Próximo
Anterior

Programa Educativo

MÚLTIPLO ANCESTRAL – OUTUBRO

27.10
  • Horário

    17:00

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o programa

com Cia. Ju Cata-Histórias

Dia 27 de outubro, dom, às 17h

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio.

 

Não tem cheiro de inimigo – contos indígenas​

O conto que dá origem ao nome desse trabalho é Curumim e a amiga onça. Nessa história, o curumim, muito curioso pra entender o porque da inimizade da tribo com a onça, procura o seu avô, que é um xamã. Da sua rede, ele fala com o neto de forma metafórica, mas o entendimento acaba chegando para esse curumim sensível e corajoso. Na esteira do imaginário dos povos originários, contamos também do mito do surgimento da mandioca, alimento tão importante para uma imensidão de tribos. Com origem na mitologia Azteca, trazemos a história de como o deus Quetzacóa, se unindo à formiga vermelha, trouxe pra humanidade o cultivo do milho e outros grãos. A performance se encerra com um convite ao público para dançarmos e cantarmos uma canção do povo Fulniô e por fim, dançarmos o divertido cacuriá, do Pará e Maranhão. Com Juliana Mado e Vinícius Bolivar

 

Sobre a Cia. Ju Cata-Histórias

Como o cata-vento que transforma vento em movimento, a Cia. ju cata-histórias vem dando vida a contos, poemas e ritmos! Somos uma companhia de teatro, narração de histórias e música. Fundada pela atriz e produtora Juliana Mado, a Cia. se apresenta desde 2008, tendo realizado temporadas e apresentações em dezenas de unidades do SESC São Paulo, Centros Culturais, Bibliotecas e eventos diversos. A partir de 2017 a fundadora se muda para Goiânia, onde realizou o Encontro e conto – Festival de narratividades/2018. Mantendo antigas parcerias em São Paulo e realizando novas em Goiás, o trabalho se recicla e cresce. Entre seus espetáculos estão: “Histórias Possíveis de Clarice”, criado a partir da obra de Clarice Lispector, “Fantástico Cotidiano”, com contos de Julio Cortázar, “Prosa Miúda”, voltado para o público de 1 a 4 anos, “Do Continente Irmão que Formou a Nossa Gente”, que aborda a mitologia afro-brasileira, “Assombra, Arrepia, mas Também Faz Rir”, com contos da Índia e histórias da tradição popular do Brasil e América Latina, além de outros que compõem o repertório. Investigar a relação entre oralidade, teatro, música e tradição popular é a nossa pesquisa.

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar