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Cinema

Retrospectiva Jean-Luc Cinèma Godard

21.10 a 30.11
  • Ingresso

    Inteira R$ 4 | Meia R$ 2

  • Como chegar

    Visualizar
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Saiba mais sobre o filme

A mostra trará a maior retrospectiva da obra do renomado e controverso diretor franco-suíço Jean-Luc Godard, e contemplará a exibição de sua filmografia completa, totalizando 125 obras entre longas, médias e curtas-metragens, séries, publicidades e trailers. Além da mostra, que terá boa parte das exibições em película, será ministrada palestra por um convidado internacional, mesas-redondas e cursos.

 

Curso: Godard e o Futuro do Cinema


Dias 5 e 6.11, das 10h às 12h, ministrado por João Lanari Bo, professor de cinema na UnB desde os anos 1980, cineclubista, crítico e cofundador da revista Cine-Olho. Realizou curtas em Super-8, 16 e 35 mm.

Abertura das inscrições: dia 21/10/2015. Os interessados devem enviar um e-mail para cursogodarddf@heco.com.br, com o nome completo, endereço, RG, CPF, e-mail e telefone. A seleção será a partir da ordem de chegada dos e-mails. Os selecionados serão avisados pela produção por e-mail. É necessário ter mais de 18 anos. 60 vagas.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

>> 21 de outubro – quarta-feira

19h Deux ou trois choses que je sais d’elle (Duas ou três coisas que eu sei dela)

21h À bout de souffle (Acossado)

 

>> 22 de outubro – quinta-feira

19h Une femme est une femme (Uma mulher é uma mulher)

20h45 Alphaville. Une étrange aventure de Lemmy Caution (Alphaville)

 

>> 23 de outubro – sexta-feira

19h Une femme coquette (Uma mulher faceira)
19h Vivre sa vie (Film en douze tableaux) (Viver a vida)

20h50 Le mépris (O desprezo)

 

>> 24 de outubro – sábado

15h Les carabiniers (Tempo de guerra)
19h Le petit soldat (O pequeno soldado)

20h45 Pierrot le fou (O demônio das onze horas)

 

>> 25 de outubro – domingo

15h Masculin féminin. Quinze faits précis (Masculino, feminino)

19h15 Made in USA

21h Opération béton (Operação concreto)
21h Tous les garçons s’appellent Patrick (Charlotte et Véronique) [Todos os rapazes se chamam Patrick (Charlotte et Véronique)]
21h Une histoire d’eau (Uma história de água)
21h Charlotte et son Jules (Charlotte e seu namorado)

 

>> 26 de outubro – segunda-feira

19h Pierrot le fou (O demônio das onze horas)

21h15 Les carabiniers (Tempo de guerra)

 

>> 28 de outubro – quarta-feira

19h Le mépris (O desprezo)

21h Vivre sa vie (Film en douze tableaux) (Viver a vida)

 

>> 29 de outubro – quinta-feira

19h Deux ou trois choses que je sais d’elle (Duas ou três coisas que eu sei dela)

20h50 One plus one (Um mais um)

 

>> 30 de outubro – sexta-feira

19h Ciné-tracts (Cine-panfletos)
19h Pravda

21h Le nouveau monde (O novo mundo)
21h Montparnasse – Levallois. Un action film (Montparnasse – Levallois. Um filme-ação)
21h L’amore (O amor)
21h Le grand escroc (O grande trapaceiro)

 

>> 31 de outubro – sábado

15h La chinoise (A chinesa)

19h Week-end (Week-end à francesa)

21h Le gai savoir (A gaia ciência)

 

>> 1º de novembro – domingo

15h Un Film comme les autres (Um filme como os outros)

19h Une femme mariée (Uma mulher casada)

20h50 Anticipation ou L’amour en l’an 2000 (Antecipação ou o amor no ano 2000)
20h50 Bande à part (Banda à parte)

 

>> 2 de novembro – segunda-feira

18h30 La paresse (A preguiça)
18h30 Vent d’est (Vento do leste)

20h40 Letter to Jane: An Investigation about a Still (Carta para Jane)
20h40 British Sounds

 

>> 4 de novembro – quarta-feira

19h Le Gai Savoir (A gaia ciência)

21h Week-end (Week-end à francesa)

 

>> 5 de novembro – quinta-feira

10h Curso: Godard e o Futuro do Cinema
Professor: com João Lanari (AULA 01)

19h Une femme mariée (Uma mulher casada)

21h La Chinoise (A Chinesa)

 

>> 6 de novembro – sexta-feira

10h Curso: Godard e o Futuro do Cinema
Professor: com João Lanari (AULA 02)

19h Vladimir et Rosa (Vladimir e Rosa)

21h Luttes en Italie (Lutas na Itália)

 

>> 7 de novembro – sábado

15h Tout va bien (Tudo vai bem)

19h Caméra-oeil (Câmera-olho)
19h Ici et Ailleurs (Aqui e acolá)

20h30 Clip Faut pas rêver / Quand la gauche aura le pouvoir (Quando a esquerda chegar ao poder) 
20h30 Numéro deux (Número dois)

 

>> 8 de novembro – domingo

15h Comment ça va? (Como vai você?)

19h Sauve qui peut (la vie) [Salve-se quem puder (a vida)]

21h Passion (Paixão)

 

>> 9 de novembro – segunda-feira

19h30 Scénario de Sauve qui peut (la vie) (Roteiro de Salve-se quem puder (a vida))
19h30 Scénario du film Passion (Roteiro do filme Paixão)
19h30 Passion, le travail et l’amour: introduction à un scénario, ou Troisième état du scénario du film Passion (Paixão, o trabalho e o amor: introdução a um roteiro, ou Terceiro estado do filme Paixão)
19H30 Petites Notes à propos du film Je Vous Salue, Marie (Pequenas notas sobre o filme Eu Vos Saúdo, Maria)

21h Lettre à Freddy Buache. À propos d’un court-métrage sur la ville de Lausanne (Carta a Freddy Buache. Sobre um curta-metragem a respeito da cidade de Lausanne)
21h [Espoir/Microcosmos] (Esperança/Microcosmo)
21h Pour Thomas Wainggai (Por Thomas Wainggai)
21h L’enfance de l’art (A infância da arte)
21h Soft and Hard

 

>> 11 de novembro – quarta-feira

19h Numéro deux (Número dois)

21h Tout va bien (Tudo vai bem)

 

>> 12 de novembro – quinta-feira

19h Passion (Paixão)

21h Sauve qui peut (la vie) [Salve-se quem puder (a vida)]

 

>> 13 de novembro – sexta-feira

18h50 France tour détour deux enfants (episódios 1 a 4)

20h50 France tour détour deux enfants (episódios 5 a 8)

 

>> 14 de novembro – sábado

13h France tour détour deux enfants (episódios 9 a 12)

15h Histoire(s) du cinéma (História(s) do cinema) (episódios 1A e 1B)

18h30 Lettre à Freddy Buache. À propos d’un court-métrage sur la ville de Lausanne. (Carta a Freddy Buache. Sobre um curta-metragem a respeito da cidade de Lausanne)

19h Mesa de Debate com Alex Vidigal e Mike Peixoto

 

>> 15 de novembro – domingo

15h Histoire(s) du cinema (História(s) do cinema) (episódios 2A, 2B e 3A)

19h Histoire(s) du cinema (História(s) do cinema) (episódios 3B, 4A e 4B)

20h50 Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação) (episódios 1A e 1B)

 

>> 16 de novembro – segunda-feira

18h50 Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação) (episódios 2A e 2B)
20h50 Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação)(episódios 3A e 3B)

 

>> 18 de novembro – quarta-feira

18h50 Six fois deux (4A e 5B) Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre esob a comunicação) (episódios 4A e 4B)

20h50 Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação)(episódios 5A e 5B)

 

>> 19 de novembro – quinta-feira

18h50 Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação)(episódios 6A e 6B + episódio cortado)

21h10 Prénom Carmen (Carmen de Godard)

 

>> 20 de novembro – sexta-feira

19h Le Livre de Marie (O Livro de Maria)
19h Je vous salue, Marie (Eu vos saúdo, Maria)

21h Détective (Detetive)

 

>> 21 de novembro – sábado

15h Dans le noir du temps (No breu do tempo)
15h Ecce homo (Eis o homem)
15h Moments choisis des Histoire(s) du cinéma (Momentos escolhidos de História(s) do cinema)

19h Meetin’ WA (Encontrando WA)
19h Puissance de la parole (Potência da palavra)
19h Le rapport Darty (O relatório Darty)

21h Grandeur et décadence d’un petit commerce de cinéma révélées par la recherche des acteurs dans un film de télévision publique d’après un vieux roman de J. H. Chase (Grandeza e decadência de um pequeno negócio de cinema reveladas pela pesquisa dos atores em um filme de televisão pública segundo um velho romance de J. H. Chase)

 

>> 22 de novembro – domingo

15h Je vous salue, Sarajevo (Eu vos saúdo, Sarajevo)
15h For ever Mozart (Para sempre Mozart)

16h45 JLG/JLG. Autoportrait de décembre (JLG/JLG: autorretrato de dezembro)
16h45 2×50 ans de cinéma français (2×50 anos de cinema francês)
16h45 Adieu au TNS (Adeus ao TNS)

21h Publicidades

 

>> 23 de novembro – segunda-feira

19h Changer d’image. Lettre à la bien-aimée (Mudar de imagem. Carta à bem-amada)
19h King Lear (Rei Lear)

21h Grandeur et décadence d’un petit commerce de cinéma révélées par la recherche des acteurs dans un film de télévision publique d’après un vieux roman de J. H. Chase (Grandeza e decadência de um pequeno negócio de cinema reveladas pela pesquisa dos atores em um filme de televisão pública segundo um velho romance de J. H. Chase)

 

>> 25 de novembro – quarta-feira

15h50 Soigne ta droite ou Une place sur la terre (Atenção à direita)

19h30 Hélas pour moi (Infelizmente para mim)

21h10 Armide
21h10 Le dernier mot / Les Français entendus par (A última palavra)
21h10 Allemagne neuf zéro (Alemanha nove zero)

 

>> 26 de novembro – quinta-feira

15h45 King Lear (Rei Lear)

19h30 Nouvelle Vague

21h15 De l’origine du XXIe siècle (Da origem do século XXI)
21h15 The old place (O velho lugar)
21h15 Liberté et patrie (Liberdade e pátria)

 

>27 de novembro – sexta-feira

15h Une bonne à tout faire (Uma empregada que faz tudo)
15h Prière pour refusniks (Prece para refusniks)
15h Reportage amateur (Maquette expo) (Reportagem amadora [Maquete da exposição])

18h30 Sauve la vie (qui peut)

20h30 Palestra com Michael Witt

 

>> 28 de novembro – sábado

15h Une catastrophe (Uma catástrofe)
15h C’était quand / Il y avait quoi (hommage à Éric Rohmer) Era quando / Havia o que (homenagem a Éric Rohmer)
15h Khan Kahnne
15h Prix suisse, remerciements, mort ou vif (Prêmio Suíço, agradecimentos, morto ou vivo)
15h Vrai faux passeport (Passaporte verdadeiramente falso)

19h Le pont des Soupirs (A ponte dos suspiros)
19h Notre Musique (Nossa música)

21h Plus OH! (Mais Oh!)
21h Éloge de l’amour (Elogio ao amor)

 

>> 29 de novembro – domingo

15h Film Socialisme (Filme Socialismo)

19h Les trois desastres (Os três desastres)
19h Adieu au langage (Adeus à linguagem)

21h Notre Musique (Nossa música)

 

>> 30 de novembro – segunda-feira

15h Éloge de l’amour (Elogio ao amor)

19h Adieu au langage (Adeus à linguagem)

20h30 Le Mépris (O Desprezo)

 

 

 

SINOPSES

 

 

Vladimir et Rosa (Vladimir e Rosa)

1971, 16mm, 103’ Classificação Indicativa: L

 

Intitulado inicialmente Sexo e Revolução, o filme recria o julgamento dos Oito de Chicago – quando importantes ativistas americanos acabaram indiciados pelos tumultos na Convenção do partido Democrata de 1968.

 

Luttes en Italie (Lutas na Itália)

1970, 16mm, 60’ Classificação indicativa: L

 

Paola Taviani é uma maoísta que tenta entender como se pode lutar pela revolução. Por meio dela, o filme interroga os diferentes aspectos, até contraditórios, da vida de uma militante. Enfim, a própria atriz dirige sua mensagem ao espectador televisivo.

 

Tout va bien (Tudo vai bem)

1972, 35mm, 95’ Classificação indicativa: 12

 

França, 1972. Uma fábrica de produtos alimentícios está em greve e os operários sequestram o patrão. Uma jornalista norte-americana e seu marido, cineasta ex-integrante da Nouvelle Vague, que agora se dedica a filmes publicitários, são aprisionados junto com o diretor da fábrica.

 

Caméra-oeil (Câmera-olho)

1967, 35 mm, 15’ Classificação indicativa: L

 

Este curta integra a obra coletiva e anônima Longe do Vietnã, filme militante concebido como peça de solidariedade ao Vietnã do Norte frente à agressão imperialista e militar dos Estados Unidos. Conjugando diferentes situações, perspectivas e experimentações formais, procura retratar a barbárie da guerra e os protestos contra sua continuidade.

 

Ici et ailleurs (Aqui e acolá)

1974, 16mm, 55’ Classificação indicativa: L

 

Em 1970, Godard e Gorin filmam os fedayin e a resistência palestina na Jordânia. Intitulado “Jusqu’à la victoire”, esse documentário ganha um novo olhar e outra escuta ao passar pela mesa de montagem de “Ici et ailleurs”, sob o crivo da conversação entre Godard e Anne-Marie Miéville.

 

Clip Faut pas rêver / Quand la gauche aura le pouvoir (Quando a esquerda chegar ao poder)

1977, DVD, 3’34’’ Classificação indicativa: L

 

Num plano fixo, vemos um garoto na cozinha de sua casa e ouvimos a canção Faut pas rever, cantada por Patrick Juvet, que parece vir da televisão no extracampo. O menino responde às perguntas da mãe sobre o dia passado na escola.

 

Numéro deux (Número dois)

1975, 35mm, 88’ Classificação indicativa: 16

 

Co-realizado com Anne-Marie Miéville, Numéro deux examina os conflitos em torno da vida doméstica, do sexo e do trabalho de uma família francesa que vive num claustrofóbico apartamento moderno. O filme se organiza por justaposições de dualidades, entre as quais som e imagem, cinema e vídeo.

 

Comment ça va? (Como vai você?)

1975, 16mm, 78’ Classificação indicativa: L

 

Um jornalista militante sindical participa da gravação de um documentário dentro da gráfica de um jornal comunista. É a oportunidade para uma reflexão sobre os processos de produção, tratamento e mal-tratamento da informação pelo jornalista que usa de seu poder para transformá-la.

 

Sauve qui peut (la vie) [Salve-se quem puder (a vida)]

1979, 35mm, 87’ Classificação indicativa: 12

 

Denise Rimbaud resolve abandonar a cidade e o namorado, Paul Godard, em busca de uma nova vida no campo. Paul, um técnico frustrado que trabalha na TV local, não quer se separar dela, mas resiste em sair da cidade. Isabelle é uma prostituta que dorme com Paul e quer alugar o apartamento de Denise.

 

Passion (Paixão)

1982, 35mm, 87’ Classificação indicativa: L

 

Enquanto seu país vive uma crise política, um cineasta polonês tenta rodar na França um filme no qual imita quadros de grandes pintores como Goya e Rembrandt. A filmagem não avança, os produtores pressionam. O diretor se envolve com uma jovem operária que acaba de ser demitida.

 

Scénario de Sauve qui peut (la vie) (Roteiro de Salve-se quem puder (a vida))

1979, DVD, 20’ Classificação indicativa: 12

 

Desenvolvido como um roteiro em vídeo, o filme é na verdade um ensaio bastante livre sobre os desejos e ideias de Godard a respeito da realização de Salve-se quem puder (a vida), articulando comentários sobres os personagens do futuro filme com uma reflexão sobre o tempo, a música e a montagem.

 

Passion, le travail et l’amour: introduction à un scénario, ou Troisième état du scénario du film Passion (Paixão, o trabalho e o amor: introdução a um roteiro, ou Terceiro estado do filme Paixão)

1982, DVD, 11’ Classificação indicativa: L

 

Vídeo-esboço feito durante o processo preparatório de Passion – e suplantado posteriormente por Roteiro do filme Paixão. Neste curto trecho de 11’ que circula extraoficialmente – e que acredita-se ser um terço do original –, vemos Godard discutir e trabalhar ideias preliminares com os atores.

 

Scénario du film Passion (Roteiro do filme Paixão)

1982, DVD, 53’ Classificação indicativa: L

 

Em Roteiro do filme Paixão, vemos Godard em seu estúdio, diante da tela branca. Ali, ele retoma imagens de seu filme Passion para construir com elas um discurso em ato. Trata-se de um roteiro videográfico posteriori, que confirma a formulação godardiana de que antes de escrever, é preciso ver.

 

Petites notes à propos du film Je vous salue, Marie (Pequenas notas sobre o filme Eu vos saúdo, Maria)

1983, DVD, 25’ Classificação indicativa: 18

 

Enquanto se prepara para filmar “Je vous salue, Marie”, Godard conversa com a atriz Myriem Roussel sobre seu método de trabalho, relaciona cinema e música ao lado da parceira Anne-Marie Miéville, faz alguns testes de cena e finaliza a escrita dos diálogos.

 

Lettre à Freddy Buache. À propos d’un court-métrage sur la ville de Lausanne (Carta a Freddy Buache. Sobre um curta-metragem a respeito da cidade de Lausanne)

1982, 35mm, 11’ Classificação indicativa: L

 

Godard subverte a encomenda da prefeitura de Lausanne para um filme comemorativo sobre a cidade e endereça uma vídeo-carta a Freddy Buache, diretor da Cinemateca Suíça. De sua sala de montagem, o cineasta reflete sobre a cidade, o cinema e a urgência de filmar.

 

[Espoir/Microcosmos] (Esperança/Microcosmo)

1996, DVD, 3’ e 1’ Classificação indicativa: L

 

Com a chegada do vídeo, a prática da montagem como exercício filosófico torna-se, para Godard, sinônimo de exercício “muscular”, ou seja, de treinamento associado a uma aparelhagem tecnológica e às possibilidades que ela traz. Esse treinamento gera pequenos estudos que são como “blocos de notas” do cineasta.

 

Pour Thomas Wainggai (Por Thomas Wainggai)

1991, DVD, 3’ Classificação indicativa: L

 

Convidados pela Anistia Internacional a integrar o longa-metragem coletivo “Contre l’oubli”, Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville endereçam um vídeo-carta de pouco mais de três minutos ao presidente da Indonésia, reivindicando a libertação do ativista Thomas Wainggai.

 

L’enfance de l’art (A infância da arte)

1991, DVD, 8’ Classificação indicativa: L

 

Ensaio de 1990 encomendado pela Unicef dentro do projeto Como vão as crianças? Entre cenas de guerrilha, fragmentos de Vitor Hugo e uma imagem de Delacroix, as crianças brincam.

 

Soft and hard

1985, DVD, 52’ Classificação indicativa: L

 

Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville conversam sobre seus filmes e sobre o cinema, enquanto realizam tarefas domésticas.

 

France tour détour deux enfants (episódios 1 a 4)

1977-1978, DVD, 12 104’ Classificação indicativa: L

 

Nesta segunda série televisiva, produzida para o canal Antenne 2, Godard e Miéville continuam seu percurso em direção a uma posição crítica da comunicação, tomando emprestado os códigos da gramática televisual – reportagens, chamadas de matéria, entrevistas, clipes –, criando uma espécie de antitelevisão.

 

France tour détour deux enfants (episódios 5 a 8)

1977-1978, DVD, 12 104’ Classificação indicativa: L

 

 

France tour détour deux enfants (episódios 9 a 12)

1977-1978, DVD, 12 104’ Classificação indicativa: L

 

 

Histoire(s) du cinéma (História(s) do cinema) (episódios 1A e 1B)

1988-98, DVD, 93’ Classificação indicativa: L

 

Série em 8 episódios organizada como uma ampla meditação, a um só tempo, sobre a História do Cinema e a História do Século XX, a partir de um conjunto variado de imagens (cinematográficas, pictóricas, fotográficas) e sons, reorganizados pelo cineasta num fluxo de pensamento em voz alta.

 

Histoire(s) du cinéma (História(s) do cinema) (episódios 2A, 2B e 3A)

1988-98, DVD, 80’ Classificação indicativa: L

 

 

Histoire(s) du cinéma (História(s) do cinema) (episódios 3B, 4A e 4B)

1988-98, DVD, 91’ Classificação indicativa: L

 

 

Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação) (episódios 1A e 1B)

1976, DVD, 100’ Classificação indicativa: 12

 

Série de doze programas de televisão formada por seis dípticos, dos quais a primeira parte traz sempre um ensaio crítico (sobre o desemprego, a mídia e a própria série), e a segunda, entrevistas feitas por Godard com pessoas as mais diversas.

 

Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação) (episódios 2A e 2B)

1976, DVD, 100’ Classificação indicativa: 12

 

 

Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação) (episódios 3A e 3B)

1976, DVD, 100’ Classificação indicativa: 12

 

 

Six fois deux (4A e 5B) Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação) (episódios 4A e 4B)

1976, DVD, 100’ Classificação indicativa: 12

 

 

Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação) (episódios 5A e 5B)

1976, DVD, 105’ Classificação indicativa: 12

 

Six fois deux (Sur et sous la communication) (Seis vezes dois: sobre e sob a comunicação) (episódios 6A e 6B + episódio cortado)

1976, DVD, 122’ Classificação indicativa: 12

 

Prénom Carmen (Carmen de Godard)

1982, 35mm, 85’ Classificação indicativa: 14

 

Carmen participa de um grupo terrorista que assalta um banco. No meio do assalto, ela conhece Joseph, segurança do banco, e se apaixona. Eles fogem para o litoral, mas o romance desanda, ao passo que o grupo de Carmen planeja uma nova operação num hotel.

 

Le livre de Marie (O livro de Maria)

1985, dir. Anne-Marie Miéville, DVD, 28’

 

Curta-metragem de Anne-Marie Miéville indissociável do longa Je vous salue, Marie.

 

Je vous salue, Marie (Eu vos saúdo, Maria)

1983, 35mm, 72’ Classificação indicativa: 18

 

A jovem Maria ajuda o pai num posto de gasolina, namora um motorista de táxi e joga basquete. Virgem, ela se descobre grávida. Um homem a informa de que ela espera o filho de Deus. Releitura provocativa do arquétipo da mãe de Jesus. Godard discute sagrado e profano, desejo e fé e corpo e espírito.

Détective (Detetive)

1984, 35mm, 95’ Classificação indicativa: 16

 

Num hotel de luxo parisiense, dois detetives investigam um crime. No mesmo ambiente, boxeadores aguardam uma importante luta, um casal está em crise e um mafioso pretende tumultuar as coisas.

 

Dans le noir du temps (No breu do tempo)

2002, DVD, 10’ Classificação indicativa: 14

 

Encomenda da Exposição Nacional Suíça de 2002, este curta usa o procedimento da colagem – de cartelas, pinturas, trechos de filmes, músicas e textos em voz off – para abordar o fim de tudo, a morte de cada elemento que constitui a vida.

 

Ecce homo (Eis o homem)

2006, DVD, 2’ Classificação indicativa: 12

 

Este curta fez parte da exposição realizada no Centro Pompidou, em 2006, intitulada “Voyage(s) en utopie, 1946-2006,”. São imagens e sons que seguem de perto um trecho do primeiro episódio de “História(s) do cinema”, singularizadas e pensadas para exibição no museu.

 

Moments choisis des Histoire(s) du cinéma (Momentos escolhidos de História(s) do cinema)

2004, 35 mm, 84’ Classificação indicativa: L

 

Versão em longa-metragem da série Histoire(s) du cinéma, originalmente concebida em oito episódios. O filme traz uma seleção pessoal de Godard de alguns dos momentos mais marcantes de cada episódio.

 

Meetin’ WA (Encontrando WA)

1986, DVD, 26’ Classificação indicativa: L

 

Meetin’ WA” é uma obra pequena e preciosa: aqui, podemos ver (e ouvir) como funcionam duas usinas de criação (pós) modernas, Godard e Woody Allen, por meio de seus diálogos (e de seus monólogos), e de uma montagem reduzida ao essencial.

 

Puissance de la parole (Potência da palavra)

1988, DVD, 25’ Classificação indicativa: 12

 

Realizado como parte de uma campanha publicitária da empresa France Télécom, este curta gravado em vídeo baseia-se em duas obras literárias, o conto The power of words (O poder das palavras, 1845), de Edgar Allan Poe, e o romance policial The postman always Rings Twice (O destino bate à sua porta, 1936), de James Cain.

 

Le rapport Darty (O relatório Darty)

1989, DVD, 50’ Classificação indicativa: L

 

Filme de encomenda que saiu pela culatra, “Le rapport Darty” funciona como um anti-institucional, um filme indesejável para os que o haviam desejado. Ensaio crítico e poderoso sobre o consumo que revela também a difícil relação entre realizadores e o objeto representado em obras feitas em regime de adversidade.

 

Je vous salue, Sarajevo (Eu vos saúdo, Sarajevo)

1993, DVD, 2’ Classificação indicativa: 10

 

O filme examina detalhadamente uma fotografia feita em 1992 pelo fotojornalista Ron Haviv durante a guerra nos Balcãs. Em paralelo, constrói um discurso no qual diferencia cultura e arte, enfatizando a capacidade de a segunda questionar o que a primeira busca preservar.

 

For ever Mozart (Para sempre Mozart)

1996, 35mm, 80’ Classificação indicativa: L

 

Um grupo de atores vai a Sarajevo para montar uma peça de Musset. Lá, Godard encena a guerra como teatro do absurdo. Em paralelo, um cineasta trabalha em seu filme, Bolero fatal, e precisa lidar com as contradições do cinema: arte e ao mesmo tempo comércio ordinário.

 

JLG/JLG. Autoportrait de décembre (JLG/JLG: autorretrato de dezembro)

1994, 35mm, 56’ Classificação indicativa: L

 

Godard encena a própria solidão em sua casa, na Suíça, numa espécie de balanço de sua vida e obra. O cineasta revela fragmentos de seu mundo interior feito de sensações, afetos e reflexões, e termina escrevendo – sob a luz de um fósforo – desconcertantes palavras de amor.

 

2×50 ans de cinéma français (2×50 anos de cinema francês)

1995, DVD, 50’ Classificação indicativa: L

 

No episódio francês da série patrocinada pelo BFI (British Film Institute) em comemoração ao centenário do cinema, reunindo cinematografias de diversos países e regiões, Jean-Luc Godard convoca o ator Michel Piccoli para colocar em discussão tanto o passado quanto o presente do cinema.

 

Adieu au TNS (Adeus ao TNS)

1996, DVD, 7’20’’ Classificação indicativa: L

 

Este vídeo é uma “carta filmada” que Godard endereçou ao TNS, o Théâtre National de Strasbourg, instituição onde desejou trabalhar, sem sucesso. Decepcionado, Godard lê um poema de sua autoria em que evoca sua amargura.

 

Schick

1971, DVD, 45’’ classificação indicativa L

 

A loção pós-barba Schick tem o poder de reconciliar um casal.

 

[Closed]

1987-1988, DVD, duas séries de 10 e 7 clipes de 20’’ a 30’’ – total 7’ classificação indicativa L

 

Duas séries de dez (Closed jeans) e sete (Closed) curtíssimos vídeos para os estilistas Marithé e François Girbaud, que Godard transforma em esboços de seus outros projetos em curso.

 

On s’est tous défilé (Nós todos nos esquivamos)

1988, DVD, 13’ classificação indicativa L

 

Breve estudo sobre a superfície sensível do corpo a partir de imagens relacionadas a um desfile de moda suíço. Pintura, dança, teatro de rua e música se conectam pela criteriosa leitura das Divagations de Mallarmé, tornando este vídeo-poema uma espécie singular de manifesto audiovisual simbolista.

 

Métamorphojean

1990, DVD, 2’20’’ – 5 clipes de 20’’ a 30’’ Classificação indicativa: L

 

Cinco breves vídeos para os estilistas Marithé e François

 

Parisienne people

1992, DVD, 45’’ Classificação indicativa L

 

Sentado ao pé da escada rolante de um centro comercial, um homem lê um romance intitulado Parisienne People, à espera de um isqueiro. Outro homem anda descalço pelo chão repleto de embalagens do cigarro Parisienne, enquanto um skatista ziguezagueia entre caixas do mesmo cigarro de tamanho gigante.

 

Les enfants jouent à la Russie (As crianças brincam de Rússia)

1993, DVD, 60’ Classificação indicativa: L

 

Contratado para fazer um documentário sobre a Rússia pós-Guerra Fria, um cineasta francês prefere adaptar idiota, de Dostoiévski. Partindo desse pretexto, Godard segue o formato de “Histoire(s) du cinéma” e faz um filme-ensaio fundindo imagem, texto, música e vozes (in, off, over) num fluxo videográfico de quase uma hora.

 

Changer d’image. Lettre à la bien-aimée (Mudar de imagem. Carta à bem-amada)

1982, DVD, 9’50’’ Classificação indicativa: L

 

Em 1981, quando a esquerda chegou ao poder na França, com François Mitterrand, a televisão estatal francesa produziu uma série de curtas sobre o tema da mudança. Um dos filmes foi encomendado a Godard. Num tom zombeteiro e provocador, o diretor explica por que não honrou a encomenda.

 

Armide

1987, DVD, 12’ Classificação indicativa: L

 

Em um ginásio, homens musculosos praticam alterofilismo enquanto duas jovens mulheres procuram seduzi-los. Versão filmada de um trecho da ópera Armide, de Jean-Baptiste Lully.

 

Le dernier mot / Les Français entendus par (A última palavra)

1988, DVD, 13’ Classificação indicativa: L

 

A revista do jornal Le Figaro comemorava dez anos de existência e decidiu produzir um longa-metragem de episódios com o mote “Les Français vus par Les Français”. Godard partiu de uma ideia irônica e provocativa – selecionar as últimas palavras antes da morte de franceses célebres – e acabou produzindo uma revisão crítica da segunda grande guerra ambientada na Alta Savóia, com destaque para o fuzilamento do filósofo Valentin Feldman.

 

Allemagne neuf zéro (Alemanha nove zero)

1991, DVD, 62’ Classificação indicativa: L

 

Devastador retrato do colapso do muro de Berlim, em última análise do Estado comunista soviético e seus satélites, no caso a Alemanha Oriental. Lemmy Caution, o detetive modelado nos heróis americanos, é o guia nessa caminhada algo melancólica, mas permeada de referências a um passado de realizações artísticas. Desta vez Lemmy, vivido por Eddie Constantine, um americano de Los Angeles que se tornou ator e cantor na França – é um espião à procura do Ocidente, simbolizando também a transição dos anos 60, período de desejos e expectativas, para os anos 90, época de cinismo e consumismo. Ao mesmo tempo desolador e irônico, amargo e doce, o filme possui um apelo emocional raro de se ver nos filmes de Godard.

 

Soigne ta droite ou Une place sur la terre (Atenção à direita)

1987, 35mm, 81’ Classificação indicativa: L

 

Um cineasta recebe a ordem de realizar e deixar um filme pronto em um dia e é obrigado a sair do autoexílio; a dupla de música pop Les Rita Mitsouko ensaia e grava as canções de seu próximo álbum; um homem chamado Indivíduo vaga através de uma série aleatória de encontros e situações absurdas.

 

Hélas pour moi (Infelizmente para mim)

1993, 35mm, 84’ Classificação indicativa: 12

 

A partir da enquete de um editor, descobrimos que numa cidadezinha suíça, Deus encarnou em Simon, proprietário de uma oficina mecânica, a fim de seduzir sua mulher, Rachel, que abre mão da imortalidade para continuar a viver seu amor pelo marido mortal. Inspirado no mito de Anfitrião e Alcmena.

 

King Lear (Rei Lear)

1987, DVD, 90’ Classificação indicativa: 12

 

Resultado de um contrato assinado em guardanapo, “King Lear” foi marcado por vários conflitos entre diretor e produtor. Tais conflitos se refletem nos procedimentos fílmicos de afirmação da própria negatividade, fazendo ecoar o silêncio de Cordélia e problematizando as relações entre artista e indústria, virtude e poder.

 

N ouvelle Vague

1990, DVD, 89’ Classificação indicativa: L

 

Uma condessa atropela um andarilho, o leva à sua mansão e cuida dele. Mas se irrita com seu mutismo e deixa que se afogue. Um tempo depois, um homem idêntico surge, sabe do crime e se diz irmão do morto. Em troca do silêncio, passa a dirigir uma empresa da condessa e se torna amante dela.

 

De l’origine du XXIe siècle (Da origem do século XXI)

2000, DVD, 15’ Classificação indicativa: L

 

Comissionado pelo Festival de Cannes no ano 2000 para comemorar o início do segundo século do cinema, “De l’origine du XXIe siècle” opta por associar, em edição vertiginosa, imagens de filmes ficcionais a outras que documentam atrocidades do século XX, adicionando áudio que ata textos distintos.

 

The old place (O velho lugar)

1998, DVD, 47’ Classificação indicativa: 12

 

O desenrolar do diálogo, em voz over, de Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville, associado a um conjunto heterogêneo de imagens e sons das mais diversas procedências, propõe uma desconcertante interpretação da encomenda inicial do Museu de Arte Moderna de Nova York de um vídeo a respeito do lugar da arte no final do século XX.

 

Liberté et patrie (Liberdade e pátria)

2002, DVD, 22’ Classificação indicativa: L

 

Encomendado pela Exposição Nacional Suíça de 2002, “Liberté et Patrie”, curta composto por trechos de filmes antigos, filmes do próprio Godard, fotografias, pinturas, paisagens do cantão de Vaud e vistas parisienses, foi inspirado pelo romance Aimé Pache, peintre vaudois de Charles-Ferdinand Ramuz, sobre um pintor apócrifo local.

 

Une bonne à tout faire (Uma empregada que faz tudo)

2006, DVD, 8’ Classificação indicativa: L

 

Nesse curta de oito minutos, filmado em 1981 e finalizado em 2006, Godard disseca uma de suas obsessões, o quadro “Le nouveau-né”, pintado por Georges de La Tour em torno de 1648. O filme foi rodado no “Zoetrope Studios”, de Francis Ford Coppola.

Prière pour refusniks (Prece para refusniks)

2004, DVD, 7’ e 3’30’’ Classificação indicativa: 12

 

Em um gesto de empatia política, Godard endereça duas cartas cinematográficas – de cunho antimilitarista – aos jovens soldados israelenses (denominados refusniks) que se recusaram a atuar nos territórios da Palestina ocupada.

 

Reportage amateur (Maquette expo) (Reportagem amadora [Maquete da exposição])

2006, DVD, 47’ Classificação indicativa: L

 

Vídeo que descreve a maquete do projeto de exposição Collage(s) de France, archéologie du cinéma, que daria lugar a Voyage(s) en utopie (Centre Pompidou, 2006). Trata-se de um documento preparatório no qual Godard explica detalhadamente à câmera de Anne-Marie Miéville este projeto não realizado.

 

Une catastrophe (Uma catástrofe)

2008, DVD, 1’ Classificação indicativa: L

 

Vinheta da edição 2008 da Viennale que alia trechos de “O Encouraçado Potemkin” (1925) de Eiseinstein e do documentário alemão “Gente no Domingo” (1930) a imagens de guerra contemporâneas e a uma composição de Schumann, como se tentasse definir, pelos meios do cinema e do vídeo, o que é uma catástrofe.

 

C’était quand / Il y avait quoi (hommage à Éric Rohmer) Era quando / Havia o que (homenagem a Éric Rohmer))

2010, DVD 3’26’’ Classificação indicativa: L

 

Utilizando títulos de textos de Eric Rohmer e fragmentos de memórias dos tempos de cinefilia, Godard faz uma homenagem afetiva ao colega cineasta desde os tempos dos Cahiers du cinéma.

 

Prix suisse, remerciements, mort ou vif (Prêmio Suíço, agradecimentos, morto ou vivo)

2015, DVD, 5’ Classificação indicativa: L

 

Vivo ou morto, como um soldado-clown que retorna da guerra após longa jornada, Godard segue seu caminho trôpego e ofegante por entre quatro alicerces e agradece o Prêmio do Cinema Suíço com esse breve poema

 

Khan Khanne

2014, DVD, 9’, Classificação indicativa: L

 

Na véspera da première mundial de “Adieu au language”, Godard envia essa carta fílmica a Gilles Jacob e Thierry Fremeau, diretores do Festival de Cannes. O cineasta retoma imagens de seus filmes, relembra dos diálogos entre o Festival de Cannes e maio de 1968 e reflete sobre o cinema.

 

Vrai faux passeport (Passaporte verdadeiramente falso)

2006, DVD, 55’ Classificação indicativa: 12

 

Vídeo-montagem de diferentes trechos de filmes, cinejornais, reportagens televisivas, e entrevistas. Com as palavras “bonus” e “malus” se alternando na tela, Godard inscreve sobre as imagens o seu julgamento, convidando o espectador a também se posicionar diante delas, estética e moralmente.

 

Le pont des Soupirs (A ponte dos suspiros)

2014, blu-ray, 8’ Classificação indicativa: 12

 

Filme realizado como parte do projeto “Les ponts de Sarajevo”, que reuniu curtas de 13 cineastas europeus. Cada um desses criadores trata, em seus trabalhos, do lugar ocupado pela capital bósnia no imaginário do mundo, cabendo a Godard uma reflexão, nesse contexto, sobre fotografias de guerra.

 

Notre Musique (Nossa música)

2004, DVD, 80’ Classificação indicativa: 12

 

Inferno, purgatório e paraíso: entre o fascínio trágico das imagens, um ator-autor entre as palavras e as ruínas e a beleza de uma realidade aprisionada. Pode a ficção nos salvar da realidade?

 

Plus OH! (Mais Oh!)

1996, blu-ray, 4’ Classificação indicativa: L

 

A partir de uma encomenda de videocliep para a canção Plus Haut de France Gall, Godard convoca imagens variadas da história do cinema e da pintura, e as agencia de modo próximo ao adotado nas Histoire (s) du cinéma, com alguns procedimentos estilísticos aparentados.

 

Éloge de l’amour (Elogio ao amor)

2001, 35mm, 94’ Classificação indicativa: 14

 

Edgar tem um projeto artístico sobre o amor, no qual pretende mostrar a vida de três casais de gerações diferentes. Tentando solucionar a crise criativa que atravessa, Edgar vai ao encontro de Elle, mulher intensa e sofrida que ele havia conhecido anos antes.

 

Film Socialisme (Filme socialismo)

2010, 35mm, 102’ Classificação indicativa: L

 

Segmentado em três movimentos, Filme Socialismo é uma coleção de conversas, fragmentos e esquetes que compõem uma espécie de arca sinfônica a cruzar o presente, o passado e o futuro da Europa.

 

Les trois desastres (Os três desastres)

2013, blu-ray, 17’ Classificação indicativa: 12

 

Este é um dos três curtas produzidos para o projeto “3x3D”. Reúne imagens fixas e em movimento de inúmeros filmes que ensaiam sobre a ciência e a tecnologia na sua relação com as sociedades e, em especial, com as artes e o cinema.

 

Notre Musique (Nossa música)

2004, DVD, 80’ Classificação indicativa: 12

 

Inferno, purgatório e paraíso: entre o fascínio trágico das imagens, um ator-autor entre as palavras e as ruínas e a beleza de uma realidade aprisionada. Pode a ficção nos salvar da realidade?

 

Éloge de l’amour (Elogio ao amor)

2001, 35mm, 94’ Classificação indicativa: 14

 

Edgar tem um projeto artístico sobre o amor, no qual pretende mostrar a vida de três casais de gerações diferentes. Tentando solucionar a crise criativa que atravessa, Edgar vai ao encontro de Elle, mulher intensa e sofrida que ele havia conhecido anos antes.

 

Adieu au langage (Adeus à linguagem)

2014, blu-ray, 70’ Classificação indicativa: 16

 

Primeiro longa-metragem em 3D dirigido por Jean-Luc Godard, Adeus à linguagem se ancora na narrativa bifurcada pela separação de dois casais para propor reflexões sobre cinema, cultura, natureza, história, linguagem e memória. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes.

 

À bout de souffle (Acossado)

1959, 35mm, 87’ Classificação indicativa: 14

 

Acossado narra a trajetória de Michel Poiccard, um ladrão de carros que, fugindo para Marselha, mata um policial. De volta a Paris, ele reencontra Patricia, uma estudante americana. Enquanto perambula pela cidade, Michel ensaia retomar a relação com Patricia, mas ela o denuncia à polícia, que o mata no fim.

 

Une femme est une femme (Uma mulher é uma mulher)

1961, 35mm, 84’ Classificação indicativa: 16

 

Angela deseja ter um filho com urgência, de preferência com seu namorado; mas ele, sem pressa de um projeto familiar e irritado pela insistência de Angela, pede para ela ser engravidada por um amigo do casal.

 

Alphaville. Une étrange aventure de Lemmy Caution (Alphaville)

1965, 35mm, 98’ Classificação indicativa: 12

 

O agente Lemmy Caution chega a Alphaville, cidade futurista comandada por uma inteligência artificial que ele precisa destruir. Lemmy também deve libertar Natasha von Braun daquele lugar, onde palavras como “amor” e “por quê?” foram proibidas.

 

Une femme coquette (Uma mulher faceira)

1955, BLU-RAY , 10’ Classificação indicativa: 14

 

Agnès, uma jovem burguesa de Genebra, escreve carta para uma amiga contando como acabara de trair o marido. Fascinada pelos gestos e atitudes adotados por uma prostituta para atrair seus clientes, Agnès decide imitá-la e seduz o primeiro homem que vê, em um banco de jardim.

 

Vivre sa vie (Film en douze tableaux) (Viver a vida)

1962, blu-ray, 85’ Classificação indicativa: 16

 

Recém-separada, Nana (Anna Karina) trabalha em uma loja de discos e sonha em ser atriz. Despejada por não pagar o aluguel de seu apartamento, ela passa a se prostituir, primeiro casualmente, e então profissionalmente, conduzida por Raoul, um cafetão – com quem tenta romper, até ser assassinada num tiroteio.

 

Opération béton (Operação concreto)

1954, 35mm, 20’ Classificação indicativa: L

 

Documentário sobre a construção da Barragem da Grande-Dixence, nos Alpes Suíços, filmado durante a fase de concretagem da obra. A narração, escrita por Godard e pelo engenheiro Jean-Pierre Laubscher, exalta a monumentalidade da empreitada, que consegue domesticar a hostilidade do clima e do relevo.

 

Tous les garçons s’appellent Patrick (Charlotte et Véronique) (Todos os rapazes se chamam Patrick (Charlotte et Véronique))

1957, DVD, 21’ Classificação indicativa: 12

 

Charlotte e Véronique, jovens universitárias, dividem um apartamento em Paris. Depois de um desencontro no parque, conversam sobre os rapazes que conheceram sem perceberem que se trata da mesma pessoa.

 

Une histoire d’eau (Uma história de água)

1958, DVD, 18’ Classificação indicativa: 10

 

Saindo para a faculdade, uma jovem descobre que sua cidade, Villeneuve Saint-Georges, está inundada. Com um barco e uma bicicleta ela consegue chegar até a estrada, e pega uma carona com um rapaz com quem flerta ao longo do caminho, até chegarem aos pés da Torre Eiffel.

 

Charlotte et son Jules (Charlotte e seu namorado)

1959, DVD, 20’ Classificação indicativa: L

 

Num quarto de hotel em Paris, Jules recebe a visita da ex-namorada, Charlotte. Entre resignação e orgulho, ele revela os motivos pelos quais acredita que a relação entre os dois chegou ao fim e espera que a moça volte para ele. Jules, porém, será surpreendido pelas atitudes de

 

Pierrot le fou (O demônio das onze horas)

1965, 35mm, 110’ Classificação indicativa: 12

 

Ferdinand é professor de espanhol e trabalha na televisão, mas perde o emprego. Casado com uma italiana, vai a uma festa e volta para casa sozinho. Leva a babá Marianne de volta para casa, gerando um clima de fuga, que se efetiva e o casal se envolve com tráfico de armas e conspiração política.

 

Masculin féminin. Quinze faits précis (Masculino, feminino)

1966, 35mm, 110’ Classificação indicativa: 10

 

Paul trabalha como pesquisador num instituto. Ele torna-se amante de Madeleine, jovem cantora, mas se encanta também por Elisabeth. Interessado pelo perfil das garotas francesas dos anos 1960, Paul é levado a participar de causas sociais e estudantis por influência de um amigo.

 

Made in U.S.A

1966, 35mm, 90’ Classificação indicativa: 10

 

A jornalista Paula Nelson (Anna Karina) vai a uma pequena cidade francesa para encontrar o marido. Chegando lá, descobre que ele foi assassinado e começa a investigar o crime. Ela se depara com o submundo da política e suas conspirações, espionagens, traições e manipulações.

 

Deux ou trois choses que je sais d’elle (Duas ou três coisas que eu sei dela)

1966, DVD, 90’ Classificação indicativa: 12

 

Tendo como pretexto a exposição, em forma descontínua e autorreflexiva, de fragmentos da vida cotidiana de Juliette, dona de casa, prostituta e moradora de um dos novos conjuntos habitacionais dos subúrbios de Paris, compõe-se um painel da nascente sociedade de consumo francesa.

 

 Vivre sa vie (Film en douze tableaux) (Viver a vida)

1962, blu-ray, 85’ Classificação indicativa: 16

 

Recém-separada, Nana (Anna Karina) trabalha em uma loja de discos e sonha em ser atriz. Despejada por não pagar o aluguel de seu apartamento, ela passa a se prostituir, primeiro casualmente, e então profissionalmente, conduzida por Raoul, um cafetão – com quem tenta romper, até ser assassinada num tiroteio.

 

Les carabiniers (Tempo de guerra)

1963, 35mm, 80’ Classificação indicativa: 12

 

Durante uma guerra, camponeses são convocados para lutar em nome do rei. Os emissários do soberano convencem esses indivíduos prometendo riquezas e incríveis experiências de vida. Depois de combates sangrentos, eles voltam para casa e mostram às suas mulheres tudo o que conseguiram em suas aventuras.

 

Pierrot le fou (O demônio das onze horas)

1965,35mm, 110’ Classificação indicativa: 12

 

Ferdinand é professor de espanhol e trabalha na televisão, mas perde o emprego. Casado com uma italiana, vai a uma festa e volta para casa sozinho. Leva a babá Marianne de volta para casa, gerando um clima de fuga, que se efetiva e o casal se envolve com tráfico de armas e conspiração política.

 

One plus one (Um mais um)

1968, blu-ray, 99’ Classificação indicativa: 14

 

Em um arranjo polifônico e ensaístico, Jean-Luc Godard combina documentário e encenações ficcionais alternando o registro dos Rolling Stones durante os ensaios e gravações da canção Sympathy for the Devil com discursos e ações sobre política e estética no fulgurante ano de 1968.

 

Ciné-tracts (Cine-panfletos)

1968, DVD, 2’ a 4’ cada Classificação indicativa: L

 

É comum ler ou ouvir que os ciné-tracts [cine-panfletos], tidos como iniciados por Chris Marker, foram realizados durante o movimento de maio de 1968, mas a maior parte deles foi realizada depois. Doze deles são identificados como tendo sido feitos por Godard. Ele os intitula Film tract [filme panfleto], seguidos de um número. Para realizar alguns deles, Godard contou com a ajuda técnica do diretor de fotografia Armand Marco, que pouco depois se juntaria ao grupo Dziga Vertov.

 

Pravda

1969, DVD, 58’ Classificação indicativa: L

 

Encomendado pela West German Television, o filme propõe uma análise maoísta da delicada situação da Tchecoslováquia no final dos anos 1960, poucos meses depois da invasão soviética.

 

Grandeur et décadence d’un petit commerce de cinéma révélées par la recherche des acteurs dans un film de télévision publique d’après un vieux roman de J. H. Chase (Grandeza e decadência de um pequeno negócio de cinema reveladas pela pesquisa dos atores em um filme de televisão pública segundo um velho romance de J. H. Chase)

1985, DVD, 91’ Classificação indicativa: 12

 

O nascimento de um filme. Seleção de elenco, captação financeira, preservação do impulso criativo, eis alguns dilemas enfrentados pelo realizador Gaspard Bazin (simbólico nome interpretado pelo simbólico Jean-Pierre Léaud), agravados na relação com o produtor e sua esposa, Eurídice, que deseja ser uma atriz.

 

Le nouveau monde (O novo mundo)

1962, DVD, 20’ Classificação indicativa: 14

 

Após acordar de um longo sono, um homem descobre ser o único sobrevivente de uma explosão nuclear que alterou a ordem de tudo e pôs fim à lógica. A mulher que ama passou a se comportar de modo anômalo e até mesmo ícones parisienses como o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel deixaram de ser o que foram.

 

Montparnasse – Levallois. Un action film (Montparnasse – Levallois. Um filme-ação)

1965, DVD, 18’ Classificação indicativa: L

 

Montparnasse – Levallois integra uma obra coletiva de cineastas franceses chamada Paris vu par. No curta, Monica envia por engano duas cartas trocadas para seus dois amantes, um escultor de Montparnasse e um mecânico de Levallois e agora tenta reencontrá-los para desfazer o mal-entendido.

 

L’amour (O amor)

1967, DVD, 26’ Classificação indicativa: 12

 

Dois casais num terraço. Um observa o outro, discutindo sua história de amor, a política, a possibilidade ou impossibilidade de escolher, de amar, de ser livre. Todos tateiam, aí incluído o cineasta, pensando na revolução.

 

Le grand escroc (O grande trapaceiro)

1963, 35mm, 25’ Classificação indicativa: L

 

Uma repórter norte-americana está em Marrakech em busca de histórias verdadeiras e acaba presa durante uma compra, acusada de usar dinheiro falso. Durante um interrogatório, ela diz fazer documentários e é liberada. Em seguida, encontra um homem suspeito da trapaça e, ao tentar entrevistá-lo, perde suas certezas.

 

Le gai savoir (A gaia ciência)

1968, 35mm, 95’ Classificação indicativa: L

 

Patricia e Émile, aprendizes de revolucionários, se encontram várias noites num estúdio de televisão para analisar imagens e sons do mundo que os cerca. Eles criticam a linguagem das mídias e procuram desmascarar o discurso do opressor, a fim de lhe opor um outro.

 

Un film comme les autres (Um filme como os outros)

1968, 16mm, 100’ Classificação indicativa: L

 

Produzido entre julho e agosto de 1968, “Um filme como os outros” é a primeira reflexão de Godard sobre os acontecimentos do maio de 68. Ainda era cedo para estabelecer uma imagem definidora do maio de 68, senão a da construção e empreendimento imprevisível.

 

Week-end (Week-end à francesa)

1967, 35mm, 95’ Classificação indicativa: 16

 

Um casal burguês faz uma viagem de fim de semana ao interior da França com o objetivo de reclamar uma herança familiar. No caminho, eles se deparam com um gigantesco engarrafamento, vagando em um cenário de violência crescente, que inclui acidentes de trânsito, estupro, assassinatos e canibalismo.

 

a paresse (A preguiça)

1961, 35mm, 15’ Classificação indicativa: 12

 

Um ator famoso por papéis de sedutor é abordado por uma jovem atriz, que tenta, em vão, seduzi-lo. Ao chegar ao apartamento dela, a garota insiste, despe-se, circula nua, mas ele se cansa só de pensar que depois de fazer amor será preciso vestir a roupa.

 

Vent d’est (Vento do leste)

1969, 16mm, 100’ Classificação indicativa: L

 

Filme ensaio que discute os (des)caminhos do cinema revolucionário e da revolução socialista tomando como ponto de partida a desconstrução de um dos mais conhecidos gêneros cinematográficos: o western.

 

Letter to Jane: An Investigation about a Still (Carta para Jane)

1972, 16mm, 52’ Classificação indicativa: L

 

Realizado para acompanhar as projeções de “Tout va bien” em festivais em 1972, esta colaboração entre Godard e Jean-Pierre Gorin parte de uma fotografia de Jane Fonda publicada em um semanário francês para trabalhar uma modalidade de ensaísmo que seria reinventada em várias ocasiões na carreira posterior de Godard.

 

British sounds

1969, 16mm, 52’ Classificação indicativa: L

 

A linha de montagem numa fábrica, uma mulher nua, uma conversa entre operários, lembranças de revoltas camponesas na Inglaterra: tudo isso cabe no caldeirão deste filme, fragmentado por princípio, figuração do complexo caldo de questões que pairavam sobre a classe trabalhadora inglesa no fim dos anos 1960.

 

Anticipation ou L’amour en l’an 2000 (Antecipação ou o amor no ano 2000)

1967, 35mm, 20’ Classificação indicativa: L

 

Um viajante chega à Terra e quer experimentar o amor. O governo, que controla a prostituição, envia-lhe uma garota, que ele recusa, pois ela entrega-se muda, o que não o excita. Outra garota se nega a tirar a roupa, mas recita poemas. Eles redescobrem uma outra forma do amor, o beijo.

 

Bande à part (Banda à parte)

1964, 35mm, 95’ Classificação indicativa: L

 

A ingênua Odile se envolve com uma dupla de bandoleiros e revela a existência de uma fortuna escondida na casa de sua tia. Franz e Arthur armam um plano para roubar o dinheiro e seduzem Odile, envolvendo-a nessa trama absurda e mal planejada. Às vésperas do assalto, eles matam o tempo com frivolidades.

 

La chinoise (A chinesa)

1967, 35mm, 95’ Classificação indicativa: 16

 

No verão, cinco estudantes ocupam um apartamento emprestado para criar uma célula maoísta. Estudam, fazem seminários, teatro, depõem para um filme. Mas se desentendem, o grupo se desfaz. Véronique assassina um ministro soviético e, por engano, outra pessoa. A família retoma o apartamento e apaga os sinais das férias.

 

Une femme mariée (Uma mulher casada)

1964, 35mm, 98’ Classificação indicativa: 16

 

Esposa de aviador, Charlotte frequenta um ator de teatro nas constantes ausências do marido, mas não sabe qual dos dois escolher. As coisas se complicam quando ela engravida, sem saber quem é o pai. Filmando o triângulo, Godard examina a mercantilização das relações pessoais – sobretudo para a mulher.

 

Le gai savoir (A gaia ciência)

1968, 35mm, 95’ Classificação indicativa: L

 

Patricia e Émile, aprendizes de revolucionários, se encontram várias noites num estúdio de televisão para analisar imagens e sons do mundo que os cerca. Eles criticam a linguagem das mídias e procuram desmascarar o discurso do opressor, a fim de lhe opor um outro.

 

Le mépris (O desprezo)

1963, 35mm, 100’ Classificação indicativa: 16

 

O escritor Paul é convidado por um produtor norte-americano para reescrever o roteiro de uma adaptação fílmica da Odisseia, de Homero, dirigida por Fritz Lang. Enquanto decide se aceita o trabalho, ele procura entender por que sua esposa Camille parece desprezá-lo cada vez mais.

 

 

Confira aqui fotos dos filmes de Jean-Luc Godard 

Anticipation, ou: l'amour en l'an 2000, 1967. Crédito: Cinémathèque française.

Anticipation, ou: l’amour en l’an 2000, 1967. Crédito: Cinémathèque française.

Anticipation, ou: l'amour en l'an 2000, 1967. Crédito: Cinémathèque française.

Anticipation, ou: l’amour en l’an 2000, 1967. Crédito: Cinémathèque française.

Deux ou Trois Choses Que Je Sais d'Elle, 1966. Crédito: Cinémathèque française.

Deux ou Trois Choses Que Je Sais d’Elle, 1966. Crédito: Cinémathèque française.

Deux ou Trois Choses Que Je Sais d'Elle, 1966. Crédito: Cinémathèque française.

Deux ou Trois Choses Que Je Sais d’Elle, 1966. Crédito: Cinémathèque française.

King Lear, 1987. Crédito: Cinémathèque française.

King Lear, 1987. Crédito: Cinémathèque française.

La Chinoise, 1967. Crédito: Cinémathèque française.

La Chinoise, 1967. Crédito: Cinémathèque française.

La Paresse, 1961. Crédito: Cinémathèque française.

La Paresse, 1961. Crédito: Cinémathèque française.

La Paresse, 1961. Crédito: Cinémathèque française.

La Paresse, 1961. Crédito: Cinémathèque française.

Les Carabiniers, 1963. Crédito: Cinémathèque française.

Les Carabiniers, 1963. Crédito: Cinémathèque française.

Week-End, 1967. Crédito: Cinémathèque française.

Week-End, 1967. Crédito: Cinémathèque française.

Vivre Sa Vie, 1962. Créditos: FILMS DE LA PLÉIADE

Vivre Sa Vie, 1962. Créditos: FILMS DE LA PLÉIADE

Histoire(s) du Cinéma, 1998. Créditos: GAUMONT

Histoire(s) du Cinéma, 1998. Créditos: GAUMONT

Soigne Ta Droite, 1987. Créditos: GAUMONT

Soigne Ta Droite, 1987. Créditos: GAUMONT

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