Próximo
Anterior

Programa Educativo

CURSOS – OUTUBRO

24.10 a 26.10
CP

Saiba mais sobre o programa

Transversalidades Especial 30 anos de CCBB, com Marília Panitz (LIBRAS)

Dia 24 de outubro, qui, 19h às 21h

Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Convidada: Marília Panitz

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

No aniversário de 30 anos do Centro Cultural Banco do Brasil, o Programa CCBB Educativo convida Marília Panitz, que compôs o primeiro Programa Educativo da instituição, quando foi inaugurada na cidade. O encontro tem como ponto de partida a experiência de criação  da primeira ação educativa no CCBB Brasília e suas linhas de trabalho, com estudantes, professores e público em geral. O objetivo é analisar coletivamente o estabelecimento de um circuito de pensamento e ações com as curadorias das mostras e a proposição de tarefas críticas integradas à educação do olhar, como forma de explorar as diversas instâncias de intervenção em um espaço de cultura – em especial a galeria de arte – encaradas como atos políticos de integração dos diversos públicos às várias camadas de leitura e apropriação das exposições visitadas.

Sobre Marília Panitz: Marília Panitz Silveira é Mestre em Arte Contemporânea: teoria e história da arte, foi professora na Universidade de Brasília ate 2012. Dirigiu o Museu Vivo da Memória Candanga e o Museu de Arte de Brasília. De 1994 a 2013, atuou como pesquisadora e coordenadora de programas educativos em exposições; entre 2000 e 2013, coordenou a programa Educativo do CCBB, tendo realizado, neste período, algumas curadorias no espaço. Atua como crítica de arte e curadora independente.

Com a Palavra… Especial 30 Anos CCBB

Dia 26 de outubro, sáb, 17h

Convidado: Frank Adeodato

Duração: 1h  | Capacidade para até 30 pessoas

Visitas para o público espontâneo, realizadas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos.  Aborda a exposição “VAIVÉM: Redes de dormir e Artes Visuais no Brasil” a partir de outros campos, olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

No aniversário de 30 anos do Centro Cultural Banco do Brasil, o Programa CCBB Educativo convida um colaborador da instituição como forma de homenagear todos os trabalhadores do campo da cultura que tornam possível a experiência e acesso à programação cultural presente nos quatro Centros Culturais Banco do Brasil.

Sobre o convidado: Frank Adeodato é nascido em Viçosa do Ceará e mudou-se para Brasília aos 21 anos com o sonho de crescer na vida e trabalhar com o que gosta: Arte. Teve contato com a arte ainda pequeno quando participava de corais e teatro na sua pequena cidade. Já em Brasília começou a cursar faculdade de letras com intuito de trabalhar com o público, foi quando descobriu o CCBB que unia esses campos na interação da arte com o público. Frank é colaborador do CCBB DF e trabalha com a recepção dos públicos nos espaços.

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar