Próximo
Anterior

Programa Educativo

CCBB Educativo Outubro

02.10 a 31.10
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

O PROGRAMA CCBB EDUCATIVO — ARTE E EDUCAÇÃO desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Destaque do mês | Programação Especial Aniversário 30 Anos CCBB classificação livre

No mês de outubro, o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação celebra os 30 anos do CCBB, com visitas patrimoniais, oficinas de criação para crianças e suas famílias, jogo da memória sobre a história do CCBB e contação de histórias para bebês.

Lugar de Criação – Especial 30 Anos CCBB   classificação livre

12 e 13 – de 11h às 13h e 15h às 17h

Local: Programa Educativo – 1º andar

Para celebrar o aniversário de 30 anos do CCBB, nosso Lugar de Criação convida crianças e famílias a um grande jogo da memória, no qual compartilharemos as memórias vividas por todos nós nas exposições e no prédio, criando um acervo coletivo de objetos, histórias e imagens.

 

Atividade Extra – 30 anos de história do CCBB classificação livre

12 e 13 de outubro – ativações ao longo do dia

Local: Térreo, 1º e 2º andares

Durante o fim de semana de comemorações do aniversário do CCBB, nossos educadores querem convidar o público a revisitar o prédio do CCBB e reviver sua história: desde sua inauguração em 1906 como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, mais tarde como sede do Banco do Brasil, e desde 1989 até hoje como sede original do Centro Cultural Banco do Brasil. Através de objetos e imagens criados para ocasião, conversaremos sobre o prédio e suas histórias, as pessoas que o frequentam desde sempre, assim como os artistas e obras que fizeram do CCBB sua casa.

 

Atividade Extra – Contação de Histórias classificação livre

12 de outubro – 10h e 17h

Duração: 1h cada sessão| Capacidade para 40 pessoas

Local: Biblioteca, 5º andar

Distribuição de senha 15 minutos antes da Contação, Programa Educativo – 1º andar.

 

No Dia das Crianças também tem contação de histórias no CCBB, apresentadas pelos educadores do Programa CCBB Educativo Cintia Ricardo e Davi Vasconcelos.

 

Visitas Mediadas – Patrimônio classificação livre

Foto 2 - RJ_20190816_12H_Mediada_Angélica_foto (3)

12 e 13 de outubro – de 12h e 18h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Visitas Mediadas com ênfase no patrimônio, se relacionando com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘O Banco do Brasil e sua História’.

 

Programação Geral

 

Processos Compartilhados classificação 14 anos

Foto 3 - Processos Compartilhados

02 de outubro – 16h, com Natalia Nichols

Duração: 4h | Capacidade para 20 pessoas

Local: Programa Educativo – 1º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Processos Compartilhados é um curso que aborda aspectos da concepção, desenvolvimento e execução de processos de criação, voltado para artistas, educadores, críticos, curadores e pessoas interessadas na arte e produção cultural.

Nesta edição, Natalia Nichols compartilhará processos de criação de objetos de mediação em exposições de arte, especialmente com foco em mediação com crianças.

Natalia Nichols é educadora e pesquisadora. Formada em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestranda do Programa de Pós-graduação em História da Arte da mesma. Coordenou a equipe do educativo da exposição “Luz com Trevas” do artista Cabelo e de curadoria de Lisette Lagnado no BNDES em 2017.  Nos últimos 4 anos atuou como Educadora de Projetos no Museu de Arte do Rio, onde desenvolveu uma prática de criação de dispositivos artísticos-pedagógicos de mediação com diferentes públicos.

 

Múltiplo Ancestral – Baile dançante Arrastapezinho   classificação livre

 

CONTAÇÃO HISTORIAS

 

 

 

 

 

 

 

 

14 de outubro – 16h

Local: Térreo

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público e mestras e mestres

ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o material e o imaterial, fortalecendo a relação dos diferentes sujeitos com situações caracterizadas pela diversidade.

Nesta edição, propomos um baile dançante para toda a família, cujo repertório musical é apresentado pelo coletivo Arrastapezinho de forma costurada por uma contação de histórias. A narrativa, que começa na busca de um amor para Toinho e culmina num casamento na roça, evoca canções de consagrados compositores e intérpretes de origem nordestina, com foco no forró e seus desdobramentos: o galope da quadrilha, o xote, o baião e o côco de roda.

Arrastapezinho é um projeto de música e cultura popular focado na contação de histórias, idealizado por Carol Gomes, musicista e professora de música dedicada à primeira infância. Nesta edição, Gomes estará acompanhada pela sanfona de Antônio Ziviani, músico e professor de música no ensino fundamental, e pelas percussões do ator, professor e músico Tiago Batistone.

 

Semana do Educador ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’

Foto 5 - RJ_20190821_19H_Semana do Educador Ai Weiwei_Daniel_foto (6)

17, 18 e 19 de outubro

17 de outubro – 19h

18 de outubro – 10h

19 de outubro – 10h, com intérprete em Libras com Libras

Local: Programa Educativo – 1º andar

Duração: 2h | Capacidade para 25 pessoas por encontro

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Queremos que os professores e educadores sejam os primeiros a visitar as exposições do CCBB! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, assim como para educadores, logo na nossa primeira semana de entrada.

Neste encontro, realizaremos uma visita para professores e educadores à exposição ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’, que inaugura no dia 12 de outubro, e apresentaremos nossa agenda de atividades planejadas para a mostra.

Ao final de cada encontro, sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para o mês de novembro de 2019.

 

Atividade Extra – Ai Weiwei para Bebês classificação livre

Foto 6 - 20-07 - LC Férias - Ritmos em Papel (3)

24 de outubro – 10h

Duração: 1h30 | Capacidade para 20 bebês mais acompanhantes (10 bebês que andam e 10 bebês de colo)

Local: Programa Educativo – 1º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Oficina especial para bebês de 4 meses até 2 anos e 11 meses de idade com seus responsáveis, oferecendo atividades com objetos relacionais para bebês em nosso espaço e uma visita à exposição ‘Ai Weiwei – Raiz’. A atividade está dividida em dois grupos, um grupo de 10 bebês que andam e outro de 10 bebês de colo. Cada grupo participará de dois momentos com nossos educadores: nas galerias da exposição e no laboratório construído especialmente para a atividade. Não será permitida a participação após o início da atividade.

 

Curso Transversalidades classificação 14 anos com Libras

Foto 7 - Transversalidades

25 de outubro – 15h, com Mara Pereira dos Santos

Duração: 2 horas | Capacidade para 70 pessoas

Local: Sala 26  – 4º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Para essa edição, na ocasião do 30 aniversário do CCBB, queremos convidar Mara Pereira dos Santos para falar, a partir da educação, das relações entre artes visuais, infâncias e questões étnico-raciais.

Mara Pereira dos Santos é doutoranda em Educação e Mestre em Artes, e trabalhou como educadora em diferentes museus e centros de artes, entre eles o CCBB, o Centro de Artes Hélio Oiticica e o Museu de Arte do Rio e coordenadora de educação na Biblioteca Parque Estadual e Fundação Eva Klabin.

Ao final do encontro, sortearemos viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para o mês de novembro de 2019.

 

Visitas Mediadas classificação livre

Foto 8 - RJ_20190814_14H30_Pró-Aprendriz_Lais e Davi_foto (6)

‘Ai Weiwei – Raiz’

‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’ (a partir de 14 de outubro)

Quarta a segunda – 12h e 18h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.

Cronograma de Visitas Mediadas após 14 de outubro:

‘Ai Weiwei – Raiz’

Sextas, sábados e domingos às 12h

Segundas, quintas, sábados e domingos às 18h

‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’

Segundas e quintas às 12h

Quartas e sextas às 18h

 

Visitas Mediadas – Patrimônio classificação livre

Quarta – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Visitas Mediadas com ênfase no patrimônio, se relacionando com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘O Banco do Brasil e sua História’.

 

Visitas Mediadas em Libras classificação livre com Libras

Sábado – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.

Seguindo os mesmos princípios da Visita Mediada, a Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores.

 

Lugar de Criação classificação livre

Sábados, domingos e feriados – de 11h às 13h e de 15h às 17h

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.

Lugar de Criação – Como nasce uma obra de arte?

Foto 9 - RJ_20190804_11H_LugardeCriação_ComoNasce_foto (2)

05 e 06 de outubro

Local: Programa Educativo – 1º andar

Em suas obras, o artista Ai Weiwei mostra que é possível usar qualquer objeto para construir outras estruturas – colunas, cubos ou esculturas gigantes. Neste Lugar de Criação, entitulado ‘Construção para Construção’, vamos utilizar diversos objetos para construir coletivamente as estruturas arquitetônicas que compõem uma cidade.

 

Lugar de Criação – Especial Aniversário 30 Anos CCBB

12 e 13 de outubro

Local: Programa Educativo – 1º andar

Destaque do mês.

Lugar de Criação – Trocação de Histórias

Foto 10 Trocação Historia02

19 e 20 de outubro

Local: Programa Educativo – 1º andar

Os educadores do CCBB, em colaboração com a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, convidam o público para uma viagem imaginária ao Egito Antigo, com o ‘O Mito de Osíris’. Voltaremos ao tempo de Osíris, a primeira múmia e, por meio de uma brincadeira, teremos contato com a mitologia egípcia e com o processo de mumificação.

 

Lugar de Criação – Eu Faço Meu Brinquedo

Foto 11 - 21-07 - LC Férias - Paul Klee (1)

26 e 27 de outubro

Local: Programa Educativo – 1º andar

O Lugar de Criação – Eu Faço Meu Brinquedo propõe um jogo sobre jogar, chamado Metajogo: cada participante deve criar sua própria brincadeira, reunindo cartas e outros objetos que serão entregues no decorrer do jogo. Com cada novo elemento a brincadeira fica assim cada vez mais divertida.

 

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.

 

‘Ai Weiwei – Raiz’ classificação livre

Local: Hall – 2º andar

Foto 12 - RJ_EspaçodeConvivência_AiWeiWei_foto (12)

Além de explorar o Convite à ativação, um almanaque que propõe caminhos para se aproximar ao trabalho de Ai Weiwei, você pode explorar junto aos educadores a relação entre palavras e objetos no ‘Inventário do Artista’ e brincar com o QUORIDOR, jogo de tabuleiro e estratégia que transpõe as fronteiras para chegar a outras terras, como acontece no universo de Ai Weiwei.

Horário de ativação:

Até 11 de outubro, das 10h às 20h, de quarta a segunda

Após 12 de outubro: das 10h às 11h e das 16h às 17h, quarta a segunda

 

‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’ classificação livre

Local: Exposição – 1º andar

Foto 13

 

O Espaço toma como ponto de partida elementos do Antigo Egito e do Egito contemporâneo e propõe jogos que funcionam como ferramenta de construção coletiva e de aprendizado, com foco na escrita de hieróglifos, tanto de palavras como de números, e nos jogos senet e pylos.

Horário de ativação: das 10h às 20h, quarta a segunda

 

Visitas Educativas Agendadas classificação livre

 

Foto 14 - RJ_20190809_10H30_EM Roraima_Angelica e Pedro_foto (4)

Segundas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h com Libras

Quartas e Quintas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Sextas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30 com Libras

Duração: 1h30 | Capacidade para grupos de até 44 pessoas

E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com

Atendimento telefônico em dias de semana, das 10h às 17h, no número (21)3808-2070 (com excepção da terça feira, quando o CCBB está fechado ao público).

Para mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com

Gostou do evento?

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Como chegar