Próximo
Anterior

Artes Visuais

MUSEU NACIONAL VIVE – ARQUEOLOGIA DO RESGATE

27.02 a 29.04
L

Saiba mais sobre a mostra

Primeira exibição pública de uma centena de peças salvas do trágico incêndio que atingiu o Museu Nacional em setembro de 2018. A exposição parte do incidente para apresentar – por meio de um conjunto representativo de itens resgatados dos escombros e outros preservados – que o Museu continua vivo e produzindo conhecimento.

Sob curadoria da Comissão de Resgate do Museu Nacional, a mostra apresenta cerca de 180 itens, dos quais 103 são resgatados após o incêndio. As demais peças expostas estavam fora da área do incêndio ou emprestadas. O conjunto contempla todas as áreas de pesquisa da instituição:Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Invertebrados e Vertebrados.

Entre os itens em exibição estão o Meteorito Santa Luzia; animais taxidermizados; o crânio de um jacaré-açu; ânforas, lamparinas e vasos, romanos e etruscos pertencentes às coleções de D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina; esculturas de Shabti de Haremakhbit de faiança, do Egito Antigo; entre outros.

Gostou do evento?

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21 horas

Como chegar