempo, personagens históricos realizam uma visita pelo prédio do CCBB compartilhando curiosidades sobre sua fundação, arquitetura e a memória de Belo Horizonte.

 

Em Cantos e Contos

Sáb, dom e feriados – 15h

Inspirados pela lenda africana de Ananse, pela simbologia da árvore Baobá e a grande mitologia iorubá, os educadores criam uma grande teia de contos para apresentar visões sobre a exposição Ex África.

 

Espaço Sensorial – Ubuntu

Seg, qui, sex – 14h às 18h

Qua – 17h às 20h

Sáb, dom e feriados – 14h às 20h

Ubuntu é uma antiga palavra do dialeto africano zulu e significa que “uma pessoa é uma pessoa por meio de outras pessoas”. Nessa ação, convidamos você a olhar para o continente africano a partir de outras perspectivas. O que nos liga? O que nos separa? O que os artistas de Ex África tem a nos dizer? Como aproximar as nossas experiências vividas praticando o exercício de desprendimento das barreiras e dos preconceitos? Entre e permita-se ser coletivamente.

 

Laboratório de Artes Visuais – Nossas Bandeiras

Sáb, dom e feriados – 17h

O que é uma bandeira? Qual o significado por trás dos elementos que a compõe? Através da análise das bandeiras dos países dos artistas presentes na exposição Ex África, o Educativo propõe a criação de uma grande bandeira junto ao público tendo como referência a simbologia adinkra, um sistema de escrita africano que representa ideias expressas em provérbios.

 

Pequenas Mãos – Histórias Traçadas

Sáb, dom e feriados – 13h

Analisando a obra de Ibrahim Mahama ‘Non-Orientable’, exposta no Pátio do CCBB, qual história há por trás de cada caixa que a compõe? É possível que essas histórias se cruzem e formem uma grande teia? Partindo dessas questões, os educadores convidam as crianças a criarem coletivamente uma grande teia de fios coloridos, em uma conversa sobre composição artística, narrativa e memória.

 

TERRITÓRIOS - Semana da Consciência Negra

22 a 26 de novembro – consulte programação Da Diáspora Africana – um resgate de identidades Rodas de conversas e apresentações artísticas que proporcionarão a reflexão dos participantes sobre a cultura negra na história e na atualidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

Ações acessíveis em Libras:

Em Cantos e Contos em Libras – Dom às 14h

Librário – Dom às 14:30h

Sex às 18h

Visitas mediadas em Libras – Dom às 15h.

 

Além de todas essas atividades, o CCBB Educativo oferece horários de visitas agendadas para grupos, durante a semana. Para mais informações nos contate: 3431-9440 / 3431-9441 / agendamentoccbb.bh@gmail.com

*Atividades com duração média de 45 minutos.

**Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Gostou do evento?

CCBB BHcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários CEP: 30140-010 | Belo Horizonte - MG (31) 3431-9400

ccbbbh@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda das 10h às 22 horas

Transporte Público
Como chegar