Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Outubro

01.10 a 31.10
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

O PROGRAMA CCBB EDUCATIVO — ARTE E EDUCAÇÃO desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Destaque do mês | Semana da Criança classificação livre

12 a 15 de outubro

Na ocasião do Dia da Criança e do Aniversário do Banco do Brasil e do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (12 de outubro), o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação propõe uma série de atividades ocupando diferentes locais no prédio, com propostas para crianças e suas famílias.

Atividade Extra: Circo no Ato

FOTO 1 - RJ_Extra_Circo_no_Ato
12 de outubro, 10h30

Duração: 1h

Local: Área do estacionamento e Térreo

O Programa CCBB Educativo e os artistas do coletivo Circo no Ato convidam as crianças e suas famílias a um espetáculo que envolve malabares, acrobacias e brincadeiras.

Circo no Ato é um coletivo de 12 artistas que atuam com diversas técnicas circenses, com uma identidade artística plural e múltipla. Foi contemplado com o Prêmio Carequinha/Funarte em 2013, para a realização de uma circulação de rua por 10 cidades do estado do Rio de Janeiro, e vencedor da Mostra Competitiva de Circo do FIl em 2014 e contemplado com o Viva a Arte!, Fomento Direto da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro em 2015, para a criação do novo espetáculo de repertório da companhia em 2016.

13h–14h, Contação de Histórias com equipe do Programa CCBB Educativo, baseada no livro-poema A vida não me assusta de Maya Angelou, que foi ilustrado com desenhos por Jean-Michel Basquiat.

Local: Biblioteca – 5º andar

17h–18h, Contação de Histórias com Carmel Farias Puri: Alkeh Churi

Local: Biblioteca – 5º andar

Contação de histórias com Carmel Puri, quem conta, com o tapete contador de histórias e acompanhada da atriz e educadora popular Melissa Coelho, uma narrativa familiar sobre o aparecimento do povo Puri na terra Alkeh Churi. O tapete de fuxico oferece um cenário de leitura dramatizada, contação de histórias e teatro de bonecos.

Carmel Farias Puri, indígena da etnia Puri, neta e filha de Puri, nascida em bom Jesus de Itabapuana, Rio de Janeiro. Contadora de histórias, arte educadora popular, estudante do curso de pedagogia na Estácio, RJ, artesã , atriz formada pela escola de teatro FAETEC, coordenadora do coletivo Sementes da Terra, membro do movimento de ressurgência Puri do Rio de Janeiro atualmente cultiva um pequeno espaço de ecossistema no fundo do seu quintal juntamente com a criação de galinhas caipiras.

Lugar de Criação Oficina de máscaras

12, 13, 14 e 15 de outubro – de 11h às 13h e de 15h às 17h

Local: Programa Educativo – 1º andar

Coincidindo com a inauguração da exposição ‘Jean Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi’, e inspirados na obra do artista, propomos a criação de máscaras de personagens construídos por elementos variados, utilizando fragmentos de outras imagens.

Visitas Mediadas Patrimonial

Visita Educativa

12 a 15 de outubro – 10h, 12h, 15h, 18h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Visitas mediadas com ênfase no Patrimônio para celebrar a fundação do Banco do Brasil e do CCBB. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar histórias e memórias do prédio do CCBB.

Programação Geral

Laboratório de Crítica classificação 14 anos

Laboratório de Crítica

8 de outubro – 17h, com Nielson Bezerra

Duração: 4h | Capacidade para 15 pessoas

Local: Programa Educativo – 1º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Com o Laboratório de Crítica, ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, desejamos potencializar a arte como espaço de formação e pesquisa.

Nesta edição, convidamos o professor Nielson Bezerra para compartilhar sua pesquisa sobre a historiografia da região da Baixada Fluminense pela perspectiva da diáspora africana e presença indígena na região e tecer, com os participantes do laboratório, uma crítica sobre a escrita da História e os processos de produções historiográficas.

Nielson Rosa Bezerra é Professor do Departamento de Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicações em Periferias da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF); Diretor de Pesquisa do Museu Vivo do São Bento; Coordenador da Licenciatura em História da Faculdade de Belford Roxo (FABEL). É autor de 8 livros, entre eles ‘A cor da Baixada: escravidão, liberdade e pós abolição no Recôncavo da Guanabara’ (INEPAC/APPH-CLIO, 2012). Atualmente desenvolve pesquisa sob o título ‘Escravidão e Biografias: trajetórias individuais e identidades coletivas de africanos na diáspora atlântica (Recôncavo do Rio de Janeiro, séculos XVIII e XIX)’.

Semana do Educador

08–11 de outubro

08 de outubro, 10h

09 de outubro, 15h

10 de outubro, 19h

11 de outubro, 10h com intérprete em Libras

Duração: 2h | Capacidade para 20 pessoas por encontro

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Queremos que os professores e educadores sejam os primeiros a visitar nossas exposições! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, assim como para educadores, logo na nossa primeira semana de entrada.

Neste encontro, realizaremos uma visita para professores e educadores à exposição ‘Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi’, com acesso especial a exposição durante a montagem, que inaugura no dia 12 de outubro, e apresentaremos nossa agenda de atividades planejadas para a mostra. Ao final de cada encontro, sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para o período entre 01 e 30 de novembro de 2018.

Atividade Extra Dia do Professor

15 de outubro – 17h

Duração: 2h

Local: Sala 26 – 4º andar

Na ocasião do Dia do Professor, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

quer celebrar a profissão com uma recepção para professores, suas famílias e amigos, com uma conversa sobre processos de colaboração e ensino por parte dos integrantes de Ah! Banda, grupo musical formado por professores e estudantes, a partir de experiências vividas em uma sala de aula de música. Após a conversa, Ah! Banda oferecerá uma apresentação musical com um repertório de música brasileira e autoral, experimentando com estéticas já estabelecidas e também novas formas de expressão.

Ah! Banda é um grupo musical formado a partir do projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ‘Juventude, Prática Musical e Expressão: vivendo e criando música com jovens’, idealizado pela professora Ilana Assbú Linhales Rangel, é oriundo do Departamento de Educação Física e Artística do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e está cadastrado no DEPEXT desde 2003. O grupo pesquisa a música brasileira em seus aspectos históricos, sociais, culturais e musicais, conferindo a cada repertório pesquisado um modo singular de expressá-lo com concepções próprias em seus arranjos musicais.

Curso Transversalidades com Libras classificação 14 anos

Curso Transversalidades

20 de outubro – 10h, com Raphael Fonseca

Duração: 2h | Capacidade para 70 pessoas

Local: Sala 26 – 4º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Nesta edição, Raphael Fonseca conversará sobre suas experiências como professor de Artes Visuais no Colégio Pedro II e como curador de exposições, compartilhando alguns aspectos de sua experiência em sala de aula com turmas do primeiro ano do Ensino Médio e como essa prática está sempre em diálogo com as suas pesquisas como curador. O conteúdo programático, as maneiras de realizar avaliações e um recente evento de arte contemporânea organizado com alunos do Pedro II serão alguns dos aspectos abordados.

Ao final do encontro sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do Programa CCBB Educativo para escolas, instituições públicas e ONGs para o período entre 01 e 30 de novembro de 2018.

Raphael Fonseca é pesquisador nas áreas de história da arte, curadoria e crítica. Professor do Colégio Pedro II e curador do MAC Niterói. Doutor em Crítica e História da Arte pela UERJ. Recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça de curadoria (2015) e o prêmio de curadoria do Centro Cultural São Paulo (2017). Escreve regularmente para a revista ArtNexus. Foi um dos autores convidados para o catálogo da 32a Bienal de São Paulo (2016). Atualmente organiza no Colégio Pedro – junto ao alunado do campus Engenho Novo II – o evento Efêmera – Semana de Arte Contemporânea.

Com a Palavra…com Libras classificação livre

Cabelo Luz com Trevas

20 de outubro – 17h, com Cabelo

Duração: 2h | Capacidade para 30 pessoas

Local: Exposição – 1º andar

Com a Palavra… é uma visita à exposição em cartaz no CCBB, realizada por especialistas ou profissionais de referência em temas diversos. Aborda a exposição a partir de outros campos, olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a Nesta edição, o Programa CCBB Educativo recebe o artista Cabelo, numa visita à exposição ‘Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi’.

Cabelo é artista plástico, poeta e músico. Produz desenhos , esculturas, objetos, instalações, performances e canções. No momento está gravando um disco marcado pelo ritmo e a poesia. Participou da X Documenta de Kassel (1997), 7a Bienal do Mercosul (2009), 26a Bienal de São Paulo (2004) e 33a Bienal de São Paulo (2018).

Processos Compartilhados classificação 14 anos

25 de outubro – 16h, com Georgia Victor

Duração: 5h | Capacidade para 20 pessoas

Local: Programa Educativo – 1º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Processos Compartilhados é um curso que aborda aspectos da concepção, desenvolvimento e execução de processos de criação, voltado para artistas, educadores, críticos, curadores e pessoas interessadas na arte e produção cultural.

Nesta edição, em diálogo com a exposição ‘Jean Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi’, Georgia Victor propõe uma oficina ativa de anatomia e design corporal, que utilizará desenhos corporais, objetos didáticos cinéticos, técnicas de escovação, toques, movimentos e exercícios corporais para aprender no próprio corpo e desenho vivo como os corpos se mantém verticalizados e em movimento.

Georgia Victor é doutora em design para saúde e terapeuta corporal, professora da MedPuc-Rio, e docente em Medicina e Ciências da Saúde. Pesquisa e desenvolve modelos dinâmicos das cadeias de músculos e tecidos do corpo humano, e metodologias ativas de ensino-aprendizagem em Anatomia Ativa e Redesign

Múltiplo Ancestral Lata Doida classificação livre

27 de outubro – 14h–16h oficina, 17h apresentação

Duração: 4h

Local: Programa Educativo – 1º andar e Térreo

Inscrição para a oficina por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público e mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o material e imaterial, fortalecendo a relação dos diferentes sujeitos com situações caracterizadas pela Nesta edição, convidamos Lata Doida para realizar uma oficina de produção de instrumentos como xilofones e marimbas, utilizando materiais recicláveis. O resultado da oficina vai compor uma instalação interativa em que o público será convidado a participar do processo de afinação, em escala africana, de teclas e ressonadores dos instrumentos, conversando e refletindo sobre as ancestralidades presentes nas construções e usos desses instrumentos.

Lata Doida é um coletivo que atua desde 2005 em Realengo, onde desenvolve o Ponto de Cultura Música Sustentável, onde jovens e adolescentes criam música a partir de uma concepção experimental, sustentável e integrada ao conhecimento. Oferecem oficinas de confecção de instrumentos a partir de sucatas, trabalham na difusão de práticas sustentáveis e valorização do catador, e tem um estúdio de gravação de áudio e uma produtora audiovisual.

Visitas Mediadas classificação livre

Visitas Mediadas

Quartas a Segundas – 12h e 18h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

No domingo 07 de outubro o CCBB abre às 12h. Consequentemente, a Visita Mediada das 12h começará às 12h30. Se houver segundo turno no domingo dia 28, a Visita Mediada também começará às 12h30.

Visitas Mediadas em Libras classificação livre com Libras

Sábado – 15h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º

Seguindo os mesmos princípios da Visita Mediada, a Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores.

Lugar de Criação classificação livre

Lugar de Criação

Sábados, domingos e feriados – de 11h às 13h e de 15h às 17h

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, para se juntarem a nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, integrando adultos e crianças em processos de experiência com a arte. A programação do Lugar de Criação para o mês de outubro é:

Lugar de Criação Brincar é coisa de gente

06 e 07 de outubro

Local: Programa Educativo – 1º andar

Você brinca? Qual foi a última vez que você brincou? Convidamos crianças e adultos a construir coletivamente uma simulação de jogo para perceber novas conexões entre as diferentes gerações de brincantes.

No domingo 07 de outubro o CCBB abre às 12h. Consequentemente, o Lugar de Criação acontece exclusivamente de 15h às 17h.

Lugar de Criação Dia da Criança

12 (feriado), 13 e 14 de outubro

Local: Programa Educativo – 1º andar

Destaque do mês.

Lugar de Criação Ritmos em papel

20 e 21 de outubro

Local: Espaço de Convivência – Exposição – 1º andar

Queremos convidar crianças e suas famílias a realizar um exercício de composição coletiva de desenho em movimento. A partir da criação de um desenho compartilhado e continuado pelos participantes, vamos movimentar nossos traços no papel ao som de ritmos que alimentaram a produção do artista Jean-Michel

Lugar de Criação O CCBB em foto-novela

27 e 28 de outubro

Local: Programa Educativo – 1º andar

Vamos contar histórias a partir do prédio do CCBB e o lugar que ele ocupa na vida da cidade do Rio de Janeiro e de seus moradores, utilizando imagens. Usando o formato da foto-novela, vamos compor coletivamente as histórias que aconteceram no CCBB ou histórias que queremos que aconteçam nele.

No domingo 28 de outubro, se houver segundo turno nas eleições, o CCBB abriria às 12h. Consequentemente, o Lugar de Criação aconteceria exclusivamente de 15h às 17h.

Espaço de Convivência de Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi’ classificação livre com Libras

Quarta a Segunda – de 10h às 20h, a partir de 12 de outubro

Local: Exposição – 1º andar

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.

O Espaço de Convivência de ‘Jean-Michel Basquiat: Obras da Coleção Mugrabi’ convida a desenvolver ações e reflexões baseadas na prática artística e os interesses de Jean-Michel Basquiat. Engajando os visitantes em práticas de desenho individual e coletivo, e processos coletivos de natureza simultânea e sequencial, o nosso Espaço quer fazer pensar sobre como a convivência é também criação.

Visitas Educativas Agendadas classificação livre

Segundas: 9h30, 10h, 10h30, 14h, 14h30, 19h com Libras

Quartas e Quintas: 9h30, 10h, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Sextas: 9h30, 10h, 10h30, 14h, 14h com Libras ,14h30

Duração: 1h30 | Capacidade para grupos de até 44 pessoas

E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com

Atendimento telefônico em dias de semana, de 10h às 17h, no número (21)3808-2070

Para mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Como chegar