Próximo
Anterior

Cinema

Jean Cocteau: O Testamento de um Poeta

22.03 a 17.04
  • Ingresso

    Inteira R$ 10 | Meia R$ 5

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o filme

Poeta, dramaturgo, pintor, desenhista, escultor, cineasta: Jean Cocteau transitou por todas as manifestações artísticas do século XX. No cinema, dirigiu a “Trilogia de Orfeu” e influenciou Jacques Demy, Orson Welles, Alain Resnais, François Truffaut, Jean-Pierre Melville e Robert Bresson, todos presentes na mostra “Jean Cocteau: O Testamento de Um Poeta”, cujo debate tem a participação de Adalberto Müller e de Denílson Lopes.

Sinopses

 

DIREÇÃO DE COCTEAU

 

Sangue de Um Poeta (Le Sang d’Un Poète, 1930, 55 min, França, P&B) – 35mm e DVD

Diretor: Jean Cocteau

Sinopse: Um Jovem artista desenha um rosto numa tela. De repente, a boca no desenho ganha vida e começa a falar. O artista tenta se livrar dela com sua mão, mas quando ele olha, encontra-a viva em sua palma. A estátua ganha vida e diz que a única saída do estúdio é através do espelho.

 

A Bela e a Fera (La Belle et la Bête, 1946, 96 min, França, P&B) – 35mm e Blu-ray

Diretor: Jean Cocteau, René Clément

Elenco: Jean Marais, Josette Day, Mila Parély.

Sinopse: “A Bela e a Fera” é a adaptação do conto de fadas homônimo, escrito em 1757 por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont. Uma bela Jovem toma o lugar de seu pai como prisioneira de uma fera misteriosa, que deseja se casar com ela. Os estúdios Disney também adaptaram o conto de fadas de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, primeiro para uma versão animada, em 1994, de enorme sucesso de público, com músicas de Tim Rice e trilha sonora de Hans Zimmer, e depois, baseando-se na animação, para uma versão em “live action” com a atriz Emma Watson no papel de Bela.

 

 

A Águia de Duas Cabeças (L’aigle à Deux Têtes, 1948, 93 min, França, P&B) – 35mm e DVD

Diretor: Jean Cocteau

Sinopse: O poeta Stanislas entra no quarto da rainha, que vive reclusa após a morte do rei, com a intenção de matá-la e depois se suicidar, mas eles se apaixonam. Stanislas quer que ela ganhe novamente poder político aparecendo em público, enquanto ela tenta convencê-lo a fugirem.

 

O Pecado Original (Les Parents Terrible, 1948, 105 min, França, P&B) – 35mm

Diretor: Jean Cocteau

Sinopse: Quando Michel conta a seus pais que está apaixonado, sua mãe Yvonne se desespera, pois acredita que o perderá, e seu pai Georges se angustia porque é sua amante, Madeleine, que seu filho ama. A tia solteira de Michel, Léo, resolve ajudá-los a separar Michel e Madeleine, mas muda de idéia e decide unir os amantes novamente.

 

Orfeu (Orphée, 1950, 95 min, França, P&B) – Blu-ray

Diretor: Jean Cocteau

Sinopse: Orfeu é um poeta que se torna obcecado com a Morte (a Princesa). Eles se apaixonam. A esposa de Orfeu, Eurídice, morre, e Orfeu a segue no Mundo dos Mortos. Embora tenham se envolvido, a Princesa manda Orfeu de volta, para prosseguir com sua vida ao lado de Eurídice.

 

O Testamento de Orfeu (Le Testament d’Orphée, ou ne me demandez pas pourquoi!, 1960, 77 min, França, P&B) – 35mm

Diretor: Jean Cocteau

Sinopse: O Poeta olha para sua vida e sua obra, relembrando suas inspirações e obsessões.

 

FILMES BASEADOS EM OBRAS DE COCTEAU

 

O Amor (L’amore, 1948, 69 min, Itália, P&B) – Blu-ray

Diretor: Roberto Rossellini

Sinopse: No primeiro episódio, uma mulher com o coração partido fala com seu ex-amante no telefone. No segundo. Uma mulher acredita que está grávida do filho de São José.

 

Les Enfants Terribles (1950, 105 min, França, P&B) – DVD (exibições em MPLC)

Diretor: Jean-Pierre Melville

Sinopse: Os irmãos adolescentes Paul e Elisabeth vivem juntos em um quarto, onde desenvolvem vários jogos privados com fortes tons eróticos. Gérad, amigo de Paul, está secretamente apaixonado por Elisabeth. Quando Elisabeth apresenta sua nova amiga Agathe para Paul, ele imediatamente se apaixona por ela.

 

O Belo Indiferente (Le bel indifferent, 1957, 29 min, França, Cor) – 35mm

Diretor: Jacques Demy

Sinopse: Num pequeno quarto de hotel, uma mulher espera e telefona para um bar para saber notícias do seu amante, Emile. Ele entra, deita-se na cama e abre o jornal. Ela o repreende. Ela monologa, ameaça, suplica, furiosa ou submissa. Ele dorme e depois sai, sem uma palavra.

 

 

ROTEIROS OU ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA DE COCTEAU

 

As Damas do Bois de Boulogne (Les dames du Bois de Boulogne, 1945, 86 min, França, P&B) – 35mm

Diretor: Robert Bresson

Sinopse: Uma dama da sociedade planeja o casamento entre seu amante e uma dançarina de cabaré, que é essencialmente uma prostituta.

 

 

INFLUENCIADOS POR COCTEAU

 

The Hearts of Age (1934, 8 min, EUA, P&B) – DVD

Diretor: William Vance, Orson Welles

Sinopse: Uma cena nos Estados Unidos colonial. Uma velha senhora se senta ao lado de sino enquanto um homem em blackface toca o badalo. Da porta de cima emerge um homem velho, vestido como um dândi. O homem em blackface se enforca. Na escuridão, o dândi toca o piano. Ele é a Morte?

 

Traité de Bave et D’eternité (1951, 123 min, França, P&B) – DVD

Diretor: Isidore Isou

Sinopse: Isidore Isou, líder dos Letrista, ataca os filmes convencionais e oferece uma forma inovadora de fazer cinema através de arranhões na película, dessincronia entre som e imagem e desconstrução do roteiro. Ele quer renovar a sétima arte da mesma maneira que tentou revolucionar a literatura.

 

 

Hiroshima, Meu Amor (Hiroshima, Mon Amour, 1959, 90 min, França, P&B) – 35mm

Diretor: Alain Resnais

Sinopse: Hiroshima, 1959. Uma atriz francesa vem de Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês. Nos dois dias que passam juntos várias lembranças vêm à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Roteiro de Marguerite Duras.

 

Os Incompreendidos (Les Quatre Cents Coups, 1959, 99 min, França, P&B) – Blu-ray (com sessão de audiodescrição)

Diretor: François Truffaut

Sinopse: História intensamente tocante sobre adolescente incompreendido que, deixado sem atenção, entra para a vida de pequenos crimes. Primeiro filme sobre o personagem Antoine Doinel.

 

O Ano Passado em Marienbad (L’année Dernière à Marienbad, 1961, 94 min, França, P&B) – 35mm

Diretor: Alain Resnais

Sinopse: Em um castelo, a ambígua história de um homem e uma mulher que podem, ou não, ter se encontrado ano passado em Marienbad.

 

Os Guarda-Chuvas do Amor (Les Parapluies de Cherbourg, 1964, 91 min, França, Cor) – 35mm

Diretor: Jacques Demy

Sinopse: Guy Foucher é um jovem de 20 anos que trabalha como mecânico. Ele é apaixonado por Geneviève, cuja mãe não vê como Guy pode manter uma família. Ele é convocado para o serviço militar e ela descobre estar grávida. Surge o dilema: esperar o retorno do amado ou seguir adiante?

 

Duas Garotas Românticas (Les Demoiselles de Rochefort, 1967, 120 min, França, Cor) – 35mm

Diretor: Jacques Demy

Sinopse: Delphine e Solange são duas irmãs de 25 anos que vivem em Rochefort, na França. Delphine é professora de dança, enquanto Solange ensina piano. Ambas sonham em encontrar um grande amor, assim como os rapazes que chegam à cidade e passam a frequentar o bar da família.

 

Pele de Asno (Peau d’Âne, 1970, 91 min, França, Cor) – Blu-ray

Diretor: Jacques Demy

Elenco: Catherine Deneuve, Jean Marais, Jacques Perrin.

Sinopse: Uma fada-madrinha ajuda a princesa a se disfarçar para que não tenha que se casar com o homem que não ama, seu próprio pai. Adaptação do conto-de-fadas de Charles Perrault..

 

Parking (1985, 95 min, França, Cor) – DVD

Diretor: Jacques Demy

Elenco: Francis Huster, Laurent Malet, Keiko Itô.

Sinopse: Atualização da história de Orfeu e Eurídice. Jacques Demy refilma o clássico Orfeu, de Jean Cocteau, transpondo-o para a cena rock dos anos 1980.

 

Vocês Ainda Não Viram Nada! (Vous n’avez encore rien vu, 2012, 115 min, França, Cor) – 35mm

Diretor: Alain Resnais

Sinopse: Do túmulo, dramaturgo Antoine d’Anthac reúne todos os amigos que apareceram durante os anos em sua peça “Eurídice”. Esses atores assistem a gravação da peça, feita pela jovem companhia, La Compagnie de la Colombe. Amor, vida, morte e amor depois da morte ainda têm lugar no palco?.

 

JEAN VIGO

 

Zero em Comportamento (Zéro de Conduite, Jeus Diables au Collège, 1933, 44 min, França, P&B) – Blu-ray

Diretor: Jean Vigo

Sinopse: Um grupo de quatro meninos se rebela contra o sistema repressivo e as rígidas regras de um colégio interno francês em um dia festivo. Um verdadeiro ato de rebelião é instaurado na escola, e ganha ares de surrealidade, resultado das leituras libertárias da infância.

 

DOCUMENTÁRIOS

 

Jean Cocteau Autorretrato de Um Desconhecido (Jean Cocteau Autoportrait D’un Inconnu, 1985, 68 min, França, P&B/Cor) – 16mm

Direção: Edgardo Cozarinsky

Sinopse: A trama desse filme é dada pela voz e pela mão do poeta que ata e desata seu traço para passar da escrita ao desenho

 

Cocteau e Companhia (Cocteau et Compagnie, 2003, 52 min, França, P&B/Cor) – DVD

Direção: Jean-Paul Fargier

Sinopse: Jean Cocteau desenha diante da câmera e vemos evoluir a linha à maneira de um músico de jazz, ou como a escrita em ação. Esta linha constitui a figura central do filme, que traça um retrato do artista, mostrando as interações constantes e a essência de uma pesquisa extensa e eclética.

PROGRAMAÇÃO

 

QUARTA-FEIRA 22/03

18:00 O Sangue de Um Poeta + The Hearts of Age (DVD / DVD) – 63 min

20:00 Os Guarda-Chuvas do Amor (35mm) – 91 min

 

QUINTA-FEIRA 23/03

18:00 Pele de Asno (Blu-ray) – 91 min

20:00 A Águia de Duas Cabeças (DVD) – 93 min

 

SEXTA-FEIRA 24/03

18:00 A Bela e a Fera (Blu-Ray) – 96 min

20:00 Vocês Ainda Não Viram Nada (35mm) – 115 min

 

SÁBADO 25/03

18:00 Os Incompreendidos (Blu-ray) – 99 min

20:00 Duas Garotas Românticas (35mm) – 120 min

 

DOMINGO 26/03

18:00 Hiroshima Meu Amor (35mm) – 90 min

20:00 O Ano Passado em Marienbad (35mm) – 94 min

 

SEGUNDA-FEIRA 27/03

18:00 O Amor (Blu-ray) – 69 min

20:00 As Damas do Bois de Boulogne (35mm) – 86 min

 

QUARTA-FEIRA 29/03

18:00 Zero em Comportamento + The Hearts of Age (Blu-ray / DVD) – 52 min

20:00 Traité de Bave et d’Eternité (DVD) – 123 min

 

QUINTA-FEIRA 30/03

18:00 Os Guarda-Chuvas do Amor (35mm) – 91 min

20:00 Duas Garotas Românticas (35mm) – 120 min

 

SEXTA-FEIRA 31/03

18:00 O Amor (Blu-ray) – 69 min

20:00 Hiroshima Meu Amor (35mm) – 90 min

 

SÁBADO 01/04

18:00 Parking (DVD) – 95 min

20:00 Vocês Ainda Não Viram Nada (35mm) – 115 min

 

DOMINGO 02/04

18:00 As Damas do Bois de Boulogne (35mm) – 86 min

20:00 Zero em Comportamento + The Hearts of Age (Blu-ray / DVD) – 52 min

 

SEGUNDA-FEIRA 03/04

18:00 O Ano Passado em Marienbad (35mm) – 94 min

20:00 Les Enfants Terribles (DVD) – 105 min

 

QUARTA-FEIRA 05/04

18:00 Traité de Bave et d’Eternité (DVD) – 123 min

20:30 O Sangue de Um Poeta + O Belo Indiferente (35mm / 35mm) – 84 min

 

QUINTA-FEIRA 06/04

18:00 Os Incompreendidos (audiodescrição) (Blu-ray) – 99 min

20:00 A Bela e a Fera (35mm) – 96 min

 

SEXTA-FEIRA 07/04

18:00 Jean Cocteau Autorretrato de Um Desconhecido (16mm) – 68 min

20:00 A Águia de Duas Cabeças (35mm) – 93 min

 

SÁBADO 08/04

18:00 Cocteau e Companhia (DVD) – 52 min

20:00 O Pecado Original (35mm) – 105 min

 

DOMINGO 09/04

18:00 Parking (DVD) – 95 min

20:00 Orfeu (Blu-ray) – 95 min

 

SEGUNDA-FEIRA 10/04

18:00 Os Incompreendidos (Blu-ray) – 99 min

20:00 O Testamento de Orfeu (35mm) – 77 min

 

QUARTA-FEIRA 12/04

18:00 Les Enfants Terribles (DVD) – 105 min

20:00 O Amor (Blu-ray) – 69 min

 

QUINTA-FEIRA 13/04

18:00 O Sangue de Um Poeta + O Belo Indiferente (35mm / 35mm) – 84 min

20:00 Debate (Denilson Lopes e Adalberto Muller)

 

SÁBADO 15/04

16:00 Pele de Asno (Blu-ray) – 91 min

18:00 Orfeu (Blu-ray) – 95 min

20:00 O Testamento de Orfeu (35mm) – 77 min

 

DOMINGO 16/04

16:00 Les Enfants Terribles (DVD) – 105 min

18:00 A Águia de Duas Cabeças (35mm) – 93 min

20:00 A Bela e a Fera (35mm) – 96 min

 

SEGUNDA-FEIRA 17/04

16:30 Cocteau e Companhia (DVD) – 52 min

18:00 O Pecado Original (35mm) – 105 min

20:00 Jean Cocteau O Autorretrato de Um Desconhecido (16mm) – 68 min

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h.

Como chegar