Próximo
Anterior

Ideias

O Rio Que Eles Viram

19.10 a 23.10
  • Horário

    de 18h30 às 20h

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o workshop

O SEMINÁRIO O RIO QUE ELES VIRAM é composto de oito palestras seguidas de debates com o público, mediados por pesquisadores e jornalistas. Cada palestra tem duração prevista de 25 minutos. Após as duas palestras haverá uma consolidação das falas elaborada pelo mediador, com duração aproximada de 10 minutos e a seguir o debate será aberto, por 30 minutos, e orientado pelo mediador.

O evento ocorrerá nos dias 19, 21, 22 e 23 de outubro. Das 18h:30 às 20h.

Distribuição de senhas: 1 hora antes das atividades.

 

PROGRAMAÇÃO

 

19/10 – CIDADÃOS DO MUNDO NO RIO

ALBERT EINSTEIN  & ORSON WELLES por

Alfredo Tolmasquim: Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados da  Universidade de Jerusalém e do Max Planck Institute for the History of Science, Berlim. Autor do livro «Einstein – O  Viajante da Relatividade na América do Sul». Editora Vieira e Lent.

Bianca Freire-Medeiros: Doutora em História e Teoria da Arte e da pela Universidade de Binghamton, Nova York. Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do UrbanData – Brasil. Autora do livro: «O Rio de janeiro que Hollywod inventou». Editora Zahar.

Mediadora, Thelma L. C. Gardair: Doutora em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Mestre em Teatro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora dos Espaços da Ciência da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (CECIERJ).  

 

21/10 – O JOGO DAS DAMAS MARAVIHOSAS NA CIDADE

MARIE CURIE & SARAH BERNHARDT por

Ivoni de Freitas Reis: Química. Doutora em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde coordena o PIBID – Sub-Projeto Química Presencial. Uma das autoras do artigo: «A educadora Marie Curie: uma perspectiva diferenciada dessa cientista».

Esequiel Gomes: Doutor em Letras/Literatura e Vida Social, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor de Literatura da Universidade Federal do Pará, onde também realiza estágio de Pós-doutorado. Autor do artigo : «Uma francesa na terra dos papagaios: Sarah Bernhardt no Brasil».

Mediador, Luiz Fernando Ramos: Encenador. Dramaturgo. Documentarista. Professor Associado do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP e editor da revista « Sala Preta » do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP. Foi crítico de teatro da Folha de S.Paulo entre 2008 e 2013.

 

22/10 – RIO EM PINCÉIS E LANCETAS

DEBRET & OSWALDO CRUZ por

Anna Paola Pacheco Baptista: Curadora da exposição «O Rio de Janeiro de Debret», apresentada no Centro Cultural dos Correios. Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Curadora e coordenadora de comunicação social no Museu da Chácara do Céu/ IBRAM-MinC.

Ana Luce Girão: Doutora em História das Ciências pelo Programa de Pós graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ). Pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da COC. Uma das curadoras da exposição «O Rio que se queria negar», apresentada no Museu da República”.

Mediador, Francisco Romão: Sociólogo. Mestre em História da Arte pela Escola de Belas Artes / UFRJ. Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Realizou pós-doutoramento no IOC na área de ensino das biociências. Professor adjunto do Instituto de Nutrição e pesquisador Pró-cientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

23/10 – A NATUREZA É UM POEMA

CHARLES DARWIN & ELIZABETH BISHOP  por

Ricardo Waizbort: Biólogo com especialização em Genética. Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde/ IOC. Possui trabalhos nas áreas de recepção do Darwinismo no Brasil via Literatura Brasileira e História da Biologia.

José Alberto Nemer: Artista plástico. Lecionou em universidades brasileiras (UFMG) e estrangeiras (Paris I/Sorbonne). Conheceu Elizabeth Bishop em 1968, de quem se tornou um de seus mais próximos amigos. Depois da morte da poeta em 1979 a família Nemer adquiriu e conserva a « Casa Mariana » como um espaço de memória de Bishop.

Mediadora, Renata Mizrahi: Dramaturga.  Roteirista, atriz e diretora  teatral. Autora da peça « Galápagos », vencedora da 27ª edição do Prêmio Schell de Teatro, apresentada no CCBB, e publicada pela editora oito e meio.

 

 

Gostou do evento?

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Como chegar