Sobre o Centro Cultural Banco do Brasil

Os Centros Culturais Banco do Brasil (CCBBs) somam mais de 26 anos de história

Considerados como referências em centros culturais artísticos, os CCBBs do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília possuem espaços multidisciplinares que são relevantes não apenas no cenário brasileiro, mas no internacional, apresentando músicas, teatros, cinemas e exposições.

Uma busca constante do Centro Cultural Banco do Brasil é contemplar diferentes públicos com a sua programação. Todo o trabalho é direcionado para receber projetos inovadores e com linguagens diversas. Durante todos esses anos, foram mais de 80 milhões de visitantes que presenciaram a realização de 3.700 projetos e 12.000 eventos, entre variadas atrações culturais, com programação regular, em 6 dias na semana.

A definição e a execução da estratégia de Marketing Cultural no Banco do Brasil são competência da Diretoria Estratégia da Marca, que realiza e ativa projetos patrocinados (em sua maioria com incentivo da Lei Rouanet) nos CCBBs, que constituem Unidades de Apoio da Diretoria.

Investimento na Cultura

O investimento em cultura tem contribuído para o fortalecimento da marca Banco do Brasil, sobretudo para a imagem de instituição que valoriza e investe no acesso e na formação cultural dos cidadãos brasileiros.

  • Em 2015, foram investidos R$ 43,3 milhões, sendo que R$ 38 milhões foram incentivados pela Lei Rouanet, o que significa 92% do valor total.
  • Foram realizados 154 projetos que geraram mais de R$ 833 milhões em mídia espontânea para o Banco do Brasil:
  1. 4 projetos Educativos
  2. 17 projetos de Ideias
  3. 28 projetos de Exposições
  4. 22 projetos de Música
  5. 41 projetos de Cinema
  6. 42 projetos de Artes Cênicass

Qualidade e diversificação

O crescimento constante de público reflete a receptividade que os CCBBs possuem e fazem com que permaneçam nos rankings das principais instituições culturais mais visitadas do mundo, como é o caso do CCBB da cidade do Rio de Janeiro.

Em 2015, o CCBB Rio foi eleito o 2o ponto de referência em turismo mais bem avaliado do Brasil e o 3o da América Latina pelos usuários do site TripAdvisor.

  • Segundo a publicação inglesa The Art Newspaper, em sua edição de verão de 2016, os CCBBs foram classificados entre as instituições culturais mais visitadas do mundo em 2015;
  • No ranking global, o CCBB Rio de Janeiro figura em 23o lugar no mundo, com público total de 2.289.023 visitantes, o CCBB São Paulo em 47o, com 1.268.560 pessoas, e o CCBB Brasília no 62o posto, com 1.026.509 visitantes;
  • O CCBB Belo Horizonte não figurou entre as 100 instituições mais visitadas em 2015. A próxima edição, referente aos projetos de 2016, será publicada em abril de 2017.

Os CCBBs vêm cumprindo de forma gratificante e enriquecedora o seu objetivo de oferecer à sociedade programação cultural regular, acessível e diversificada, promovendo a cultura e estabelecendo um diálogo permanente com a classe artística, com o público e com as cidades.