Próximo
Anterior

Teatro

Ópera Vênus and Adonis

13.08 a 18.08
L

Saiba mais sobre a peça

Interpretada por 23 músicos e três bailarinos, a maioria brasilienses, Venus and Adonis é o mais antigo exemplo de ópera inglesa e estreia em Brasília unindo música, teatro e dança numa apresentação surpreendente que dialoga com a cultura contemporânea e com as novas possibilidades tecnológicas sem perder a essência original do espetáculo.

A ópera leva para a cena a obra do compositor inglês John Blow (1649 – 1708), executada em texto original, satirizando as “aventuras amorosas” do Rei Charles II e de sua corte fazendo uma alegoria da relação entre o soberano e seu povo. Adonis seria uma representação do rei e Venus representaria seu povo, caracterizado por uma grande flutuação de ânimos com relação ao governante.

Além das apresentações, o espetáculo contará com ensaio aberto ao público.

Time de ponta
Formado por Monica Monteiro, André Vidal e Cecilia Aprigliano, o Conosco – Coletivo de criadores é um grupo de artistas envolvidos na criação, produção e execução de espetáculos que contemplam música, artes visuais, teatro, dança e outras manifestações artísticas contemporâneas. Tem como elementos-base as músicas renascentista e barroca, também se aventurando pela música dos séculos XX e XXI e pela música popular brasileira.

A ópera Venus and Adonis é a segunda produção do coletivo nessa área – a primeira foi a obra de Adriano Banchieri, da renascença italiana, “Barca di Venetia per Padova”, obra realizada no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília em temporada de sucesso.

A direção musical de Venus and Adonis está a cargo de André Vidal e Cecilia Aprigliano, músicos eruditos com carreiras nacional e internacional, que também participam como instrumentistas. Vidal coordena o ensaio das vozes; Cecilia Aprigliano, o ensaio do grupo instrumental. A regência do texto musical é de David Castelo, que atuará ainda como instrumentista.

Já o premiado artista brasiliense Gê Orthof assina a direção artística e será responsável pela concepção plástica e pelo cenário da ópera, ficando a direção cênica sob a batuta da renomada atriz e bailarina brasiliense Eliana Carneiro, que também assina a coreografia a ser realizada por três bailarinos.

A formação instrumental do elenco será composta por duas flautas doces; dois violinos, duas violas da gamba, um cravo e um tiorba. Já a formação vocal terá três cantores/solistas, oito cantores no coro adulto e quatro cantores no coro infantil. Juntos, levarão ao palco a concepção moderna da montagem que contextualizará a música renascentista com o olhar do homem do século XXI.

Serviço:
Terça à sábado, às 20h30
Domingo, às 19h30
Clientes BB tem 50% de desconto na compra com Ourocard.

Gostou do evento?

CCBB DFcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 CEP: 70200-002 | Brasília (DF) (61) 3108-7600

ccbbdf@bb.com.brFuncionamento: de terça a domingo, das 9h às 21 horas

Como chegar