Próximo
Anterior

Artes Visuais

Dragão Floresta Abundante

07.11 a 21.01
  • Horário

    de 09h às 21h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre a mostra

Com a exposição Dragão Floresta Abundante o artista Christus Nóbrega traz impressões muito particulares da China e propõe obra com participação especial do público.

A produção da mostra foi realizada durante o período em que o artista participou de um programa de residências artísticas do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Central Academy of Fine Arts – CAFA, em Pequim, entre outubro e dezembro de 2015. Essa é a primeira experiência do gênero realizada com a participação de um artista brasileiro na China.

Com curadoria da historiadora da arte Renata Azambuja – atuante em residências artísticas –, Dragão Floresta Abundante propõe uma rede de reflexões sobre diferentes tecnologias, desde as mais arcaicas – como o mapa e a pipa – até as mais modernas como o GPS de celular.

As obras da mostra compõem oito séries que transitam entre as linguagens de fotografia, registros de performances e desenhos feitos com GPS, recorte laser, algoritmos. A ideia é que o público possa se aproximar da vivência do artista e da ainda desconhecida milenar cultura chinesa por meios diversos em que tradição e contemporaneidade são conjugadas fazendo uso de tecnologia.

Oficinas

No mês de janeiro, a exposição promoverá atividades complementares nos fins de semana. Serão desenvolvidas quatro oficinas durante todos os sábados do mês: Oficina de Caligrafia, Dobraduras e Desenho com GPS, todas gratuitas. As inscrições serão feitas pelo email dragaoflorestaabundante@gmail.com.

Oficina de Caligrafia Chinesa com Wang Hsiaopo e Gilberto Vaz

Dia 16 de dezembro, das 15h às 18h.

Breve introdução: origem, história, estilos e o significado da caligrafia chinesa.

Aula prática e interativa.

Prática individualizada.

Palavras auspiciosas, na cultura chinesa.

Wang Hsiaopo

Calígrafo chinês

Médico acupunturista chinês;

Mestre em Artes Marciais (Kung Fu, Taí Chi Chuan e Qi Gong);

Gilberto Vaz

Conferencista, psicólogo e sexólogo. Fundador e Coordenador do “Grupo de Estudo da Cultura Chinesa de Brasília”.

Oficina de Desenho com GPS 

20 de janeiro de 2018

1º turma – 13h

2º turma – 14h

Duração: 30 minutos

Local: Galeria 3

O Desenho com GPS (ou GPS Drawing) é um método que usa a tecnologia de geolocalização –  Global Positioning System (GPS) para criar obras de arte em grande escala, combinando arte, movimento e tecnologia digital. Na exposição Dragão Floresta Abundante, o artista Christus Nóbrega fez uso do GPS Drawing para desenhar 89 linhas cada uma com exatos 89 passos na Praça da Paz Celestial, em Pequim, mesmo local que em 1989 um estudante de identidade desconhecida parou uma linha de tanques de guerra durante um dos maiores protestos da história da China.

Hoje há artistas que fazem desenhos sobre a cidade, sobre os oceanos, no ar. Desenhos-performance que ficam invisíveis no espaço material em que é feito, mas visível virtualmente nos satélites, computadores e celulares.

Quer experimentar?

A oficina será aberta ao público de 15 pessoas e será ministrada pelas performers da Fábrica de Pipas da mostra Dragão Floresta Abundante. Para tal cada participante deve portar um telefone celular com acesso a internet e espaço de 20 Mb para instalação do aplicativo requerido. Instruções sobre a instalação serão dadas no momento da inscrição.

Fábrica de Pipas

A participação do público na obra Passeio Controlado funcionará com a presença de monitores nos dias da exposição, sempre das 9h às 19h.

O público participa por ordem de chegada. Para isso ele deverá assinar o “contrato de trabalho” e cadastrar sua digital no relógio de ponto. A cada 11 pipas fabricadas, o visitante pode levar uma pipa para si com o carimbo da fábrica e do artista.

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar