Próximo
Anterior

Programa Educativo

LUGAR DE CRIAÇÃO – OUTUBRO

05.10 a 27.10
L

Saiba mais sobre o programa

Dias 5 e 6 | 12 e 13 |  19 e 20 | 26 e 27

De 10h às 12h e das 15h às 17h

Todos os fins de semana, o educativo desenvolve programações especiais visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. O Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. Nele, os educadores e, por vezes, artistas convidados, vão realizar atividades e intervenções que estimulem a socialização, a curiosidade, a descoberta, a reflexão, o fazer coletivo e a cultura do brincar.

Como nasce uma obra de arte? Dedicado para os intercâmbios entre crianças e artistas, com foco na experimentação das práticas e linguagens artísticas contemporâneas.

Desde pequeno – Dedicado à primeira infância, integração e socialização das crianças e os seus responsáveis, terão como foco os primeiros contatos com as exposições e seus conteúdos.

Trocação de histórias - Dedicado à leitura, música e a narrativa, com foco nas questões ligadas às exposições e ao patrimônio imaterial, imaginários sociais e culturais, a partir da experiência no centro cultural.

Eu faço meu brinquedo – Oficinas que vão explorar aspectos da cultura maker e da criação, para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva, com temas  como consumo, sustentabilidade e reuso.

As atividades são voltadas para crianças e famílias em quatro fins de semana:

Dias 5 e 6 – Como nasce uma obra de arte? Arpillera Coletiva

Pensando no trançar e bordar das redes e também no compartilhamento de histórias que acontece durante esse processo, a atividade propõe uma trocação e contação de histórias, na qual, durante o bordar e trançar da arpillera coletiva, memórias, afetos e histórias serão compartilhadas.

Dias 12 e 13 – Desde Pequeno: Caixas de experiências

Na primeira infância (18 a 36 meses de vida), os bebês estão em uma fase da vida na qual a capacidade de aprendizado é muito ampla, e o contato com a Arte potencializa suas interações com o mundo. Nessa atividade, vamos auxiliar os bebês a experimentar, num circuito de caixas de papelão, diversas sensações e percepções: o cheiro da alfazema, a textura de tecidos, o vazio, as folhas, as pedras e outros elementos fascinantes que  são familiares e fáceis de encontrarmos nas nossas casas, e também na natureza, nosso grande lar.

Dias 19 e 20 – Trocação de Histórias: Linhografia

Por mais que a oralidade seja o principal meio de transmissão da herança histórico-cultural de alguns povos indígenas, alguns grupos materializam sua ancestralidade por meio de padrões estéticos que lhes dizem por intermédio do grafismo perpetuado em seus artefatos materiais e também orgânicos, como em suas peles. Em parceria com a exposição VAIVÉM o Programa Educativo convida o público a refletir sobre sua linhagem familiar, criando símbolos advindos de um resgate genealógico que se materializa a partir de letras iniciais das diferentes gerações que nos trouxeram à vida.

Dias 26 e 27 – Eu Faço Meu Brinquedo: Rede de balangandãs

Pensando no desejo de produzir abrigos imaginários e em suas representações afetivas oriundas do contato com a exposição Vaivém, o Programa CCBB Educativo convida a todos a produzir pequenas Redes de Balangandãs. Iremos compor uma cartografia de nós que se aninham atando nossas intenções e sopram preces aos nossos ouvidos toda vez que o vento os atravessa. Quais intenções você colocaria em sua rede de afetos? Quais penduricalhos correspondem aos nossos propósitos mais íntimos? Vamos construir essas redes juntos e assim embalar nossos intentos a partir desses entrelaçamentos.

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar