Próximo
Anterior

Ideias

Palestra com René Francisco sobre a Exposição Objeto Vital

15.03
  • Horário

    19:00

  • Ingresso

    Entrada Franca

  • Como chegar

    Visualizar
L

Saiba mais sobre o workshop

O Centro Cultural Banco do Brasil recebe o artista cubano René Francisco, um dos mais renomados da atualidade, antigo professor dos integrantes do coletivo Los Carpinteros no Instituto Superior de Arte de Havana. Figura essencial na formação do grupo, René vai conversar com o público sobre o nascimento de Los Carpinteros e a revolução estética proposta nas obras. Os visitantes vão saber mais sobre a fase inicial da carreira do coletivo, representada na exposição por objetos talhados em madeira, com poucos recursos e de maneira quase rústica, mas com precisão técnica que impressiona.

René é considerado de extrema importância para o processo de compreensão dos artistas cubanos sobre seu próprio contexto cultural e no diálogo das características descobertas com o mundo. Dessa forma, além de levar ao público a história do início do coletivo, ele conversa também sobre o contexto e o caminho percorrido pelo grupo até a produção atual. Recheadas de críticas sociais e novas visões sobre a função dos objetos, as obras de Los Carpinteros carregam referências à possibilidade de consciência das coisas e à relatividade das utopias.

Nascido em 1960 na cidade de Holguín, Cuba, René mora e trabalha em Havana. Suas obras já foram expostas nas Bienais de Veneza, Havana, São Paulo e Salônica. O artista já esteve nos Estados Unidos e em diversos países da América Latina e da Europa. É ganhador do Prêmio UNESCO e do Prêmio Nacional de Artes Plásticas de Cuba.

As senhas serão distribuídas 1h antes do início do evento. Sujeito a lotação.

Gostou do evento?

CCBB BHcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários CEP: 30140-010 | Belo Horizonte - MG (31) 3431-9400

ccbbbh@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda das 10h às 22 horas

Transporte Público
Como chegar