Próximo
Anterior

Filtrar por:

TEATRO MÚSICA

PROGRAMA EDUCATIVO

CINEMA IDEIAS

ARTES VISUAIS

CCBB RJ conheça nossa história

A História

  • O CCBB Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios. Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.
  • Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua sede. Esta função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do
    Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março.
  • No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.
  • Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB Rio de Janeiro transformou-se rapidamente em um dos centros culturais mais importantes do País. É o museu/centro cultural mais visitado do Brasil e o 17º no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2013).
  • O prédio possui uma área construída de 19.243m². O CCBB ocupa 15.046m² desse total.

CCBB RJ conheça nossos espaços

O CCBB RJ possui 15.046 m² com espaços diversos para diferentes atrações culturais, como música, teatro, cinema e exposições. Além disso, possui biblioteca e videoteca, além de abrigar o Arquivo Histórico e o Museu Banco do Brasil.Conheça melhor cada espaço.

CCBB RJ nossa biblioteca

 


horário de funcionamento

De quarta a segunda, das 9h às 21h.
Informações: (21) 3808-2030.

A Biblioteca do CCBB Rio de Janeiro localiza-se no 5º andar. Seus 2.200m² abrigam um salão de leitura para 100 pessoas, três salas para a coleção geral, sala de referências com enciclopédias e dicionários, sala de literatura infantojuvenil com mais de 2 mil títulos, sala de multimídia, além de salas com coleções especiais.

Criada em 1931, a antiga Biblioteca do Banco do Brasil (originalmente voltada para assuntos mais técnicos), é hoje uma importante fonte de consulta nas áreas de Artes, Ciências Sociais, Filosofia e Literatura, com acervo de mais de 125 mil exemplares informatizados, atualizado e periodicamente higienizado por uma equipe da APAE - São Gonçalo.


Salas de Edições Especiais e Obras Raras
Sala Mozart de Araújo
Sala José Guilherme Merquior

Saiba mais

CCBB RJ acervo histórico

Criado em 1955, o Arquivo Histórico preserva uma significativa coleção de antigos documentos que contam a trajetória do Banco do Brasil, como, por exemplo, o Alvará e os Estatutos de criação do Banco do Brasil editados pela Imprensa Régia em 1808, e assinados pelo Príncipe Regente, D. João.

Desde a criação do CCBB - Rio de Janeiro, em 1989, o Arquivo Histórico também preserva a memória do CCBB, mantendo a documentação referente às atividades realizadas em suas dependências, além dos registros impressos e em áudio e vídeo de seus eventos.

CCBB RJ vídeoteca

    A Videoteca do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro possui mais de 4.000 títulos, entre fitas VHS e DVDs, selecionados em sintonia com o perfil da programação de cinema e vídeo da instituição. O acervo inclui clássicos e filmes mudos, destaques do cinema brasileiro e internacional, filmes musicais e sobre artes, adaptações de obras literárias, curtas e médias-metragens, animação, documentários, performances artísticas, produções em vídeo, além de eventos realizados pelo CCBB.

CCBB RJcomo chegar

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ) (21) 3808-2020

ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Como chegar